quarta-feira, 29 de junho de 2011

1º MINI SEMINÁRIO PROJETO IGUAÇU

Reunião da Comissão de Acompanhamento do
Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu

Foi realizado no dia 24 de Junho, na Associação de Moradores do Conjunto Habitacional da Estrada dos Lavradores – AMOCHEL, reunião com lideranças e alguns moradores locais, organizado pela Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu, onde foram discutidas algumas irregularidades do projeto. Foi tirado o dia 08 de julho (sexta-feira), para realização do 1º mini-seminário do Projeto Iguaçu a ser realizado no Brizolão – CIEP 026 – São Vicente de Paula, Av. Otávio Moreira de Melo, s/nº - Jardim Palmares. Horário: 14h00min as 17h00min. O Projeto Iguaçu – Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu/ Botas e Sarapuí, também serão discutidos assuntos do PAC 2, PAC DOS VALÕES e Habitação (questões das famílias ribeirinhas).
Salientamos que o CIEP apenas cedeu o espaço físico em benefício da comunidade e o encontro não contem nenhuma finalidade político-partidário.

PÚBLICO ALVO: Lideranças e moradores dos bairros: Bairro da Luz, Comendador Soares, Danon, Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Ouro Fino, Ouro verde e Rosa dos Ventos.

Membros da Comissão: Adriano Naval (Jd.Pernambuco), Gilvoneick (APEDEMA) e Alcy Maihoní (Danon).
Maiores informações é só acessar este blog
APOIO: Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu - MAB 

domingo, 26 de junho de 2011

Estado não tem interesse no Bairro Danon

Letargia do Estado tem como resultado: bairros abandonados a própria sorte.

Por: Alcy Maihoní – morador do Danon
Este blog foi gerado, visando apontar as diversas carências do bairro Danon, carências estas que algumas pessoas moradoras da região ao longo de muitos anos vêm sistematicamente reivindicando melhorias, reivindicando direitos. Na busca pelo desenvolvimento. Entra governo, sai governo e nada é plantado aqui no Danon. Perdemos a conta de quantos ofícios, quantos abaixo-assinados, quantos pneus queimados na Av. Abilio Augusto Távora (Estrada de Madureira), solicitando melhoria na estrada, um Posto Médico, uma Creche Municipal, uma Escola Municipal (Estadual nem em pensamento). O desenvolvimento de uma comunidade está na educação, na infra-estrutura de produtos e serviços que são oferecidos pelo Estado. Não temos nada, por aqui. Um morador que queira pagar uma simples conta de luz, terá que se locomover em um ônibus velho (não existe fiscalização e manutenção periódica nos coletivos da região), lotado, pois apenas uma linha atua por aqui. As nossas crianças para estudar têm que atravessar a estrada BR-105 e se dirigir para bairros vizinhos, a mãe solteira que tem criança em tenra idade e que trabalha, não consigo imaginar como ela resolve este problema (se é que resolve). O trabalhador chefe de família que sai para trabalhar, antes mesmo do sol nascer e volta para casa no anoitecer, caminha pelas ruas escuras, esburacadas de terra batida (se chover então...é caos), porem tudo isso e mais coisas além, não vou nem citar aqui, as condições da Serra de Madureira...,mesmo assim nos são cobrados por meio de altos impostos. Sobre segurança pública no bairro o que dizer? Pela primeira vez neste blog postei duas matérias de cunho policial, sendo que fiz um pequeno comentário em uma delas. Não vou mais utilizar este blog, para mostrar fatos como este por entender que cabe aos profissionais de jornalismo tal tarefa de comunicação e por respeito aos familiares (não sou Jornalista). Este blog voltará apenas atuar nas questões reivindicatórias.
Ano que vem teremos eleições municipais para vereadores e prefeito... que futuro nos reserva? Quem nos representará no executivo e legislativo (com ética)? Fato é que tanto a população, como o Estado devem sair desta nefasta letargia o quanto antes, caso contrário não somente este bairro, mas como todo o município estará mergulhado num poço sem fim, sem retorno.

sábado, 25 de junho de 2011

Jovem baleado pela PM e identificado como bandido é trabalhador e estuda


 Parentes de Wanderson: José Antônio de Assis, o pai, Tatiane dos Santos de Assis da Costa, a irmã, e Rita dos Santos de Assis, a mãe Foto: Aline Custódio / Extra

Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos, foi baleado três vezes pelas costas num beco da comunidade Danon, em Nova Iguaçu, por volta das 20h30m da última segunda-feira, durante um confronto entre PMs do 20º BPM (Mesquita) e traficantes. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cabuçu, para onde foi levado, acabou preso em flagrante por policiais que participaram da operação. Transferido para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, é mantido sob custódia pela polícia, e responde por tentativa de homicídio.
O trecho acima traz fatos que sustentam a versão da polícia: Wanderson seria traficante, estava com um revólver e um radiotransmissor e havia trocado tiros com os PMs. Desde ontem, porém, essa história foi posta em xeque. Onde os PMs disseram haver um revólver calibre 38 — apresentado na 56ª DP (Comendador Soares) como sendo de Wanderson —, havia, segundo os pais do jovem, uma marmita, que ele trazia da doceria onde trabalha desde junho de 2010.
Onde a polícia afirmou haver um traficante, há um repositor de doces, que também é aluno do 9 ano do programa de Educação de Jovens e Adultos no Colégio Vetor, de acordo com declaração dada pela escola.
Perto de Wanderson, no momento em que ele foi baleado, estavam os irmãos Weslley Felipe de Moraes, de 14 anos — que se abrigou numa casa, mesmo atingido por dois disparos —, e Juan de Moraes, de 11, desaparecido desde o tiroteio.
O porteiro José Antônio de Assis, de 59 anos, pai de Wanderson, diz que o filho, após ser baleado, ligou para ele pedindo ajuda. O pai socorreu o rapaz numa casa onde o jovem se abrigou e o levou para a UPA. O registro na unidade confirma que foi José Antônio quem levou o filho ao local. O porteiro afirma ter dito aos PMs que o filho não era bandido.
Patrão de Wanderson, Jamil Seoud elogia o rapaz:
— É um funcionário exemplar, de segunda a sábado, das 8h30m às 18h30m.
Segundo o delegado titular da 56ª DP, Cláudio Nascimento, no registro feito na delegacia os PMs apontam como sendo de Wanderson o revólver e o radiotransmissor encontrados no local. O jovem não tem antecedentes criminais.
A nota da assessoria da PM, enviada na quarta-feira, informava que o “20º BPM (Mesquita) realizou uma operação na Estrada de Madureira para checar denúncias de tráfico de drogas, na madrugada de segunda-feira. Houve um breve confronto e um homem acusado de pertencer ao tráfico de drogas ficou ferido. Com ele foi apreendido um rádio transmissor e um revolver cal 38”.
Todavia, o próprio comandante do 20ºBPM (Mesquita), coronel Sérgio Mendes, diz que o dono da arma é outro:
— O radiotransmissor e o revólver pertenciam a um homem conhecido como Igor, que morreu durante o confronto. Ele seria um dos gerentes do tráfico do Danon.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

INSEGURANÇA, MEDO E DOR no Bairro Danon.

Pais de menino de 11 anos acusam PMs de terem sumido com o corpo do garoto.
Extraído do Jornal Extra on line:


