segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Estamos de Recesso

Em virtude do NATAL e RÉVEILLON, iremos retornar as atividades normais no dia 06/01/2011.

Desejamos aos leitores  um Feliz Natal e que 2011 seja repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.

FELIZ ANO NOVO!!!

A Diretoria.




sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETO IGUAÇU II

Email destinado ao membro da Coordenação do Fórum Regional de Participação do Projeto Iguaçu

Ao Rogério Gomes
CLA/Lote XV

Segundo o INEA a primeira fase do Projeto Iguaçu está mais de 90% concluídas, excelente. Quanto a próxima fase (PAC 2), nós iguaçuanos , agora em 2011 iremos brigar, no bom sentido para que este Projeto alcance satisfatoriamente nosso município. Estou escrevendo a este blog, pois Nova Iguaçu por questões políticas ficou excluído sistematicamente na primeira fase e não desejamos mais ficar de fora.
Sobre o Rio Botas, observei que algumas pessoas desconhecem o próprio Rio, li dias atrás, que a nascente fica no Bairro Jardim Pernambuco; no site da Prefeitura de Nova Iguaçu mostra que a referida nascente esta localizada no Bairro Rosa dos Ventos. Interessante estas contradições, parece coisa pequena, mas na verdade deve haver um estranho interesse, nestas divulgações. Nós moradores do entorno da Serra de Madureira que sofremos a cada chuva, em época de verão sabemos onde está os pontos ciliares do Botas que verdadeiramente nasce aqui mesmo, no Bairro Danon. Inclusive existem até dois grandes valões que cortam a principal avenida do bairro (Av. Abílio Augusto Távora – antiga Estrada de Madureira). Já enviei um e-mail ao pessoal da Fase Rio e Inea, solicitando um 2º Seminário em Nova Iguaçu e conto com a ajuda deste Comitê para concretização desta solicitação.
Boas Festas a todos.

Alcy Maihoní Rodrigues
CLA/Rio Botas/Danon
Diretor de Educação do MAB
Conselheiro da APA Gericinó Mendanha

PROJETO IGUAÇU

Email enviado aos técnicos da FASE RIO e INEA
A Fase Rio,
Através deste email, gostaria de propor a realização de um 2º Seminário entre o INEA, Técnicos da FASE, Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente N.I., Comitês Locais de Acompanhamento/Rio Botas e Lideranças Comunitárias, para janeiro ou inicio de fevereiro de 2011, no município de Nova Iguaçu para que seja apresentada a situação atual das obras do Projeto Iguaçu correspondente a etapa I, relatório das questões identificadas no 1º Seminário de Avaliação que ocorreu em Maio/2010 em Nova Iguaçu e detalhamento da etapa II (PAC 2), que consumirá mais R$ 600 milhões de recursos.
A presença da Secretária Estadual do Ambiente Sra. Marilene Ramos ou do próprio Presidente do INEA Sr. Luiz Firmino seria de crucial importância para que possamos desenvolver, de uma vez, por todas as possíveis dificuldades com relação às áreas abrangentes e remoção de ribeirinhos. Creio que chegou a hora da Cidade de Nova Iguaçu receber as devidas intervenções deste Projeto, chegou a hora da nascente do Rio Botas e dos principais valões serem tratados conforme o projeto original. Estaremos no aguardo de um breve retorno.
Boas Festas a todos.

Alcy Maihoní Rodrigues
CLA/Rio Botas/Danon
Diretor de Educação do MAB
Conselheiro da APA Gericinó Mendanha

Discurso proferido no MAB

Discurso proferido no Conselho de Representantes
Cerimonial de Confraternização no dia 10/12/2010

Sr. Presidente,
Senhores e Senhoras,
Boa Noite!
No inicio deste ano, durante a Assembleia deste Conselho de Representantes, houve a citação, escolha e incorporação da minha pessoa a frente do recém criado Departamento de Educação para somar com os demais departamentos a composição da atual Diretoria Executiva. Senti-me honrado e até hoje me sinto, somente agora tenho a oportunidade de agradecer. Entre vários motivos esta o fato de ser o 1º Diretor de Educação desta histórica Federação. Mas quando assumimos novas responsabilidades, vêm sempre àquelas perguntas básicas:
Será que estou preparado?
Será que estou à altura?
Perguntas estas que no inicio me tirou até o sono, mas ao longo do ano fui seguindo em frente com tranqüilidade e encorajamento, tendo sempre em mente três posicionamentos, cultivados desde a primeira vez que entrei por aquele portão, para participar de um fórum de debates.
1) Desenvolver um controle social justo, imparcial e independente com relação aos serviços da Administração pública, pois quero verificar que a mesma , não venha se desviar dos objetivos ou princípios que a regem.
2) Construir novas propostas e idéias. Inovação é a palavra chave, mesmo que para isso seja necessário modificar certas Leis. Porque nós sociedade civil possuímos este poder.
3) Atuar com abundancia de transparência, colocar a nu as ações deste departamento e consequentemente haverá ramificações nos Conselhos municipais da qual ora faço parte; Conselho Municipal de Educação, Conselho Alimentação Escolar e mais recentemente Conselho de Políticas Urbanas – CONPURB.
Tudo isto, porque entendo que divulgar ações é revelar o que somos, é revelar o caráter que recebemos de herança de nossos pais.
Era o que tinha a dizer.
Boas Festas e Obrigado.
Alcy Maihoní Rodrigues
>>> Deus não escuta a voz, mas o coração.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conselheiros votam a favor da APAGM em ser DELIBERATIVA.

FINALMENTE! O CONSELHO DA APA GERICINÓ MENDANHA TORNOU-SE DELIBERATIVA, SENDO NESTE MOMENTO A PRIMEIRA APA DA BAIXADA, A TER PODER DE DECISÃO.

Na manhã desta quarta feira (15/12), no Auditório da Prefeitura de Mesquita, o Conselho da APA Gericinó Mendanha, através da plenária, conseguimos aprovar por unanimidade o seu Regimento Interno que passa a ser DELIBERATIVA, e não mais CONSULTIVA, como queria nos impor o Governo, através de uma portaria. Mas ainda caberá recurso por parte dos Gestores (INEA), porem a vitória é sem dúvida da Sociedade Civil que reafirmou o seu posicionamento e votou com determinação.
Próxima reunião será em Nova Iguaçu em sessão extraordinária no dia 26/01/2011, as 10h00min, em local ainda a ser definido.
>>>O Bairro DANON esteve presente e votou sim para caráter deliberativa, pois nós do entorno da Serra de Madureira, conhecemos as nossas necessidades e convivemos diariamente com a constante degradação desta importante área.
Preservar o Meio Ambiente é tarefa nossa! É ação diária.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Respondendo ao Relatório-FUNDEB

Sobre o relatório anual do CACS/FUNDEB - 2010

Companheira Bessy Janes,

No dia em que os Conselheiros de cada segmento e principalmente o do governo levarem a sério o seu trabalho e evitar o máximo faltar as reuniões, teremos uma melhoria significativa na educação iguaçuana. Mas não basta somente estar ou não presente, deve haver amplo comprometimento, ética, enfim um minimo de respeito e responsabilidade com a causa pública e demais companheiros.

É intolerável os seguimentos governo e conselho tutelar estar na categoria “razoável”, nem vou tocar no segmento técnico administrativo, tamanho é o absurdo.

O que tem haver a Copa do Mundo, Eleições Governamentais e a transição do Governo Municipal com o devido Controle Social deste Conselho? Então nestes períodos não se faz prestação de contas? Estranho isso! Não vejo porque estes eventos atrapalharem o caráter fiscalizador e consultivo do conselho, tendo em vista as quatro sessões extraordinárias realizadas no ano, alem das quatro ordinárias com quorum.

Realmente algo tem que mudar para 2011 e o MAB está à disposição dentro dos nossos limites, para ajudar no que for preciso neste plano de ação no que diz respeito à novas propostas e idéias.
Boas Festas, saúde e paz a todos
Diretor de Educação do MAB

Recebemos este Relatório do FUNDEB - 2010

RELATÓRIO ANUAL DO FUNCIONAMENTO DO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE NOVA IGUAÇU CACS/FUNDEB-NI ANO 2010

No ano de dois mil e nove foram eleitos os conselheiros que compõem o CACS/FUNDEB do Município de Nova Iguaçu que atuarão no mandato de 22/11/2009 à 22/11/2011. A Posse dos Conselheiros se deu em 24/11/2009 e sua publicação em Diário Oficial do Município no dia 25/11/09 (Portaria Nº 077 que adequou a Lei Nº 7.760 de 21/03/2007). O CACS/FUNDEB hoje é composto por: dois representantes do Governo; um professor; um diretor; um servidor técnico administrativo; dois pais de alunos; dois estudantes indicados pela entidade de estudantes secundaristas; um representante do Conselho Municipal de Educação e um representante do Conselho Tutelar. No decorrer do ano de 2010 tivemos reuniões com quorum em: fevereiro (ordinária), março (uma ordinária e duas extraordinárias), abril (uma ordinária e uma extraordinária), maio (uma ordinária sem quorum – que definiu uma extraordinária como segunda e ultima chamada para dar o parecer conclusivo sobre a prestação de contas dos recursos aplicados do FUNDEB e PNATE do exercício de 2009), julho (ordinária – não deu quorum apesar da presença do governo, seg. pais e professores), agosto (ordinária – só compareceram seg. de pais e professores), setembro e outubro tivemos suspensas as reuniões por motivo de mudança da Coordenadoria dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu – CCMNI que disponibiliza uma sala para funcionamento do CACS/FUNDEB e CAE, novembro (ordinária – com quorum em segunda chamada as 15h00minhs com início as 14h00minhs, só compareceram: seg. pais, seg. professores e seg. de diretores). A convocatória é feita pela Presidente por meio de Telefone. O Conselho encontrou grandes dificuldades em elaborar o parecer conclusivo da prestação de contas dos recursos por ele fiscalizado referente ao exercício de 2009. Tendo em vista a transição de Governo que gerou problemas quanto aos documentos solicitados para análise do Colegiado, Foram compreendidas pelos representantes do Governo, como abusiva e auditora as solicitações feitas pelo Conselho, que se baseou na Lei Nº 11.494, de 20 de junho de 2007 que regulamenta o Conselho de Controle e Acompanhamento Social do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e dos Profissionais da Educação – CACS/FNDEB. A atual gestão concedeu uma reunião com os Presidentes dos conselhos de Alimentação, CACS/FUNDEB e a Vice-Presidente do Conselho de Educação do Município de Nova Iguaçu, onde em um primeiro momento foi prometido por parte do Governo uma parceria “DEMOCRÁTICA” e empenho em dar estrutura adequada para funcionamento dos mesmos, onde foi sugerida uma integração dos referidos conselhos para funcionamento. O que não ocorreu! Tendo em vista que as solicitações de prestação de contas parcial de nosso Conselho e a solicitação da infra-estrutura não foram atendidas, mesmo tendo-se reiterado os referidos ofícios inclusive a solicitação de uma nova Reunião com a Prefeita, solicitada pela Presidente do CACS/FUNDEB. Com a intenção de manter uma relação Democrática com o Governo, o Conselho do CACS/FUNDEB, resolveu levar em consideração os acontecimentos no decorrer do ano, como a Copa do Mundo e Eleições Governamentais, que ocasionaram a transição de Governo em nosso Município, deixando a agenda da Prefeita bastante apertada e os novos Secretários tendo que se interar de seus novos cargos.

No entanto para o próximo ano este Conselho pretende mudar sua forma de atuar diante da Sociedade Iguaçuana seja, Governo ou Sociedade Civil, buscando em assembléias debates sobre o funcionamento do Conselho e como melhorar nossas ações, buscaremos também meios variados de manter toda a sociedade informada mensalmente, sobre tudo o que se passa dentro do Conselho, principalmente em sua relação com o Governo. Para evitarmos qualquer stress no processo de prestação de contas o Colegiado resolveu delegar aos representantes do Governo junto ao CACS/FUNDEB a responsabilidade de estar buscando junto aos órgãos competentes toda documentação e relatórios solicitados para a prestação de contas dos recursos do FUNDEB, aplicação dos 25% da verba própria na Educação Básica, patê da verba do fundo do FUNDEB direcionada as Creches e relatório do plano de ação junto ao PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, ao qual pretendemos dar uma atenção especial no ano de 2011. Para que possamos levar adiante nosso Plano de Ação, estaremos buscando parceiros junto: a Coordenadoria dos Conselhos Municipais, ao SEPE, ao Mab, as Associações de Moradores, aos Núcleos de Creches, Escolas Municipais, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu e demais seguimentos prontos a nos ajudar: apresentando propostas; ajudando-nos a promover nossas assembléias; ajudar-nos divulgando nossas ações e a importância do bom desempenho deste Conselho junto ao nosso Município. Pretendemos fazer estas divulgações junto aos meios de comunicação como: informes internos; blogs; twetter; jornais; rádios, etc. Pretendemos também conscientizar os alunos da rede pública de ensino sobre a importância dos conselhos dentro de nossa sociedade. Nossa intenção é tirar este Conselho do anonimato de suas ações e le-valo ao conhecimento de todos para que futuramente possamos contar com Conselheiros dispostos a dar continuidade ao trabalho democrático que os atuais conselheiros propõem. Devo ressaltar que a atuação dos membros do CACS/FUNDEB tem sido satisfatória nos seguimentos de: pais, professores e diretores, razoável nos seguimentos de: governo e conselho tutelar e insatisfatório no seguimento dos representantes do técnico administrativo que após duas reuniões não compareceram mais, apesar de convocados e confirmando presença. Gostaria de encerrar pedindo que todos os interessados a fazer parte deste plano de ação do CACS/FUNDEB para o ano de 2011 entre em contato conosco pelo Email: bessyjanes@gmail.com. Devo lembrar-lhes que só começaremos nossos trabalhos em fevereiro de 2011, tendo em vista chegada do fim de ano e o recesso do Conselho do CACS/FUNDEB no mês de janeiro.
Sem mais para o momento,
Agradeço desde já a atenção de todos.
Bessy Janes de Sales
PRESIDENTE/CACS-FUNDEB
Nova Iguaçu, 03 de dezembro de 2010.

