domingo, 14 de junho de 2009

Rio Botas x Projeto Iguaçu


A importância do Rio Botas

Pequeno histórico: Rio Botas pertence a macro região ambiental, bacia hidrográfica da Baía de Guanabara – Bacia do Rio Iguaçu.
Nasce na cidade de Nova Iguaçu na APA Gericino Mendanha (Bairro Danon), deságua no Rio Iguaçu no município de Belford Roxo, possui uma extensão de 20 km.

Era um rio de característica rural, hoje sofre com construções irregulares em vários trechos, principalmente nas áreas mais urbanas dificultando os serviços de dragagem.

Projeto Iguaçu

Nossa proposta é inserir a Coordenação Regional de Comendador Soares no Projeto Iguaçu, elegendo 01 Representante e 01 Suplente no Comitê Local de Acompanhamento nº 02, proposta esta que será enviada a Diretoria da Federação das Associações de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu – MAB, para analise e aprovação, para que se torne viável esta integração de suma importância para os bairros contemplados com as intervenções deste projeto.

Unidade Regional Governo (URG) de Comendador Soares

Para quem não sabe ainda e é sempre útil lembrar é que esta divisão administrativa abrange os seguintes bairros:

1) Comendador Soares
2) Danon
3) Jardim Alvorada
4) Jardim Nova Era
5) Jardim Palmares
6) Jardim Pernambuco
7) Ouro Verde
8) Rosa dos Ventos


E o Projeto Iguaçu com relação ao Rio Botas (Nova Iguaçu) vem sendo executado pelo Governo Estadual e suas intervenções (primeira etapa)desde 2008 e está prevista para ser concluída em novembro de 2011 (o trabalho socioambiental termina dois meses após a conclusão das obras) fonte: boletim informativo do projeto Iguaçu nº 01 – maio 2009.

Os bairros contemplados neste projeto além dos citados acima (exceção do Bairro Jardim Alvorada), são: Bairro da Luz, Carmari, Cerâmica, Chacrinha, Engenho Pequno, Jardim Iguaçu, Jardim Tropical, Kennedy, Moquetá, Nova América, Ponto Chique, Posse, Rancho Novo, Santa Eugênia, Viga e Vila Operária.

Eis a importância da Coordenação da Regional de Comendador Soares, enfim as intervenções devem sem sombra de dúvidas serem fiscalizadas pelo Comitê num trabalho de rede com outros Comitês e Lideranças e associações locais de cada bairro.

Uma forma de consolidar esta idéia e proposta é informatizar os Comitês para troca rápida de informações. O Projeto Iguaçu em si já visa esta integração e nós representantes das comunidades da nascente e ao longo do Rio Botas temos a independência, autonomia e cidadania para exigir a plena conclusão das obras em foco.


Diretoria UNIÃO-DANON

sábado, 6 de junho de 2009

QUEM SOMOS


SOCIEDADE PRÓ-MORADIA,UNIÃO PELA CIDADANIA DO BAIRRO DANON (UNIÃO-DANON), instituída em 23 de maio de 2009, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, cujos fundadores são um grupo de moradores que residem no bairro Danon e que tem como finalidade básica na defesa de melhores condições de vida para a comunidade que representa.

Onde estamos:

Sede Provisória: Rua Luci Danon, nº 282 – Bairro Danon -CEP: 26.270-370- Nova Iguaçu, (RJ). Ref. Estrada de Madureira, próximo a base da APA Gericino-Mendanha – Unidade Regional de Governo de Comendador Soares.

Missão, Visão, Princípios e Valores

MISSÃO:

Estimular e apoiar a defesa dos interesses comunitários fomentando o desenvolvimento do espírito de cidadania, buscando e oferecendo subsídios, sempre que possível, com recursos técnicos, materiais e humanos.

VISÃO:

Ser reconhecida por nossas ações positivas nas áreas sociais, ambientais, entre outras, fazendo cumprir fielmente o que determina as deliberações das Assembleias e Estatuto Social.

PRINCÍPIOS:

· Responsabilidade, justiça, honestidade;

· Ética nas relações humanas e empresariais; e

· Interesse institucional da UNIÃO-DANON sobre quaisquer outros;

VALORES:

· Transparência;
· Responsabilidade social e ambiental;
· Excelência;
· Credibilidade;
· Comprometimento;
· Espírito de equipe.


Diretoria Executiva:

Composta de 06 (seis) membros recém nomeados:
À Diretoria Executiva cabem todos os poderes decisórios e de administração ordinária da UNIÃO-DANON, respeitada a competência das Assembleias Ordinárias e Extraordinárias e Conselho Fiscal.

COMPOSIÇÃO:

Diretor Presidente:
Alcy Maihoni Rodrigues

Vice Presidente:
André de Souza Bezerra

Primeira Secretária:
Leila Cristina da Costa Camarinho

Segunda Secretária:
Geisa Teixeira Laranja

Primeira Tesoureira:
Daniella da Conceição Braga

Segundo Tesoureiro:
Fabio Marcio N. da Silveira

Conselho Fiscal:

Constituído de 06 (seis) membros, sendo 03 titulares e 03 suplentes. O Conselho Fiscal examina a prestação de contas do exercício, emitindo pareceres sobre as demonstrações contábeis do exercício social, além de fiscalizar os atos da diretoria executiva e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários.

COMPOSIÇÃO:

Membros titulares:

Márcia Corrêa Martins
Nadir Barbosa Botelho
Ubiratan Sérgio Conceição

Membros suplentes:

Leidiane Cristina Camarinho Simões
Josenildo Candido de Freitas
Gustavo José da Silva
A Diretoria

quarta-feira, 3 de junho de 2009

XI Congresso da Famerj


BAIRRO DANON SE FEZ PRESENTE
E VOTOU PELA UNIDADE DA FAMERJ

Inaugurando este blog, estamos dando inicio a um dos nossos compromissos que é de divulgar nossas ações e idéias de forma transparente,seriedade e com ética.

Estivemos no dia 30 de maio no XI Congresso Estadual da Famerj e representando o bairro Danon, votamos na chapa 1 da nossa amiga Isabel do MAB e aproveitamos este espaço comunitário para parabenizá-la da grande e esmagadora vitória. Agora como Presidente da Famerj, ou melhor, da NOVA FAMERJ, (grifo nosso), acreditamos que o fortalecimento do movimento comunitário, a relação da Famerj com as Federações Municipais, a reforma social e a reformulação da própria Famerj, agora sim, esta em boas mãos. As mudanças são urgentes e a nova diretoria da Famerj terá um grande desafio pela frente. O foco principal a nosso ver é que sejam priorizados os anseios das bases comunitárias.

Tanto a FAMERJ, bem como o MAB podem contar com nosso apoio e nossa amizade principalmente; nossos objetivos são idênticos que é lutar por uma cidadania plena em nosso Estado, em Nova Iguaçu e por uma qualidade de vida melhor para todos de forma igualitaria, justa, onde o cidadão e cidadã sejam respeitados em todos os seus direitos conforme determina nossa Constituição.

Cidadania só se concretiza através de união somado a unidade, juntos somos realmente fortes!

Alcy Maihoni Rodrigues
Presidente da UNIÃO-DANON