domingo, 9 de junho de 2013

OS PRIMEIROS 120 DIAS DE GESTÃO MUNICIPAL EM NOVA IGUAÇU/RJ.

NA AVALIAÇÃO DOS INTEGRANTES DA MOBILIZAÇÃO POPULAR IGUAÇUANA – MPI
PENTE FINO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VIA OBSERVATÓRIO.
Por: Alcy Maihoní


Nós integrantes da Mobilização Popular Iguaçuana nos reunimos ontem (8), pela manhã no
Presidente do SINCOVANI
Dr. Uéliton Pessanha
Auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu – SINCOVANI, gentilmente cedido pelo Presidente Uéliton Pessanha, tendo como objetivo a avaliação dos primeiros 120 dias de governo do executivo e legislativo e de encaminhamentos de ações, onde o alvo é o bem social da população. Foram pautadas e avaliadas algumas ações feitas por nossos representantes nas diversas áreas, na quais nos detivemos nas mais importantes a nosso ver:  Saúde, Educação, Políticas urbanas, Segurança e Meio Ambiente. Foram apenas 3 (três) horas, porem bem positivas e alguns encaminhamentos foram elaborados como plataforma das ações que iremos desenvolver nos próximos meses. Os integrantes que se fizeram presentes foram:
Helder Ferreira – Meio ambiente e sustentabilidade;
Elen Magalhães – Meio Ambiente e sustentabilidade;
Alcy Maihoní – Educação e Cidade – PAC 2
Helida Mascarenhas – Saúde e Cidade;
Adriano Naval – Segurança Pública – Cidade – PAC 2
Digno de registro as honrosas presenças da Coordenadora do Fórum Popular de Educação de N. Iguaçu, Sra. Irismar Santos, Sr. Jayme Gomes Lima (Grande Guerreiro), Sra. Andrea Mendonça Soares e Sra. Claudia Maria.

Em minha fala, expus alguns pontos na área da educação que necessitam de maior controle social e fiscalização via Conselhos Municipais e estes devem ser monitorados pelos integrantes da Mobilização. Sugeri que seja criado um OBSERVATÓRIO em nossa região, isto é participação ativa nas reuniões como por exemplo solicitações de cópias de Atas, uma vez que as Atas são documentos públicos e não privados. Assim com dados em mãos o controle e a fiscalização tornam-se mais dinâmicas dentro da nossa mobilização e também no Fórum Popular de Educação. A Prefeitura local e sua Secretaria de Educação no inicio do ano começou com o pé direito devido a inauguração de três escolas, embora sendo uma das obrigações é um feito relevante, tendo em visto que ha muito não ocorria tal benefício. Porem existem, ainda muitas demandas reprimidas que cabe ser solucionadas. Citei 5 itens do total de 16 que consta do Plano de Governo (época de campanha) que considero prioritário a curto prazo e que devemos cobrar.
Destaco aqui um excelente encaminhamento que irá ser um pilar do movimento popular e que irá transformar nossa cidade por completo. Lembram do esquecido “OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM)?
Pois é vamos trabalhar encima destes objetivos.
RELEMBRANDO:
Os desafios lançados pela ONU em 2000, apesar de serem de âmbito global, precisam de envolvimento direto dos atores sociais para seu cumprimento e Nova Iguaçu se esqueceu de realizar seu dever de casa. Creio que a nova safra de vereadores não conhecem este programa tão essencial a cidade.
Os 8 (oito) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio representam um pacto entre países até 2015 e vamos agora através da nossa Mobilização disseminar os ODM, promovendo ampla divulgação.
Eis os oito objetivos:
1.    Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2.    Educação básica de qualidade para todos;
3.    Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4.    Reduzir a mortalidade infantil;
5.    Melhorar a saúde das gestantes;
6.    Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
7.    Garantir a sustentabilidade ambiental;
8.    Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Abaixo reproduzo oportuna postagem de um dos integrantes da Mobilização, Helder Ferreira sobre a reunião:
Boa noite a todos! O evento aconteceu, e mesmo sem a presença de vários convidados que tinham confirmado a presença. Posso afirmar que foi muito produtivo e isso nos deixa uma lição muito importante. O caminho será através do apartidarismo e da apresentação de propostas ao poder executivo, legislativo e quando necessário cobrar junto ao MP o cumprimento das leis do servidor público!

Nosso movimento nasce sem as manipulações comuns em todos as convenções ou reuniões orquestradas pela politicagem Iguaçuana, nosso movimento nasce com o objetivo de encontrar soluções para os problemas de Nova Iguaçu, porque entendemos que somos também responsáveis pela ingerência dos governos que passaram e passarão ha frente da gestão do executivo e legislativo, nosso movimento nasce com a convicção de que não a espaço para duvidas quantos as atitudes maliciosa dos políticos que tentam fazer o povo de massa de manobra com fins eleitoreiro. 

Na quarta feira publicaremos os encaminhamentos propostos neste encontro e a data do próximo evento, que contará com a participação do poder publico Municipal e Estadual. Um abraço 

Junte se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário