segunda-feira, 29 de março de 2010

Campanha de vacinação contra o vírus H1N1


Vacinação contra H1N1 para gestantes, crianças entre 6 meses e dois anos e portadores de doenças crônicas esta sendo aplicada no Centro de Saude Dr. Vasco Barcelos na Rua Bernadino de Melo, 1895 – Centro Nova Iguaçu porem o tempo médio de espera na fila é de 01:00 hs, num horário de 08:00 as 15:30 hs., conforme reclamação de grande numero de pacientes.

Aqui em nossa região tudo é difícil, demorado.
– Já os idosos com mais de 60 anos portadores de doenças crônicas vão receber o imunizante depois, durante a campanha nacional anual de vacinação contra a gripe sazonal (maio) ate lá esperamos que haja um planejamento melhor e que venha diminuir o tempo de espera, alem de abrir mais postos de vacinação.
Danon cobra obras às autoridades
E mais moradores cobram da Prefeitura obras de infraestrutura no bairro, mas vai ficar para Sheila Gama a tarefa de concluir as obras do PAC no município e quem sabe Danon poderá se beneficiar.

Reprodução da matéria do Jornal Hora H de 28/03/2010.
Hélio Martins Fotos: Alexandre Lima

• Moradores da Rua Cecília Freire reclamam que a Prefeitura de Nova Iguaçu abandonou o bairro. Falta infraestrutura como saneamento básico e pavimentação. Segundo eles, os problemas são muitos. Em diversos pontos há buracos e valas a céu aberto que ameaçam a saúde de milhares de famílias por causa de doenças como leptospirose, hepatite, dengue e outras enfermidades.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Apenas um desabafo!

É lamentável, mas infelizmente em diversos bairros da periferia e nas áreas rurais deste nosso município a situação é de muito descaso, desrespeito e total cinismo desta prefeitura sempre ausente ao sofrimento do povo (estamos pagando a peso de ouro, por termos escolhido [2X] este prefeito de araque). Aqui no DANON convivemos com a mesma problemática, mas nossa resposta nas urnas este ano e nos próximos pleitos vai tirar de cena estes idiotas que se dizem serem políticos. Fora Turistas! Nova Iguaçu não precisa de vocês!

quarta-feira, 24 de março de 2010

RECEBEMOS MAIS ESTE CONVITE:

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) oferecem o programa coordenado pela Gerência de Educação Ambiental do INEA com o objetivo de assessorar os municípios a implantarem a coleta seletiva solidária através do planejamento participativo.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, realizaremos a 4ª Oficina de Capacitação para a Implantação da Coleta Seletiva Solidária no Município.

Data: 25 de março de 2010
Horário: 9 às 12 horas
Local: Auditório do CDL - Av. Governador Portela, 966 - Centro.


Público Alvo:

- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais Secretarias Municipais envolvidas com a gestão de resíduos sólidos em Nova Iguaçu;
- Representantes dos órgãos públicos estaduais e federais de Nova Iguaçu, pois estes órgãos devem implantar a coleta seletiva em suas instituições por força dos decretos 5940/06 (federal) e 40645/07 (estadual);
- Diretores e professores das escolas públicas municipais e estaduais de Nova Iguaçu;
- Associações de moradores;
- Catadores de materiais recicláveis;
- Organizações da Sociedade Civil (Agenda 21, ONGs, etc.);
- Outros atores interessados.


Contamos com a sua presença para apoiar a implantação da coleta seletiva solidária em seu Município.


Contato:
Gerência de Educação Ambiental do INEA
E-mail: coletaseletiva.inea@gmail.com e geam.inea@gmail.com
Telefone: (21) 2334- 9672 e (21) 2334-9674

quinta-feira, 18 de março de 2010

APA GERICINO-MENDANHA

No dia 16/03 enviei carta de intenção ao Deptº. GEUSO – DIBAP – INEA, solicitando a nossa entrada no Conselho da APA GERICINO-MENDANHA (SERRA DE MADUREIRA). Justifico tal pedido pelo fato do nosso bairro DANON esta localizada no entorno desta Serra e da necessidade da preservação e proteção da mesma.

Hoje, obtivemos a resposta da Chefe do Serviço de Dialogo Social, Engº Florestal Sra. Márcia Barroso informando que nossa solicitaçao esta sendo analisado. Já houve 7 reuniões para o Fortalecimento de Conselhos e a próxima reunião (em data a ser divulgada)será para dar posse aos novos Conselheiros.

>>>Vamos ficar na expectativa de sermos inseridos neste importante grupo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Transição de Lindberg, para Sheila Gama
Mas importante nesta transição, alem dos nomes dos futuros secretários são os relatórios que a Comissão de Transmissão de Governo devera elaborar. Esperamos que neste fim de jogo possamos ter a transparência necessária de acordo com os direitos que nós cidadãos a priori possuimos. O artigo 15 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (só para lembrar), diz, “A sociedade tem direito de pedir a todo o agente público a prestação de contas de sua administração.”

Outro assunto:
Caso Gabeira. Para que outro “turista” aqui dentro de Nova Iguaçu?!Será que os projetos que ele supostamente possui para este município é melhor do que os projetos de qualquer líder comunitário iguaçuano e que milita a anos na luta por melhores condições de vida nas comunidades?
>>> O trabalho fornece o pão de cada dia, mas é a alegria que lhe dá o sabor.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Em defesa das Associações de Moradores

Com os fatos ocorridos esta semana envolvendo uma Associação de Moradores e a Prefeitura, (entrada de recursos), trouxe a baila a figura do Gari Comunitário. Agora, uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou o afastamento imediato de todos os garis-comunitários. Segundo os procuradores, empresas como a Comlurb só podem atuar com funcionários que passaram em concurso público, e não contratados por associações de moradores. Fonte RJTV – 2ª edição.

Com essa decisão cerca de cem garis-comunitários se reuniram em frente à câmara. Querem seus empregos garantidos e com toda razão de ser. Mas um erro não pode justificar outro, deve-se reavaliar todo esse processo.

Com a experiência ao longo dos anos percebemos que muitos projetos sociais que aparentemente tem tudo para dar certo, não funcionam por uma simples questão: – responsabilidade, transparência e comprometimento com a comunidade, se faltar um destes ingredientes a instituição fica totalmente desacreditada. E foi isso o que ocorreu naquela comunidade. Receberam recursos (ótima quantia por sinal), selecionaram pessoas desqualificadas e despreparadas para deixar a região limpa, porem o excesso de lixo acumulado pelas vielas, ruas que em toda parte se via, denunciou à total negligencia, da própria entidade. Enfim o Poder Publico não pode nunca transferir serviços essenciais que cabe diretamente aos mesmos a instituições cujos dirigentes possuem caráter duvidoso, e pior sem uma devida fiscalização. Deu no que deu. Mas felizmente nem todas são assim, aqui em Nova Iguaçu conheço muitas que são idôneas que lutam por amor a causa comunitária, onde seus dirigentes nada recebem, exceto o respeito e o carinho da própria comunidade.

Mas na ânsia de trazer projetos, programas sociais dos mais diversos ao bairro, muitos outros presidentes de associações fecham “acordos” com políticos, pré-candidatos e governo sem atentar para algo, de suma importância, serviços essenciais, é direito Constitucional do cidadão que a prefeitura tem por obrigação e dever de oferecer, não cabe nenhuma associação executar tais tarefas. Outra coisa, a diretoria de uma associação que pede contribuição a um (a) morador (ra), mesmo que seja R$1,00 (um real), por si só a Sociedade deve ficar com um pé atrás. Pessoalmente falando, acho inadmissível tal atitude de certos companheiros de luta.
Tais contribuições devem ser espontâneas e ponto final.

O objetivo de uma associação de moradores é reivindicatório nada mais, fora isso é pisar no molhado; ainda mais se não houver infraestrutura ou qualificação adequada e sem planejamento o obvio acontece: - interrupção do programa e/ou projeto com acréscimo da desconfiança.

Alcy Maihoni – União Danon/Coordenador do MAB

quinta-feira, 4 de março de 2010

PAM DOM WALMOR RECEBEU ORDEM DE DESPEJO

CONSELHO COMUNITARIO DE SAUDE = OMISSÃO
É triste, muito triste o que este PREFEITO/PT durante todo seu mandato (1º+2º) vem fazendo com a saúde deste município, o que já era RUIM, ficou extremamente, demasiadamente e vergonhosamente PIOR. Diversos Postos Básicos de Pronto Atendimento fechados, retirada do SUS do hospital de Caridade Iguaçu, calote nos laboratórios e serviços terceirizados e agora mais essa, o fim do PAM DOM WALMOR. Espero que isso não venha ocorrer tenho esperanças.
Mas não podemos jogar pedras no eleitorado, porque muitos são vitimas da PALAVRA. Podemos culpar as pessoas de acreditar na palavra de seu semelhante? Nunca votei neste sujeito, mas muitos como eu acredita, mas nas palavras que são proferidas, do que uma simples assinatura num papel. Mas no erro, vem a experiência.
Porem, quem mais comeu “MOSCA” e foi pateticamente OMISSA, nesta historia foi o CONSELHO COMUNITARIO DE SAUDE, que ironicamente tem suas reuniões no próprio prédio, onde o despejo ira acontecer. A sociedade civil Iguaçuana sendo representada por este Conselho, amargamente irá beber deste fel.

quarta-feira, 3 de março de 2010



A prefeitura recebeu R$ 233 mil em dezembro para ser aplicado na Merenda Escolar.
A verba foi enviada no dia 30 de dezembro. Para ser utilizada no início do ano seguinte. Os valores repassados ano passado estão todos disponíveis na Internet no site do Fundo Nacional de Educação (FNDE).
A falta de merenda atingiu 66 mil alunos

NÃO EXISTEM DESCULPAS!

Um município em que a Gestão Publica faz com que ate a MERENDA ESCOLAR É DESVIADA, sabe-se lá como, deve de imediato ser devassada pelo ministério publico e seus co-responsáveis retirados de suas funções.

Mesmo o aluno mais aplicado, tendo facilidade de assimilação, mas com estomago vazio não conseguira ter sua atenção nos estudos, eis a importância da merenda escolar.

>>>Com a palavra CAMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU...