domingo, 30 de janeiro de 2011

DESIGUALDADE SOCIAL, AGRAVADA POR
 NEGLIGÊNCIA DE GESTORES

Hotel Copacabana Palace - RJ
 
A magnífica piscina semi-olímpica do Copacabana Palace é sem dúvida a melhor e mais bonita piscina do Rio de Janeiro. Mas sabem da onde vem essa água? ETA GUANDU/NOVA IGUAÇU.

A mulher, carregando balde de água na cabeça retrata nossa cruel e duradoura realidade aqui no DANON. Inúmeras famílias sofrem por não ter água no seu dia a dia. Nova Iguaçu completou este mês 178 anos e o descaso, o desrespeito e a indiferença com o povo é percebida pelo abrir e fechar da torneira.
Até quando viveremos na escravidão, nesta TERRA DE SANTA CRUZ.



A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA, CADÊ?

 A POPULAÇÃO DEVE SE MOBILIZAR, SEM ÁGUA NÃO DÁ.

Prefeita de Nova Iguaçu: Sheila Gama










Governador do Estado do RJ: Sergio Cabral Filho
 












 

 Presidente da CEDAE: Wagner Victer














Estas são as 03 (três) pessoas que HOJE, podem perfeitamente resolver de uma vez, por todas o nosso problema de escassez de água que dura há décadas e se agrava a cada verão. O Bairro Danon, está com 76% de seu território SEM ÁGUA.  A NOVA CEDAE em Nova Iguaçu é uma catástrofe. E veja que desde sua oficial constituição datada de 1975, muitos governos já passaram e os bairros periféricos ainda, sofrem com o não abastecimento de água. Municipalizar a água é uma alternativa. É um tema já bastante abordado por gerações passadas, e deve ser reavaliado novamente em prol dos cidadãos iguaçuanos. ALÔ CONAM! ALÔ MAB!  >>>TEMOS QUE AGIR!!!
Este Senhor da CEDAE que anda de botas, pra cima e pra baixo, tem por fama encontrar “gatos” seja em mansão no Alto Gávea, seja em boutique, creches e loja de material de construção, sabe perfeitamente que Nova Iguaçu é um verdadeiro reduto de ligações clandestinas, porque então não se faz um amplo programa para atender essa demanda? Se não da conta do recado, então renuncia ou vá para a Secretaria de Segurança. ALÔ GOVERNADOR! ALÔ PREFEITA! O POVO QUER ÁGUA, ÁGUA, ÁGUA!!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Agora é com a Promotora!

PROJETO IGUAÇU x Relatório esta nas mãos da Promotora.

PROTOCOLADO NO DIA 28 DE JANEIRO,
RELATÓRIO DE ÁREAS CRÍTICAS

Foi entregue o relatório com os devidos apontamentos emergenciais que a Promotora Patrícia Gabai Venancio solicitou a Comissões de Nova Iguaçu e Mesquita. Foram incluídas algumas questões irregulares, tais como quatro maquinas retro escavadeiras cedidas ao município de Nova Iguaçu pela antiga SERLA e tanto o executivo, como o legislativo desconhecem o paradeiro destas maquinas. Na audiência publica ocorrida na Câmara de Vereadores o próprio INEA confirmou a existência das mesmas. Outro ponto que deve ser exposto a população é que na 1ª FASE do PROJETO IGUAÇU o Estado através de seus representantes alegaram questões emergenciais desmembrando o projeto e apresentando a RAS (Relatório Ambiental Simplificado). Mas nesta 2ª FASE NÃO CABE MAIS A RAS.


A população deve exigir para próxima etapa: EIA (Estudo de Impacto Ambiental), RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) e audiências públicas antes de começar as intervenções em Nova Iguaçu e Mesquita. Nós do Comitê Local de Acompanhamento do Danon estamos atentos e vamos cobrar!

ASSEMBLEIA ADIADA PARA FEVEREIRO

COMISSÃO DE MORADORES EXIGE NOVA ELEIÇÃO
MORADORES DO BAIRRO DANON, COMPAREÇA E DÊ O SEU VOTO!

Atendendo a proposta de alguns moradores e em  consônancia com o proprio Estatuto Social da entidade, ficou adiada a eleição que se realizaria HOJE, da NOVA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO BAIRRO DANON E ADJACÊNCIAS - AMORDANON.

Justificativa: Agregar a participação de maior numero de moradores efetuando ampla divulgação.

Moradores residentes no Bairro a mais de 06 (seis) meses (maiores de 18 anos), que queiram lançar chapa, para o pleito, devem apresentar no dia, local e horário abaixo, tendo a seguinte composição:

Diretoria Executiva:
Diretor presidente,Vice presidente,1º Secretário,2º Secretário,1º Tesoureiro,2º Tesoureiro e Diretor Social.

Conselho Fiscal:
03 (três) Titulares e 03 (três) Suplentes.

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA
DIA: 12 FEVEREIRO DE 2011 (Sábado)
HORÁRIO: 10h00min
LOCAL: RUA JOSÉ FREIRE, Nº 640 – DANON

Alex Antunes
Diretor presidente

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sentir orgulho ou vergonha, eis a questão!

Orgulho de ser Brasileiro:

Em agosto de 2010 foi sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece regras para o recolhimento de embalagens usadas, incentiva a indústria da reciclagem e proíbe os "lixões" a céu aberto, assim como a importação de qualquer tipo de resíduo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a nova lei é um importante passo em direção à destinação adequada, ao tratamento e à reciclagem dos resíduos sólidos que chegam a 150 mil toneladas por dia.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê incentivos para a indústria da reciclagem e cooperativas de catadores de material. Determina ainda que a gestão dos resíduos será de responsabilidade de todos: governo federal, estados, municípios, empresas e sociedade.

Os "lixões", onde os resíduos são lançados a céu aberto, estão proibidos. Assim, todas as prefeituras deverão construir aterros sanitários ambientalmente adequados, sem possibilidade de reaproveitamento. O governo federal só repassará recursos para limpeza e manejo de resíduos para as prefeituras com um plano de gestão aprovado.

VERGONHA NA 7ª ARTE BRASILEIRA E O OSCAR VAI PARA...

O documentário “Lixo extraordinário”, de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão do Jardim Gramacho (RJ) foi um dos selecionados para concorrer ao Oscar 2011 na categoria documentário. VERGONHA NACIONAL, AGORA A MISÉRIA DO POVO BRASILEIRO ESTÁ PRESTES A GANHAR UM OSCAR. Que ponto chegou o cinema brasileiro. Em nome da “causa dos catadores”, os produtores disseram: A gente fica muito feliz, vai ser incrível para a carreira do “Lixo...”
O LIXÃO DE GRAMACHO IRÁ FECHAR EM 2012, SERÁ QUE OS PRODUTORES EDITARAM ESTA INFORMAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO??

DANON ELEGERÁ NOVA DIRETORIA

Novo mandato: 2011 à 2015

Moradores do Bairro Danon irá participar, amanhã sábado (29/01), da eleição da NOVA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL da Associação de Moradores e Amigos do bairro Danon e Adjacências. A assembleia, que vai eleger a nova diretoria, vai se reunir a partir das 10h00min, na Rua Zenon, nº 50, Danon – Nova Iguaçu. Qualquer morador que comparecer à assembleia poderá votar.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A LUTA AGORA É NO MINISTÉRIO PÚBLICO.

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE TUTELA COLETIVA
NÚCLEO NOVA IGUAÇU – MEIO AMBIENTE
Segue abaixo Ata de Reunião:

ATA DE REUNIÃO

Em 20 de janeiro de 2011, no Gabinete da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo de Nova Iguaçu, na presença da Promotora de Justiça, Patrícia Gabai Venancio, teve inicio a presente reunião relativa ao Inquérito Civil nº 748/08, que investiga a implementação do Projeto Iguaçu.


Os presentes relataram uma série de situações relacionadas á falta de drenagem de vários rios e o iminente risco de desabamento de diversas residências em Nova Iguaçu e Mesquita, noticiando, inclusive, o desabamento de uma ponte localizada no Bairro Jardim Pernambuco, em novembro de 2010, que caiu sobre o Rio Botas.


Um dos representantes da Comissão de Acompanhamento das obras do Projeto Iguaçu apresentou a esta Promotoria de Justiça um CD-ROM com diversas fotografias e documentos relacionados às situações críticas dos Municípios sob comento.


Que diante da diversidade das informações a Comissão se comprometeu a apresentar a este órgão ministerial um relatório identificando pontualmente as situações aqui mencionadas, a fim de facilitar a dimensão dos problemas.

A Comissão informa que a Fase 1 do Projeto Iguaçu já está praticamente concluída e que abrangeu praticamente os municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, encerrando-se em fevereiro de 2011 e que a Fase 2 deve ser iniciada em março de 2011, compreendendo todo o Município de Nova Iguaçu e todo o Município de Mesquita e complementações nos Municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias.

Gilvoneick de Souza José – Membro da Comissão – Nova Iguaçu
*Alcy Maihoní Rodrigues – Membro da Comissão – Nova Iguaçu
Adriano Luis Marciano de Lima – Membro da Comissão – Nova Iguaçu
Rosangela Curi Ferreira da Silva – Membro da Comissão – Mesquita
Carlos Gonçalves da Silva – Membro da Comissão – Mesquita
Bruno Gustavo da Silva Ferreira - Estagiário de Direito do Ministério Público.

* Como Diretor da Federação das Associações de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu - MAB estive representando os seguintes bairros:


Bairro da Luz, Carmari, Cerâmica, Chacrinha, Comendador Soares, DANON, Engenho Pequeno, Jardim Iguaçu, Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Jardim Tropical, Kennedy, Moquetá, Nova América, Ouro Verde, Ponto Chique, Posse, Rancho Novo, Rosa dos Ventos, Santa Eugênia, Viga e Vila Operária.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Já postei sobre este lugar: Acreditem! É uma Praça.

É CASO DE SAÚDE PÚBLICA. SOS!!!

Este espaço nada mais é do que a Praça Paulino, área pública localizada na Rua José Freire Filho no Bairro Danon.

Devido a décadas de abandono, esta área deveria estar devidamente pavimentada, saneada, com iluminação adequada (pois a noite é puro “bleu””, no lugar de balanços e gangorras para as crianças o que se vê é isso.

Área de deposito e queima de lixo, o caminhão da companhia de limpeza eventualmente passa nesta área a seu bel prazer. Isto é caso de saúde pública.

Os moradores deste trecho já fizeram de tudo, ofícios, abaixo assinado, fechamento da Estrada de Madureira e sai governo entra governo e NADA. Moradores apela para a prefeitura que venha executar intervenções nesta área o quanto antes, pois existe aqui muita proliferação e nichos de ratos, caramujos africanos e larvas do Aedes Aegypti, até cobras já foram encontradas aqui. O mau cheiro então parece um IML.

Não aparece na foto, mas a minha frente existe uma grande vala negra contribuindo ainda mais para este sinistro cenário. Não havia urubus, porque no momento desta foto, caia uma fina chuva. A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Danon, cuja nova diretoria esta formada não se cansará para que este cenário seja coisa do passado. PREFEITURA NOS AGUARDE!!!

DANON É SÓ PROBLEMAS...

ÁTÉ QUANDO Ó PAIÓ...

Este buraco, foi aberto por moradores para escoamento do Esgoto juntamente com águas fluviais (atitude totalmente infrutífera), continua entupido e sem nenhuma solução, em dias chuvosos é CAOS, pois o canal passa por debaixo de toda a casa do nosso companheiro Gustavo Silva (Conselheiro Fiscal da AMORDANON), procuramos inúmeras vezes a Ouvidoria da Prefeitura e até agora NADA. Atrás dele existe um grande complicador... Existe uma CASA ABANDONADA, RUA PAULO LEMOS Nº 104, veja foto. A intervenção do PROJETO IGUAÇU resolveria em 100% este problema  que por sinal não é caso isolado. A Associação de Moradores comprou mais esta briga: PREFEITURA  e  INEA nos aguardem!!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Comemoração dos 178 Anos da Cidade no Bairro da Prata.

Cadê o Respeito? Semana Oficial de Luto não cumprido.Poderiam ter sido realizado em outro momento.