Pais do menino Juan de Moraes, de 11 anos, acusam policiais do 20º BPM (Mesquita) de terem sumido com o corpo do garoto após tiroteiro com bandidos na comunidade Danon, em Nova Iguaçu, na noite desta segunda-feira. Segundo o pai de Juan, Alexandre da Silva Neves, de 36 anos, o menino estaria voltando para casa com o irmão, de 14, quando foram surpreendidos no beco por um tiroteio. Os meninos caminhavam por um beco no final da Rua Paulo Lemos.
- Eles não são bandidos. São estudantes. Não sei o que pode ter ocorrido - desabafou.
O adolescente de 14 anos foi socorrido por vizinhos e levado para a UPA de Cabuçu. Depois, foi levado para o Hospital da Posse e, de lá, para o Hospital de Saracuruna. Os familiares ainda não conseguiram visitar o menino. Por telefone, ele teria contado à mãe que viu o irmão caído no chão, baleado. O desaparecimento de Juan foi registrado na tarde de ontem na 56ª DP (Comendador Soares). Está programada para hoje, às 11h, uma manifestação na Estrada de Madureira.
Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que “o 20º BPM (Mesquita) realizou uma operação na Estrada de Madureira para checar denúncias de tráfico de drogas, na madrugada da última segunda-feira. Houve um breve confronto e um homem acusado de pertencer ao tráfico de drogas ficou ferido. Com ele foi apreendido um radiotransmissor e um revolver calibre 38. Um menor de 14 anos, que estava no local, também foi ferido sem gravidade. Ambos foram levados para o Hospital de Saracuruna, sendo que o menor não está custodiado. Eles está envolvido na ocorrência, mas como testemunha conforme qualificação da DP.”
Ainda de acordo com a nota, “na terça-feira houve uma manifestação na entrada da comunidade acompanhada pela PM. Um homem em uma moto atirou contra os PMs. Houve troca de tiros e dois PMs ficaram feridos sem gravidade e o ocupante da moto morreu. Com ele foi arrecadado um revolver calibre 38 e a moto, que era roubada, foi recuperada. Ainda nesta quarta-feira, o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Sérgio Luiz Mendes, receberá em seu gabinete uma comissão de moradores do Bairro Danon para prestar toda a contribuição para elucidação desses fatos.”

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Momentos de insegurança, medo e dor, marcaram o inicio da semana,aqui no Bairro Danon. Fatos como este que vitimou o menino de 11 anos (Juan), é corriqueiro em nosso Estado. Caso semelhante ocorreu a seis meses atrás, no morro da Mangueira, recém ocupada pela Polícia Pacificadora (UPP). O caso do menino Matheus Peres Viana, de 12 anos, cuja morte ainda não foi esclarecida pela Polícia Civil. Na época, testemunhas contaram que o menino foi morto por policiais civis, enquanto que a policia atribuiu a tiros dados por traficantes. Fato é que quando ocorrem casos como este, a apuração pericial é extremamente prejudicada por falta de provas concretas, e neste caso aqui no Danon com a agravante do “sumiço” do corpo, creio que será mais uma estatística sem solução. Neste momento de dor, creio que não importa muito de onde partiu o tiro, importa sim que se ache o corpo para que seja dignamente enterrado, pela família. Cabe ao Estado garantir aos familiares este direito.

domingo, 19 de junho de 2011

Associação de Moradores do Danon tem nova diretoria

CHAPA 2: É ELEITA!!!

Por: Alcy Maihoní
Num pleito bastante tranquilo, os moradores do bairro Danon, Yolanda, Monte Prata e Vila Martins, foram às urnas neste domingo (19) para eleger a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Danon. Com a proposta de promover uma maior articulação entre a representação comunitária e a administração municipal, venceu a disputa a Chapa 2, liderado por Paulo (presidente), popularmente conhecido como “Paulo Galinha”. Posteriormente publicarei os nomes completos de todos os membros da referida chapa.

A Chapa 2 vencedora obteve 183 votos contra 081 da Chapa 17 e 027 votos da Chapa 1, houve um voto nulo. A Comissão Eleitoral, Sr. Luiz Renato do Nascimento e Luciano Moreira da Silva atuaram de maneira exemplar e tivemos a grata e honrosa, presença da Sra. Rosilene Rodrigues, Secretária Executiva da Federação das Associações de Bairros – MAB e Diretora da Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM, que fez a contagem dos votos, legitimando assim o evento. Aos eleitos muito sucesso. Lembrando que não existem perdedores, toda a comunidade é de fato grande vencedora. Foi um sábado de plena democracia e cidadania. O mandato da nova diretoria da Associação de Moradores do Danon será de quatro anos.