Confraternização no MAB

Prefeita não comparece ao cerimonial
Frustração geral na sede do MAB
Estava tudo planejado e organizado para recebermos a visita da Prefeita Sheila Gama na noite de sexta-feira (10/12), nas dependências do MAB- Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu, Assim como seu antecessor que também nunca se fez presente na entidade, a prefeita lamentavelmente, decepcionou muitos que a aguardavam. No final do evento o Chefe da Ouvidoria Sr. Antonio Tingua, representando a Prefeita se desculpou e justificou a ausência da mesma informando que havia surgido, outro compromisso de caráter inadiável e que a prefeita se dispôs a remarcar sua visita em outra ocasião. Entre mortos e feridos tudo bem, vamos então aguardar! Está desculpada!

Nosso agradecimento: As Diretoras da União Danon Leila Cristina Camarino e Geísa Teixeira Laranja, representando o nosso Bairro Danon marcaram presenças prestigiando o evento como de costume.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ainda sobre Projeto Iguaçu

PROJETO IGUAÇU EXCLUI COMITÊS DE ACOMPANHAMENTO
EM SEMINÁRIO SOBRE PAC.
Em 2008 o Projeto de Controle de Inundações, Urbanismo e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, mais conhecido como PROJETO IGUAÇU chegou para nós como uma “tábua de salvação”; a população local ainda, traumatizada pela tromba d’água de 2006 que ocasionou destruição de dezenas de casas e até ocorrência de óbito foi constatado na época. Motivou um pequeno grupo que se mobilizou (na qual fiz parte), em Comitê de Acompanhamento na vã esperança de melhorias na localidade. A ansiedade e expectativas eram muitas, porem houve grande frustração, pois até presente data NADA foi realizado. Incompetência, negligência ou falta de interesse por parte dos gestores (Estado/Município)? Quem pode nos responder? Fato é que a nascente do Rio Botas e seu entorno que esta localizada aqui no Bairro Danon na encosta da Serra de Madureira e nós da comunidade ainda aguardamos pacientemente por tais melhorias, porem devemos informar que se houver uma visita técnica no intuito de avistar esta área de proteção ambiental (APA), irá deslumbrar apenas um monte de capim, área de pasto é isso o que foi transformada ao longo dos anos esta unidade de conservação.

As chuvas de verão mais uma vez estão para chegar e todo ano muitos moradores se afligem, pois sentimos na pele a força da natureza como ninguém. Antes das eleições muitos discursos são proferidos por estas bandas a respeito de reflorestamento, de contenção de encostas e bla bla bla. Muitas verbas, sabemos que entraram no município, porem nenhuma semente foi plantada até hoje e agora recentemente a Câmara de Nova Iguaçu irá realizar uma Audiência Pública tendo como tema “Preparando Nova Iguaçu para as chuvas de verão”, parece piada, pegadinha, a quem querem ludibriar desta vez? Será que estão de olho nestes R$ 3,6 bilhões do PAC 2 que está a caminho? Só pode ser! De qualquer forma a comunidade está sempre disposta a ouvir, conversar e se mobilizar. Como disse certa vez, Dom Adriano Hypolito na década de 60, numa entrevista, somos: “ povo ordeiro, ativo que no caos... luta por sobreviver” Alcy Maihoní - Conselheiro da APA – Gericinó Mendanha/Serra de Madureira




PASSARELA CARACOL = PONTO DE ASSALTANTES

Todo cuidado é pouco, andar em grupo é uma das soluções.
Informo aos moradores para que tomem cuidado e fiquem atentos, pois esta acontecendo muitos assaltos na área da passarela caracol, possuo relatos recentes de moradores sendo vitimas destes assaltantes quando estão se dirigindo ao trabalho. Deveria ter um patrulhamento na área, principalmente entre 03:00 e 05:00 da manhã.
Que falta faz um Batalhão de Policia em nosso Município!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Alô Prefeita!! Posto de Saúde no Danon.

Abaixo-assinado por Posto de Saúde.

Amanhã, Sábado (04/12), daremos inicio junto a moradores (mais uma vez) a coleta de assinaturas em um abaixo assinado, reivindicando um Posto de Saúde, aqui para o bairro Danon. A população vem crescendo muito de 15 anos para cá, muitas crianças e idosos necessitam de um pronto atendimento e a UPA-Cabuçu não dá conta da demanda. Está na hora de termos nosso posto próximo de nós. A questão das equipes de Agentes Comunitários de Saúde, tempo atrás, trabalharam no bairro efetuando cadastramento das famílias a serem atendidas, porem ficou somente nisso. Este abaixo assinado será entregue a prefeita, vamos ver o resultado. 2012 está próximo!!