Rosilene Rodrigues - Secretária Geral do MAB
Ontem, 15/01/2010 na Reunião do Conselho de Representantes – CR nas dependências do MAB, não houve comemorações dos 178 anos da Cidade. Conseguimos aprovar o novo Estatuto Social da Federação, houve dois momentos que friso aqui, no inicio dos trabalhos houve um minuto de silencio em clima de oração as vitimas e familiares da tragédia da Região Serrana. Outro momento foi o apelo da Secretária Geral do MAB, pedir que todas as Associações de Moradores de Nova Iguaçu fizessem campanha de arrecadação para as famílias destas vitimas. O MAB terá pessoal e transporte para desenvolvimento deste trabalho. Por fim apesar de muitas divergências pessoais e políticas internas, existe neste momento muita boa vontade desta atual diretoria. Sabemos que a imagem do MAB pela cidade atualmente está muito arranhada, mas acredito na reconstrução e renovação e o MAB ESTÁ MUDANDO PARA MELHOR. Para finalizar longe de fazer política concordo plenamente com o que ouvi nesta reunião, a Prefeitura deveria por bem ter cancelado e adiado esta festa e com os recursos gastos neste evento aí, na Prata, deveria ser transferido para as Prefeituras dos municípios atingidos. Minha opinião é de que o momento não é para festa, deixava para outro momento, e o luto de 7 dias em que se encontra o Estado?


Em pé: Winston das Neves (Presidente do Conselho de Representantes - CR), esquerda Miroval Santos (Vice presidente estratégia do MAB), direita Rosemar Silva secretariando a mesa e diretora Cultural do MAB.

>>> O Começo é a parte mais importante do trabalho.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Natureza é nossa eterna mãe

Nestes momentos de comoção o que dizer? O que fazer? A cada ano vidas são ceifadas em épocas de verão.A culpa é de quem? Para políticos atuais é fácil apontar o morador, o povo pois quem os manda erguer residências em área de risco, quem os manda jogar lixo nas ruas. Duas coisas eu sei:

1º A natureza e seus fenômenos naturais estão isentos de culpabilidade, aprendi desde pequeno que natureza é sábia, é mãe.
2º o mal está na grande corrupção e negligencia de inúmeros Gestores nas três esferas, Federal, Estadual e Municipal.

Não tenho mais o que escrever, o que dizer.

CONVITE: 1º CR de 2011

CONSELHO DE REPRESENTANTES – CR
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA


DIA: 15/01/2011
HORÁRIO: 14h00min.
LOCAL: MAB
Rua athayde Pimenta de Morais, 37 – centro – Nova Iguaçu
Ref. Rua da Prefeitura.

ABERTO AO PUBLICO EM GERAL.


MOVIMENTO COMUNITÁRIO EM AÇÃO

A POPULAÇÃO IGUAÇUANA PRECISA SABER...

FALA MAB!

Passados dez meses do “Governo” Sheila Gama não podíamos deixar de tornar pública a posição do MAB – Federação das Associações de Bairro de Nova Iguaçu.
Em primeiro lugar gostaríamos de esclarecer que a prefeita nos recebeu – a nosso pedido – em seu gabinete em 20 de outubro para apresentar as propostas de seu governo e ouvir nossa pauta de reivindicação. Ao final desta reunião ela sugeriu que fizéssemos uma confraternização com todas as associações para que ela pudesse conhecer as lideranças comunitárias e agendar reuniões individuais com cada Associação em 2011.
Marcamos essa confraternização para o dia 10 de dezembro, onde reunimos mais de 100 lideranças comunitárias de diversos bairros do município. Surpresos ficamos quando percebemos que a Prefeita não viria. Fizemos a reunião e ao final chegou o representante do governo, o Ouvidor Geral, José Antônio Tinguá.
Para quem tomou posse dizendo que iria criar “conselhos populares para uma gestão participativa”, uma atitude desrespeitosa como essa não é um bom caminho.
Aproveitamos esse acontecimento para tornar pública nossa posição com relação às políticas públicas abaixo:
Saúde: Gostaríamos de saber o que o Secretário de Saúde está fazendo para esse município? Falta atendimento médico, medicamentos, insumos, exames, aparelhos de raio-x e as unidades mistas estão fechando. A população está à mercê. Quem não tem plano de saúde tem que contar com a sorte.
Educação: Na reunião que tivemos com a Prefeita nosso Diretor de Educação entregou – por escrito – 4 perguntas relacionadas à construção de novas escolas e creches, ao Bairro Escola, à manutenção e reforma das unidades escolares e às manifestações da comunidade escolar entre 2009 e 2010. Até o momento não obtivemos resposta para nossas perguntas.
Área Social: A SEMASPV – Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção contra Violência é a ÚNICA secretária que possui uma relação republicana e proveitosa com o MAB. O Secretário respeita e valoriza as decisões do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.
Apesar dessa boa relação, o município precisa avançar na reabertura dos CRASs – Centro de Referência em Assistência Social que estão fechados para a obra dificultando a entrada da população no sistema de proteção social.
Como ficam os conselhos tutelares do município? Essa é outra área que precisa da atenção do executivo municipal, pois estão carentes de estrutura material e pessoal.
Cultura: Contrariando a Lei, a Secretaria de Cultura está cobrando uma prestação de contas de 50% dos convênios feitos no Edital do Pontinho de Cultura, quando a Lei 6170/97 (Lei dos Convênios) e a Portaria Interministerial de 2002 regulamentam que a prestação tem que ser de 100% do dinheiro investido. Além disso, não estão aceitando cupom fiscal, contrariando a legislação em vigor. Outro absurdo: estão exigindo desconto de 36% ao invés de 11% dos autônomos. Falta pessoal competente para gerir os projetos, o que está bloqueando a realização de diversas atividades culturais em nosso município. Prefeita como fica a situação dos pontinhos?
Urbanismo: A Prefeita reduziu os contratos relacionados à limpeza urbana do município. Isso está ocasionando acúmulo de lixo e entulho por todo o município. Por muito tempo o município ficou sem o serviço de tapa-buraco e atualmente funciona precariamente. A iluminação pública também precisa melhorar, pois a quantidade de equipes não atende a demanda da população.
Por que as obras do PAC estão paradas? Cadê o Secretário da Cidade? Até o momento ele não nomeou os conselheiros governamentais no COMPURB – Conselho Municipal de Políticas Urbanas, inviabilizando o funcionamento desse importante espaço de discussão sobre o desenvolvimento urbano de nosso município.
Meio Ambiente: O Parque Municipal de Nova Iguaçu está completamente abandonado. Não tem vigia para guarita, não tem veículo, não tem fiscais, enfim, falta tudo numa linda área de 1.100 hectares que serve como área de proteção e lazer para os moradores da Baixada. Cadê o – prometido – acesso para carros pelo k11? Ninguém houve falar do reflorestamento da Serra de Madureira e de nenhuma outra política pública para a área.
Gestão: E as Subprefeituras, qual a sua finalidade? (colocar decreto de criação). Apoiamos a descentralização administrativa desde que ela esteja a serviço da população e não para servir como cabide de emprego e conformação de acordos políticos.

É possível que tenhamos esquecido falar de algum ponto, mas pontuamos aqui o que consideramos mais importante e visível aos olhos da população. Colocamo-nos à disposição para discutir de maneira séria e propositiva o destino de nosso município.

Nova Iguaçu, janeiro de 2011.
Diretoria do MAB
Tel.: 2768 7903

domingo, 9 de janeiro de 2011

BAIRRO DANON CONTINUA NO ABANDONO.

Primeira postagem do ano trago esta foto tirada hoje (09.01) do buraco ou melhor dizendo CRATERA localizada na Rua Américo  de Jesus, esquina a Av. Otavio Moreira de Mello, perto do Instituto Simão Ladeira. Esta cratera existe desde 2007, foi várias vezes fechada pelos moradores locais, reaberta pelas inúmeras chuvas e até agora tanto  o pessoal da prefeitura, como da Codeni não se manifestaram em resolver. Verdadeira VERGONHA e MUITA FALTA DE RESPEITO com a população. As Larvas do Aedes Aegypti estão no paraíso. ALÔ PREFEITA DANON PEDE SOCORRO!!  
     
>>> Eu me interesso pelo futuro porque é lá que passarei o resto da minha vida.