DANON VAI AS URNAS POR UMA ASSOCIAÇÃO MAIS ATIVA

MORADORES ESTÃO VOTANDO EM NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DANON – AMORDANON

Teve inicio as 08h00min, a votação para eleger nova diretoria executiva e conselho fiscal da AMORDANON. O termino da votação será as 16h00min, logo após a comissão eleitoral fará contagem dos votos. Estão concorrendo 03 (três) chapas: chapa 1 (Geísa); chapa 2 (Paulo) e chapa 17 (Alex). A Secretária Executiva da Federação das Associações de Bairros – MAB, Sra. Rosilene Rodrigues que também é Diretora da Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM estará presente prestigiando e legitimando o pleito.

Moradores do Danon, Yolanda, Monte Prata e Vila Martins, exerça sua cidadania, compareça ao local de votação e dê o seu voto. Loja ao lado do Bar do Mano, Estrada de Madureira, 2915 – Danon.

sábado, 18 de junho de 2011

Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio.

IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - DANON
VACINAÇÃO NO BAIRRO DANON
Aqui no Bairro DANON, IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, no Beco, Julio Cezar, 62, próximo, da Rua Paulo Lemos, a equipe da PASTORAL DA CRIANÇA em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje nobre missão de vacinar as crianças da comunidade.

Crianças menores de 5 anos receberam a primeira dose da vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A campanha segue até 22 de julho.

A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto.

De acordo com o Ministério da Saúde, a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.

Crianças com febre acima de 38 graus Celsius ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores das vacinas.

domingo, 12 de junho de 2011

PRÓXIMO DOMINGO ELEIÇOES NO BAIRRO DANON

MORADORES DOS BAIRROS DANON, YOLANDA, MONTE PRATA E VILA MARTINS:



Esta chegando o momento de votar em uma nova Diretoria, para atuar no desenvolvimento da nossa região. Uma Associação de Moradores que trabalha com seriedade, capacitada e compromissada para lutar pelo interesse do bairro é o que todos nós desejamos.

NÃO DEIXEM DE COMPARECER E VOTE, NA CHAPA QUE VOCE CONSIDERA A MAIS PROPRIADA PARA REIVINDICAR NOSSAS INUMERAS DEMANDAS.
 
DIA: 19 de junho – horário: 08h00min / 16h00min
LOCAL: BAR DO MANO – Estrada de Madureira, 2915
Ref: fica entre a Rua Lucie Danon e Rua Arlete Danon

domingo, 5 de junho de 2011

FORUM POPULAR PERMANENTE DE DEFESA DA EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU

O CONTROLE SOCIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO GANHOU MAIS REFORÇO.

Na quinta feira (02/06), nas dependências do MAB, foi oficialmente reativado este importante fórum de defesa da Educação deste município. Fui escolhido para ser o novo Coordenador e a secretária Executiva ficou a cargo da companheira Irismar Santos da AM Pça. do Amor de Lagoinha. Maiores detalhes, acessem: http://educamab.blogspot.com/

Nota: Bairro Danon, esteve representado por: Alcy, Geísa Laranja e Leila Cristina. Na oportunidade, indiquei a Leila Cristina, para compor o  1º Comitê Temático do MAB. O Fórum reverendou a indicação.

ELEIÇÕES NO DANON – NOVA DATA 19/06/2011

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DANON

Esta agendada para ser realizada no domingo, dia 19 de junho, início; 08h00min encerramento: 16h00min. No mesmo local: LOJA AO LADO DO BAR do MANO – Danon.
A decisão foi tomada hoje pela manhã pela COMISSÃO ELEITORAL, responsável pelo processo eleitoral. Passem adiante, esta notícia e exerça sua CIDADANIA, comparecendo neste dia a urna de votação.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

MAB NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O BULLYNG

Representante do MAB/Morador do Danon - Alcy Maihoní
Na Audiência Pública, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu
MAIORES DETALHES ACESSEM: