domingo, 30 de dezembro de 2012

Em manutenção visando alteração do designer. Retorno ainda esta semana.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA DO MAIHONÍ 2012 - Parte III

RETROSPECTIVA DO MAIHONÍ - Parte III (final)
Eventos e fatos período: setembro a dezembro de 2012

Setembro:

Dia: 22 - PRIMAVERA IGUAÇUANA - Ato em defesa da nossa Biodiversidade. Repudio ao corte criminoso das árvores ao longo da via férrea. Local: Praça Rui Barbosa - Centro/Nova Iguaçu


Dia: 19 - Audiência Pública - Projeto Iguaçu, participação de Carlos Minc e Marilene Ramos -Local: Teatro do SESI - Duque de Caxias/RJ.



Dia: 18 - Debate com os Prefeitáveis - Local: Catedral Sto. Antonio de Jacutinga - Centro - N.Iguaçu/RJ.



Dia: 15 - Café da manhã com parceiros do CISANE e a Ong Visão Mundial - Local: Sede do Cisane no bairro Jardim Nova Era.



Dia: 14 - Debate com candidatos a vereadores, pleito 2012. Local: Igreja N.Sra. Fátima - Cabuçu



Dia: 02 - Ato de protesto pelo corte indiscriminado de mais de 100 arvores por parte da Prefeitura local (SEMAM) ao longo da via férrea. Ponto de encontro: Viaduto do Extra- Bairro Chacrinha- N.Iguaçu.

Outubro:




Dia: 27 - 2º Encontro de avaliação da atuação dos conselheiros da sociedade civil no Conselho Municipal de Saúde (CMS) - Local: Diocese de Nova Iguaçu





Dia: 16 - Após a 26ª Reunião Ordinária do Conselho da APAGM, conselheiros visita Fazenda Cabuçu.

Novembro:

No centro da mesa: Mariano Beltrame (Secretário de Seg. Pública do Est. do RJ)
Dia: 26 - Encontro com a cúpula da polícia militar e civil do RJ - Local: Diocese de Nova Iguaçu

No meio: Dr. Marcio - atual diretor do HGNI
Dia: 22 - Reunião do Conselho Municipal de Saúde - Aprovação de projetos em período de transição.
Com Adriano Naval  (Líder Comunitário do JD. Pernambuco)
Dia: 13 - Projeto Iguaçu - Apresentação do PAC 23 Valões - Local: Auditório do CDL- N. Iguaçu


Dia: 01 - Vistoriando junto com Engenheiros e técnicos do INEA as casas que foram demolidas no Jd. Pernambuco. Intervenções do PROJETO IGUAÇU em Nova Iguaçu. Local: Bairro Jardim Pernambuco.

Dezembro:


Dia: 04 - Oficina pública sobre Plano Municipal de Saneamento  Básico, organizado pela SEMAM/Prefeitura de Nova Iguaçu e ENCIBRA - Local: Casa de Cultura N. Iguaçu.

***
Prezado leitor (ra),

Espero que esta mini retrospectiva dividida em três partes compactadas,  tenha alcançado seu objetivo, que é dar mais transparência das ações realizadas nas principais lutas ocorridas ao longo deste ano, não somente minhas, mas de todos os amigos e amigas que se dedicaram e se dedicam diariamente de forma voluntária em prol do coletivo. É árdua a tarefa de conquistar e de manter direitos... nada é fácil, nadamos sempre contra as marés. A luta por cidadania é diária e na união de esforços, mesmo que aparentemente não vislumbramos resultados, sabemos que em cada ação e suor, algo de positivo foi alcançado ou plantado. Que venha 2013, para que possamos continuar com esta boa seara, firme em nossos sonhos e propósitos em busca de melhorias significativas em nossas ruas, bairros, enfim por toda Nova Iguaçu. Que venha também novas consciências para somar conosco.

Por: Alcy Maihoní Rodrigues

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA DO MAIHONÍ 2012 - Parte II

RETROSPECTIVA DO MAIHONÍ 2012 - Parte II
Eventos e fatos, período: maio à agosto de 2012

Maio: 

Dia: 15 - 22ª reunião ordinária do Conselho Gestor da APAGM
Na foto com: Marcelo Lyra- DRM-RJ (INEA) Jorge Chaves (sentado) - secretário da APAGM (in memoriam)
Local: Centro de Educação e Justiça Ambiental da prefeitura de Mesquita/RJ

Junho:

Rua Ivan Gimendez Parra - Danon
Dia: 12 - Ato de protesto de moradores do Bairro Danon, pelo grande descaso e abandono por parte da prefeitura.
Dia: 05 - Ciclo de debates sobre Educação e Saúde na Rádio Tropical 830 AM, programa "Carlus Zen e Convidados" participação da Profª Elaine Pernambuco

Julho:
Dia: 28 - Reunião comunitária com o Dep.Federal Nelson Bornier (candidato a prefeito)
Local: Igreja Quadrangular bairro Yolanda.

Agosto:

Dia: 21 - Café Comunitário do 20º BPM em Mesquita. Representando a Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu - MAB



Ao centro Delmar e Letícia Coordenadores da Casa de Culturada Baixada Fluminense
Dia: 20 - Coordenadores da Casa de Cultura da Baixada Fluminense encarregados do trabalho sócio ambiental, junto ao INEA. Reunião na sede do MAB, objetivando Projeto Iguaçu em Nova Iguaçu - 2ª fase - 2013. Bairro Danon está inserido no cronograma de obras.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA DO MAIHONÍ 2012 - Parte I

Introdução:
Uma pequena pausa do recesso, para apresentar aos leitores (ras), uma retrospectiva, na qual destaquei os eventos e fatos mais relevantes que ocorreram na política social de Nova Iguaçu e que tive a honra e oportunidade de estar presente, sempre que possível. Contribuindo com pequenas participações, dando sugestões, pontuando indagações e em alguns casos criticando certas ações. Mas sempre de forma independente, visando os direitos e cidadania do social comunitário. O bem estar do coletivo deve ser a bússola e o foco de lutas de todos nós cidadãos.
Houve neste micro trabalho a preocupação em suprimir alguns eventos (reuniões) e fatos, porem não menos importante é claro, mas se tratando de um blog e em contraste com muita coisa que ocorreu durante este ano tão conturbado, quanto a questões de politicas públicas, eleições e muitas atividades em que estive comprometido aqui e ali, fez-se necessidade de compactar esta minha retrospectiva. 
A presente ficou dividida em 03 (três) partes que compreende períodos quadrimestrais e que estarei postando paulatinamente nos próximos dias.
Aos amigos (as), leitores (ras) e seguidores (ras) sinto-me gratificado por fazer parte deste universo em que todos vós estão incluídos nesta jornada terrena. Boa leitura e mais uma vez, Boas Festas!!!

RETROSPECTIVA DO MAIHONÍ - 2012 - Parte I

Eventos e fatos, período:  janeiro á abril de 2012

Janeiro:

Dia: 18 - Ato de mobilização social em defesa das "Mães do Rangel Pestana"
Local: Instituto de Educação Rangel Pestana - IERP - Nova Iguaçu.

Dia: 14 - Eleição da diretoria e conselho fiscal da AMOCHEL - Associação de Moradores do Conj. Habitacional da Estrada dos Lavradores. Atuando como presidente da Comissão Eleitoral.
Local: Jardim Palmares

Fevereiro:

Dia: 07 - Programa Carlus Zen e Convidados. Abordando os inúmeros problemas da Estrada de Madureira - RJ 105.
Local: Rádio Tropical - 830 AM


Dia: 02 - Reunião na ALERJ - Gabinete do dep. estadual, Luis Martins: Assuntos de Pauta Projeto Iguaçu e Segurança pública de Nova Iguaçu.
Local: Castelo - RJ

Março:

Dia: 26 - 1º Debate da Industria Cosmética no Rio de Janeiro - Organização SINDESTÉTICA
Local: UNIG - Nova Iguaçu

Dia: 19 - 5ª Assembleia do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu. Local Sede do MAB 

Abril:

Dia: 17 - Reunião ordinária do Conselho Gestor da APA Gericinó Mendanha. Trabalho de sistematização de seminário. Local: Prefeitura de Mesquita (sala verde).

***

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

BLOG ENTRA DE RECESSO!!!

RETORNAMOS A LUTA EM 05/01/2013
MAIS UMA VEZ,DESEJAMOS BOAS FESTAS A TODOS.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conferência sobre educação em 2013

Em 2013, uma Conferência deve ser realizada. O futuro da educação pública de Nova Iguaçu e dos nossos jovens alunos está diante de tenebroso abismo. Cego é aquele que insiste em não querer ver.
Por: AlcyMaihoní
 

Educadores, políticos e sociedade civil devem debater em comum acordo, projetos para melhorar ensino.
Devemos ter em mente que as propostas, metas e objetivos deliberadas na última conferência que resultaram na elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), foram danosamente frustados por gestões não comprometidas de fato, com a educação. Devemos ser sinceros e reconhecer que 95% do PME não avançou por pura falta de empenho por parte do executivo, também, não houve por parte do legislativo uma maior fiscalização como deveria e a própria sociedade civil andou comendo muita mosca. Mas enfim, 2012 está perto de terminar, devemos nos programar, deixando as críticas de lado (mais uma vez, para o bem da educação) e fazer o máximo para que a próxima conferência seja singular e bem diferente de todas as antecessoras. Estabelecer não somente prioridades, mas uma transformação radical em certos paradigmas. Devemos primeiramente tocar em muitas feridas, entre algumas a dinâmica das atividades dos conselhos existentes CME, CAE e CACS/FUNDEB. Este tripé de conselhos são a base pura de um controle social participativo e democrático que deve atuar sem nenhum tipo de vícios e em paralelo com a Comissão Permanente da Câmara Municipal. Caso contrário a educação está prestes a sofrer queda livre, diante deste abismo apocalíptico que sufocará o futuro dos nossos jovens. O perigo é real, caso não haja atitudes positivas. O PME atuaL, pode ser ainda bem aproveitado, não há necessidade de inventar novas propostas. Seria perda de tempo.
Acredito que a sociedade civil, com seus dirigentes e novas lideranças que estão espalhadas pela região possui conhecimento necessário para puxar esta conferência em união de esforços com o governo (executivo+legislativo), afim de tirar do sufoco a educação que por ora se encontra. Um fato é certo: Sozinha a prefeitura não irá conseguir melhorar a educação de Nova Iguaçu, veja o que ocorreu com as duas gestões anteriores a exemplo.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE BOAS FESTAS

BOAS FESTAS!!!
Prezados (as) Leitores (as), Anigos (as) e Seguidores (as) deste blog,

O Natal se aproxima e o Ano Novo também. Neste momento desejo a todos e seus familiares um Natal feliz com muita paz e harmonia e um 2013 com muita saúde, trabalho, prosperidade e que nos traga muitas e novas vitórias!
Tenho como mote de vida a seguinte frase: 
_Tudo que desejo para mim, desejo para todas as pessoas. 

Atenciosamente, Saudações Comunitárias e de Festas Natalinas

Alcy Maihoní Rodrigues
Arvore de Natal de Nova Iguaçu/RJ 


domingo, 9 de dezembro de 2012

Polícia única

A UNIFICAÇÃO POLICIAL
Por Alcy Maihoní
Ônibus da corporação leva os PMs detidos por corrupção pela corregedoria para o Batalhão Prisional. O patrimônio de cada um será investigado | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
HAITI: A força de paz atua na tentativa de garantir a segurança na região, que sofre com a ação de guerrilhas urbanas e graves problemas sociais
Foto: Reuters

Após encontro com a Cúpula de Segurança Pública em Nova Iguaçu no dia 26/11, tendo a participação do Secretário Estadual de Segurança, Mariano Beltrame e da Chefe de Polícia Civil, Marta Rocha, com políticos, entidades civis e lideranças de bairros (a nível de Baixada Fluminense), cheguei a uma conclusão de que o melhor caminho para o Brasil é de fato a unificação policial (união das polícias civis e militares). Deixando o lado financeiro de lado, que nesta fusão iria ser de grande economia aos cofres da união, penso que uma polícia com direção única, altamente reestruturada e com objetivos integrados minimizaria os gravíssimos problemas do arcaico sistema vigente. Em maio deste ano países da ONU recomendaram a abolição da Polícia Militar no Brasil. Um relatório divulgado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" no País. A sociedade assustada não suporta mais o aumento da criminalidade, resultante da derrota estatal no combate ao crime organizado. Além deste apelo a unificação, seria oportuno que o Brasil realiza-se aqui mesmo em solo brasileiro uma Força de Paz, com atuação de observadores da própria ONU, nos mesmos moldes das operações realizadas no Haiti. Vivemos ou melhor dizendo sobrevivemos no meio de uma guerra urbana, onde o povo nunca foi tolerante com a situação, apenas somos vitimas e refém de uma plena falta de segurança. É chegada a hora de modernizarmos este falido sistema. A Baixada Fluminense e em especial Nova Iguaçu necessita de uma drástica mudança de paradigma sobre segurança pública, está nas mãos da sociedade querer de fato esta mudança.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Prefeitura apresentou oficina de trabalho sobre saneamento

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB
MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

Ontem (4), a Prefeitura de Nova Iguaçu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semam), em parceria com a Encibra (Estudos e Projetos de Engenharia) realizaram uma oficina pública de trabalho de estudos para apresentar, discutir e avaliar as diretrizes do PMSB do município  O evento ocorreu no auditório da Casa de Cultura da cidade.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Abstenho-me de prejulgamento pela iniciativa e atividades durante o evento, mesmo porque cheguei ao evento atrasado, próximo do encerramento. De qualquer forma sempre é útil o debate por melhores ações de políticas públicas.
Mas, não posso me furtar  em fazer uma consideração oportuna ao referido tema. Com fulcro, na Lei nº 4.092 de 28/06/2011 que instituiu o Plano Diretor Participativo e Sistema de Gestão Integrada da cidade, houve algumas graves lacunas quanto ao planejamento do processo de participação da sociedade civil organizada. Lacunas estas que considero uma infamia administrativa e de gestão. Debater saneamento, trabalhar saneamento, sem a devida regularização do Conselho Municipal de Política Urbana e Gestão Territorial - COMPURB e do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social - FHIS, não é cabível em um governo dito democrático. Conselhos estes de extrema importância para o desenvolvimento universal da região. Em momento algum deveria ter sido "sufocado" pela gestão anterior e atual.Vale lembrar que a Prefeita oficializou via decreto nº 8667 de 19/07/2010 a Regulamentação do FHIS e em 17/11/2010 na Portaria SEMUG nº 057, nomeou os representantes da Sociedade Civil no COMPURB, entretanto as reuniões ordinárias foram ditatorialmente interrompidas até presente data. 
Maior e mais importante conselho, dentre todos os ora existentes, com exceção da Saúde e Educação,o COMPURB é a espinha dorsal de qualquer prefeitura. Urge que seja restabelecido no próximo governo.
A Sociedade Civil Organizada deve cobrar tal preenchimento desta lacuna. Esta na Lei. Obra de inúmeras discussões, debates e deliberações das Conferências das Cidades, tanto a nível municipal, estadual e nacional.

AUDIÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DA SUBESTAÇÃO NOVA IGUAÇU. ENCONTRO IMPERDÍVEL!!!

Outorga à Linhas de Taubaté Transmissora de Energia Ltda. concessão para exploração do serviço público de transmissão de energia elétrica, relativa à Linha de Transmissão Taubaté - Nova Iguaçu, Circuito Simples, em 500 kV, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e à Subestação Nova Iguaçu, 500/345 kV e 500/138 kV, no Estado do Rio de Janeiro.


A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, tendo em vista o disposto nas Leis no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no 9.074, de 7 de julho de 1995, e no 9.648, de 27 de maio de 1998, e o que consta dos Processos no 48500.000981/2011-41 e no 48500.005566/2011-84, 
DECRETA: 
Art. 1o  Fica outorgada à Linhas de Taubaté Transmissora de Energia Ltda. concessão para exploração do serviço público de transmissão de energia elétrica, mediante construção, operação, manutenção e demais instalações associadas necessárias às funções de medição, supervisão, proteção, comando, controle, telecomunicação, administração e apoio dos empreendimentos Linha de Transmissão Taubaté - Nova Iguaçu, Circuito Simples, em 500 kV, localizada nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e Subestação Nova Iguaçu, 500/345 kV e 500/138 kV, localizada no Estado do Rio de Janeiro. 
Art. 2o  A concessão de que trata este Decreto vigorará pelo prazo de trinta anos, contado a partir da data de assinatura do respectivo contrato de concessão de serviço público de transmissão de energia elétrica. 
§ 1o  O Contrato deverá ser assinado no prazo de trinta dias, contado a partir da convocação feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, sob pena de ineficácia da concessão ora outorgada. 
§ 2o  Mediante requerimento da Linhas de Taubaté Transmissora de Energia Ltda. à ANEEL, apresentado até trinta e seis meses antes do término do prazo constante do caput, a concessão poderá ser prorrogada nas condições que forem estipuladas.
Art. 3o  Os bens e instalações existentes em função do serviço de transmissão de energia elétrica são vinculados aos serviços públicos concedidos, vedadas a alienação, cessão, transferência ou dação em garantia, sem prévia e expressa autorização da ANEEL. 
Parágrafo único.  Findo o prazo da concessão, os bens e instalações vinculados à prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica concedido reverterão à União, na forma prevista em lei e no Contrato de Concessão. 
Art. 4o  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília, 30 de novembro  de 2011; 190º da Independência e 123º da República. 
DILMA ROUSSEFF
Edison Lobão


COMENTÁRIO  DO MAIHONÍ: Conforme decreto acima e em atenção ao Licenciamento da Linha de Transmissão Taubaté/Nova Iguaçu, este de competência do IBAMA devido ser interestadual, o INEA tem que dar o nada a opor quanto esta obra que passará pela APAGM em cerca de 2,5 km com instalação do seccionamento da LT de 345 kv esta já existente, cortando a Serra do Mendanha até a Serra de Madureira cujo nome do ramal chama-se Jacarepaguá/Adrianópolis. Portanto, como depende da nossa anuência para a emissão da Licença Prévia. O empreendimento também prevê a instalação de uma sub estação, que ficará em NOVA IGUAÇU. Foi verificado no EIA/RIMA do empreendimento, existe uma série de intervenção desde obras civis a supressão de vegetação na área da APAGM. Com isso o Conselho Gestor da APA Gericinó Mendanha a meu pedido haverá uma apresentação AUDIÊNCIA) do projeto da LT TAUNI para o dia 12/12 (quarta-feira),local: Câmara dos Dirigentes Logistas de Nova Iguaçu CDL/NI das 14h00min as 18h00min. Uma vez que será construída um SUBESTAÇÃO em Nova Iguaçu, nada mais justo que a audiência seja aqui em solo iguaçuano.
ATENÇÃO: Lideranças de bairros, dirigentes de associações de moradores do eixo da Estrada de Madureira, esta será uma boa oportunidade, de conseguirmos recursos para a APAGM e projetos, além de recursos para o Parque Estadual em fase de estudo técnico.
>>>Não deixem de participar ou de enviar um representante de seu bairro.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

FIM DE MANDATO E OS SEM MERENDA

SÓ EXISTE UMA PALAVRA PARA ISTO: SAFADEZA
FIM DE MANDATO E A FALTA DE MERENDA SE ESPALHA POR TODAS UNIDADES ESCOLARES, EM EFEITO DOMINÓ.
Por Alcy Maihoní
Hoje (4), no turno da manhã, mães e responsáveis de alunos da E.M. Newton Gonçalves de Barrros (Jardim Nova Era), ao buscarem seus filhos, foram informadas que a partir de amanhã os alunos devem trazer seus próprios "lanchinhos", motivo: A escola está SEM MERENDA para oferecer. 
>>> Nota para registro: Liberação de recursos via FNDE é regularmente depositada em conta específica para tal finalidade. Conselho fiscalizador (CAE-NI), deveria se banhar em óleo de peroba fervente.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

DEZEMBRO: PROJETO IGUAÇU EM DEBATE



Audiência - Projeto Iguaçu - Firjan de Duque de Caxias-RJ
Detalhe: Estive presente a esta audiência representando o Bairro Danon (na plenária estou aparecendo [quarta fila de cadeiras], entre o Carlos Minck e Marilene Ramos). 

>>>Segue o informe das seguintes atividades
DATA
ATIVIDADE
MUNICÍPIO
LOCAL E HORÁRIO
15/12 (Sábado)

Avaliação PAC I

Mesquita
Dinâmica – Avenida Coelho da Rocha, 1426 – Rocha Sobrinho – 9h.

19/12(quarta-feira)
Seminário controle social e participação popular

São João de Meriti
ABM – Rua Luiz Alves Cavalcante, 25 – Vilar dos Teles - 18h.


Caça ilegal é crime, deve ser combatido pelo INEA, IBAMA e Policia Florestal

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM NOVA IGUAÇU CARECE DE FISCALIZAÇÃO ADEQUADA.
CAÇA PREDATÓRIA: BASTA!!!

Seriedade na Educação é o caminho


1º evento da Agenda de Controle Social do PMSB - Nova Iguaçu

RECEBÍ CONVITE ABAIXO E REPASSO AOS LEITORES.
"_SANEAMENTO BÁSICO SEMPRE É BOM DEBATER, PARA QUE POSSAMOS RESOLVER ESTA DEMANDA QUE A MUITO NOS INCOMODA". 
Alcy Maihoní - Conselheiro da APA Estadual Gericinó Mendanha.

Prezados colegas
Boa tarde!
Como é de conhecimento, a Secretaria de Estado do Ambiente, no âmbito do Pacto pelo Saneamento, esta apoiando todos os 92 municípios do ERJ na elaboração dos seus Planos Municipais de Saneamento Básico - PMSB, conforme os ditames da nossa Politica Nacional de Saneamento, Lei federal 11.445.
Na região da Baia de Guanabara, o apoio aos municípios esta sendo implementado através da equipe do PSAM ( Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baia de Guanabara).
Nesta parceria com os municípios da BG e no espirito do programa Pacto pelo Saneamento, contamos com a adesão da CEDAE,  da Agenersa, do INEA e dos Comitês da Baia de Guanabara e Guandu, dentre outras importantes entidades.
Nesta oportunidade gostaríamos de convidá-los a participar do primeiro evento da Agenda de Controle Social do PMSB Nova Iguaçu, a ser realizado no dia 4 de dezembro de 2012, as 13:30hs na Casa de Cultura , Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro 
Aproveitamos para informar que os relatórios, vídeos, dados e documentos das oficinas realizadas  nos outros municípios da BG podem ser acessadas em:
Guapimirim, Tanguá, C. Macacu e Magé emhttp://pmsbguanabaraleste1.blogspot.com.br/
Nilópolis, Mesquita, D. Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo emhttp://estudosregionaisbaixadabg.blogspot.com.br/
Eloisa Elena Torres
Coord. de Políticas Municipais de Saneamento - UEPSAM
Secretaria de Estado do Ambiente - SEA