segunda-feira, 27 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NOVA IGUAÇU – Pelo Direito a um transporte digno e de qualidade

TRANSPORTE PÚBLICO NA BAIXADA FLUMINENSE
PREFEITOS DA REGIÃO FORAM CONVIDADOS – NENHUM COMPARECEU
Por Alcy Maihoní 
Organizado pela Diocese de Nova Iguaçu, Centro de Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Transporte – SETRANS-RJ ocorreu nesta manhã de segunda-feira (27), no Auditório do CENFOR, Audiência Pública com o Tema: TRANSPORTE PÚBLICO NA BAIXADA: Desafios e possibilidades, com relevância presença da Sociedade Civil Organizada e de Lideranças populares e comunitárias. Prefeitos não compareceram e sequer enviaram representantes.
Secretário Estadual de Transporte, discorreu apresentando algumas informações sobre o Plano Diretor de Transporte Urbano – PDTU, em slide surgiu um mapa, onde constava BARRA, LEBLON , MARACANàE DEODORO, e até mesmo a foto do TELEFÉRICO DO ALEMÃO estava a mostra. Mas não pretendo descrever detalhes de informações sobre este encontro, pois tudo que foi apresentado em modelo de PRESTAÇÃO DE CONTAS por esta Secretaria pode ser pesquisado em seu site http://www.rj.gov.br/web/setrans/principal, em se tratando de BAIXADA FLUMINENSE, continuamos as cegas e abandonados. Lastimável!!!
Em minha fala, expus que a sociedade deve por bem reativar o Conselho Municipal de Política Urbana – COMPURB, reativar o Fórum Popular Permanente de Política Urbana, Rural  e Ambiental e reivindicar ao executivo a implementação do Fundo Municipal de Politica Urbana – FUMPURB. Veja bem, isto esta no Plano Diretor Participativo do Município, logo é Lei. A sociedade tem que participar mais das discussões, estudar a leis municipais, enfim saber reivindicar.
Passei algumas propostas direcionadas ao governo municipal, mesmo sabendo que pregava no deserto, pois como citei acima não havia nenhum representante (executivo) para ouvir. Abaixo algumas ideias:
>> Transparência de informações de todos os contratos vigentes de todas as linhas de ônibus. Considerando que o regime de concessões é a origem da boa parte dos problemas do transporte coletivo.

>> A câmara municipal deve implementar a curto prazo (6meses) um sistema de fiscalização da qualidade do transporte coletivo, através da aprovação de um Regulamento do Serviço Público de Transporte Coletivo.
>> Instalação de Sistema de Controle de ônibus através de GPS;
>> Instalação de Ar condicionado e de lixeiras em todos os coletivos do município;
>> Divulgação online dos veículos e pontos de ônibus do itinerário e horário das linhas.
# Caso contrário as empresas que não se adequarem que sejam cassadas ou não renovadas.

Na segunda oportunidade de fala, na qual deixo registrado aqui meus agradecimentos a mesa organizadora, expus mais uma vez, repetindo o que dize na 5ª Conferencia das Cidades – Etapa Municipal de Nova Iguaçu que os erros vem se repetindo, pois o pedido para que nós (sociedade civil) TRAZER A MESA PROPOSTAS é perda de tempo, pois está tudo consolidado no próprio PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DA CIDADE E NAS CONFERENCIAS JÁ REALIZADAS, BASTA APENAS REALIZAR ALGUNS AJUSTES E FAZER O EXECUTIVO IMPLEMENTAR.
Por este motivo não fiz questão de participar de uma Comissão, para definição de MAIS PROPOSTAS...

Levar e discutir novamente em nível de Estado via ALERJ tais propostas é dar a benção certos deputados que em minha opinião não foram um tanto comprometidos com a população até presente data. Será que precisamos deles de fato para avançarmos? Somos mais nós!!!

domingo, 26 de maio de 2013

EM DEFESA DA FESTA DO AIPIM 2013 - COMUNIDADE DO TÍNGUÁ

PREFEITURA QUER TRANSFERIR O LOCAL DA FESTA, 
QUE  VEM SENDO REALIZADA AO LONGO DE 10 ANOS. 
FESTA DO AIPIM É PATRIMÔNIO CULTURAL DE NOVA IGUAÇU/RJ
PELA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL;
PELA MANUTENÇÃO DA FESTA NO MESMO LOCAL;
PELO RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E AOS DIREITOS DOS MORADORES

FÓRUM POPULAR DE EDUCAÇÃO-NI NO GABINETE DO VEREADOR “AMIGO DAS CRIANÇAS.”

EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL – MOMENTO DE SOMAR.
Por: Alcy Maihoní 
Na tarde de quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, ao sair da reunião da Comissão de Educação e Cultura (que não houve por falta de quórum), dirigi-me ao gabinete do Vereador Marcelo Loureiro, mais conhecido como Marcelinho Amigo das Crianças, e que esta como Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, vereador este que integra a nova safra de eleitos de primeira viagem.  Houve uma boa conversa, onde expus algumas de minhas preocupações sobre as atuais mazelas que envolvem a educação publica do município. 
Com a Sra. Sheila Regina, coordenadora do Vereador Marcelo Loureiro
Estava presente a sua coordenadora Sra. Sheila Regina. Tocamos no assunto da precariedade dos Conselhos Tutelares e do polemico projeto de lei pelo fim de eleições de diretores escolares., que a Comissão de Constituição e Justiça da casa deu parecer favorável e que ora tramita na Comissão de Educação. Fui aconselhado pelo vereador aguardar o resultado final para que possamos planejar conjuntamente as ações em prol da educação. Momento é de espera. De qualquer forma já esboçamos algumas ideias em comum, entre elas trazer para Nova Iguaçu a Jornada Pedagógica, infelizmente nosso município esta em grande atraso em relação aos demais municípios da Baixada Fluminense. Para quem não sabe, a Jornada Pedagógica é um espaço de trabalho coletivo em que os educadores (ras) dialogam sobre as práticas cotidianas da escola e realizam o planejamento do ano letivo com base é claro nas diretrizes da Secretaria da Educação. Eis a importância do Fórum Popular, do Conselho Municipal de Educação e principalmente dos Conselhos Escolares e da APM – Associação de Pais e Mestres, porem se não houver a participação efetiva, mínima que seja das comunidades, entidades e segmentos fins, a chamada qualidade inclusiva continuara sendo ainda por muito tempo, um ralo aberto para infeliz politicagem.

sábado, 25 de maio de 2013

A FORÇA DAS VOZES DOS PAIS E RESPONSÁVEIS DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA IGUAÇUANA

ESTE SEGMENTO INÚMERAS VEZES IGNORADO AO LONGO DE DÉCADAS E DÉCADAS ESTÁ POR FORÇA DA LEI E VIA DECRETO (nº 9.894 – 24/05/2013) DENTRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU - CME

O MURO CAIU: FÓRUM POPULAR PERM. DE DEFESA DA EDUCAÇÃO-NI, QUE POSSUI PODERES LEGAIS DE ESCOLHA DAS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS NA COMPOSIÇÃO DO CME CONSEGUIU INCLUIR PELA 1ª VEZ NA HISTÓRIA DO REFERIDO CONSELHO, 02 (DOIS) PAIS PARA REPRESENTAR TODOS OS DEMAIS PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS DE ALUNOS EM TODA REDE ESCOLAR.
Por Alcy Maihoní*

Eu, Alcy Maihoní Rodrigues membro do Conselho Escolar da Escola Municipal Newton Gonçalves de Barros e o Sr. Marcelo Teixeira dos Santos, membro do Conselho Escolar da Escola Municipal Leopoldina Machado de Barros, estaremos nos próximos 3 (três) anos lutando e reivindicando melhorias na educação de nossos filhos. Agora nossas vozes serão ouvidas, nossas propostas dentro da gestão poderá ser implementadas. Vamos acompanhar de perto todas as decisões tomadas pela secretaria de educação. Enfim os dias estão contados para aqueles professores (ras), diretores (ras) que nunca sequer olharam para nós. Defenderemos os bons profissionais, e conto com a colaboração de todos.

AULAS DE QUALIDADE É A META QUE NÓS PAIS ALMEJAMOS PARA NOSSOS FILHOS. 
Foto arquivo: "Mães do Rangel" - Instituto de Educação Rangel Pestana - Nova Iguaçu/RJ
Situação atual ainda é crítica, porem agora nossas vozes podem ser melhor ouvidas
Alcy Maihoní - É Secretário Geral do Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu/RJ

MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO - LUTA POR MELHORIAS EM TODO O MUNICIPIO

Alcy Maihoní diz: ABAIXO RESULTADO DA REUNIÃO DE HOJE - LEDO ENGANO OS QUE PENSAM QUE O   MOVIMENTO POPULAR ESTÁ MORTO EM NOVA IGUAÇU.

MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO
CARTA ABERTA PELA SUSTENTABILIDADE DA FESTA DO AIPIM 2013

A Festa do Aipim de Tinguá já se tornou um patrimônio cultural da maior importância para Nova Iguaçu e para a comunidade local, atraindo milhares de visitantes àquela região.
O evento, por si só, mostra o fortalecimento da comunidade de Tinguá, valorizando o sentimento comunitário de união e solidariedade, em defesa de seus direitos e interesses.
A Festa do Aipim sempre foi organizada pela comunidade de Tinguá e pelas entidades comunitárias locais. Compreendemos que ela precisa avançar mais na organização, até para se evitar a agressão ambiental que sempre foi sua característica: ausência de coleta seletiva do lixo produzido, além do óleo usado nas frituras dos alimentos sendo criminosamente despejado “in natura” nos ralos dos bueiros da Praça de Tinguá, indo poluir o Rio Tinguá. Estas sempre foram as reivindicações da comunidade local junto ao governo municipal, visando a compensação do impacto ambiental provocado pela Festa do Aipim.
E pela Lei dos Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Nova Iguaçu é a responsável pelo gerenciamento dos resíduos produzidos em eventos públicos como esse.
Nunca é demais lembrar que em Tinguá está localizada uma Reserva Biológica declarada pelas Nações Unidas como PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE, por sua rica biodiversidade e seu imenso potencial hídrico!
Vamos cobrar das autoridades municipais este ano o respeito e a preservação ambiental que Tinguá merece e precisa!
É importante lembrar que já existem empreendimentos empresariais sustentáveis em Tinguá. Portanto, ações como a Sustentabilidade Ambiental são perfeitamente possíveis de ser implantadas.
No programa de governo do atual prefeito Nelson Bornier, consta a criação de uma Estância Ecológica em Tinguá. Portanto, é contraditório que agora ele não garanta a Sustentabilidade Ambiental da Festa do Aipim. E agora, Prefeito? Como fica sua promessa em relação à Tinguá e à Festa do Aipim? 
Outro absurdo diz respeito à mudança do local da festa. A Prefeitura de Nova Iguaçu, de forma arbitrária, tenta tirar a festa da Praça de Tinguá, sem consultar ninguém da comunidade. O motivo alegado é o fato da mesma estar na “zona de amortecimento” da Reserva. Só que tal decisão vai provocar um prejuízo financeiro enorme aos comerciantes e produtores rurais. A festa ocorre tradicionalmente todos os anos na Praça de Tinguá e sempre teve como foco principal o fortalecimento da comunidade! Sem Sustentabilidade Ambiental, a Festa do Aipim vai provocar danos ao meio ambiente, independente da proximidade ou não com a Reserva, seja ali na praça ou em qualquer outro lugar próximo.
Estamos atentos! Vamos exigir respeito ao meio ambiente e aos moradores e comerciantes de Tinguá!

A Festa do Aipim não pode significar poluição ambiental para a Rebio-Tinguá e nem prejuízo financeiro para quem se empenha em torná-la possível, todos os anos!
Exigimos que a Festa do Aipim seja oficialmente considerada SUSTENTÁVEL pela prefeitura de Nova Iguaçu!

E que seus organizadores tomem providências que compensem o impacto ambiental e reciclem todo o lixo (resíduos) produzidos no evento!

PELA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA FESTA DO AIPIM 2013!

PELA MANUTENÇÃO DA FESTA DO AIPIM NA PRAÇA DE TINGUÁ!

PELO RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E AOS DIREITOS DOS MORADORES!
                             
Movimento Popular Iguaçuano

         Entidades participantes:

-         Rede Tinguá/ Rede Sustentável
-         Primavera Iguaçuana
-         Aganim - Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita
-         Instituto Dois ou Mais
-         Gab (Grupo de Apoio aos Bairros)
-         Nepet (Núcleo de Pesquisa em Turismo da UFRRJ)
-         PCB – Partido Comunista Brasileiro – Comitê Nova Iguaçu
-         PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
-         PDVS – Partido Democrático Vida Social

NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU-RJ

Alcy Maihoní *>> _socializando o Decreto nº 9.894 de 24 de maio de 2013
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU/RJ

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS:
1)      Secretaria Mun. De Educação – SEMED
T – Maria Aparecida Marcondes Rosestolato
S – Magali Figueiredo Vizzoni
2)      Procuradoria Geral do Munícipio – PGM
T – Eurico Oliveira dos Santos Jr.
S – Thalita Louise dos Santos
3)      Secretaria Mun. De Governo – SEMUG
T – Sheila Silva de Lima Costa
S – Regina  de Freitas Machado
4)      Secretaria Mun. De Economia e Finanças – SEMEF
T – Georgina Pinheiro Vallona
S – Alberto Silva de Souza e Mello
5)      Secretaria Mun. De Ação Cultural – SEMAC
T – Marcelo Borgui Duarte
Secretaria Mun. De Esporte e Lazer – SEMEL
S – Antônio Carlos Bezerra da Silva
REPRESENTANTES NÃO GOVERNAMENTAIS:
1)      Núcleo de Creches e Pré-escolas Comunitárias da Baixada Fluminense – NUCREP
T – Joseni de Fátima da Silva
Repres. Dos Estabelecimentos de Ensino da Rede Privada de Nova Iguaçu
S – Jayme Soares dos Santos Junior
2)      Repres. Da Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu – MAB
T – Irismar Santos
Repres.  Da Associação dos Conselheiros (as) Tutelares do Mun. De Nova Iguaçu
S – Leobaldo Fernandes Victorino
3)      Repres. Do Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu
T – Helenil Diniz Henriques
S – Hercília Inácio de Menezes
4)      Repres. De Pais e Responsáveis de Alunos
T – Alcy Maihoní Rodrigues
S – Marcelo Teixeira dos Santos
5)      Repres. Do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – SEPE-NI
T – Carlos Henrique Sampaio de Farias
S – Romário Silveira Machado

NOTA: A consolidação deste decreto, diga-se de passagem, só foi possível graças ao especial empenho da Secretaria Executiva do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu (F.P.P.D.E.)  Alcy Maihoní – Secretário Geral

sexta-feira, 24 de maio de 2013

AMANHÃ REUNIÃO NA UBEM EM PROL DA FESTA DO AIPIM

SOCIALIZANDO ATO DE SUSTENTABILIDADE DA 
FESTA DO AIPIM EM NOVA IGUAÇU
Local: Av. Gov. Roberto Silveira, 1647 - Centro - Nova Iguaçu/RJ - 10 horas
Ref. Em frente a garagem da LINAVE 

MOVIMENTO POPULAR PELA SUSTENTABILIDADE.
Texto abaixo édo amigo Helder Ferreira:

 Bom dia a todos, preciso que me ajudem a convidar personalidades de Iguaçuanas para a

 reunião de amanhã na UBEM, se necessitar passe o meu tel 3244-0645 ou 9732-4770 para 

melhores esclarecimentos. Compartilhe esta foto

(https://www.facebook.com/photo.php?


com esse texto (Amanhã na sede da Ubem Primeira Célula a nossa 1ª reunião para discutir 

ações sobre a sustentabilidade da Festa do Aipim de 2013. Nosso objetivo é sensibilizar o 

poder publico da importância de se usar o evento para conscientizar a população que irá 

frequentar os 4 dias da festa, sobre as questões ambientais referentes ao 

reaproveitamento de resíduos (lixo) e medidas compensatórias. Aguardamos todos, que 

assim como nós quer uma Nova Iguaçu melhor e sustentável.) Abraços

terça-feira, 21 de maio de 2013

JÁ ESTA EM NOVA IGUAÇU/RJ NOVO PARTIDO POLÍTICO

PARTIDO DEMOCRÁTICO VIDA SOCIAL - PDVS
ACESSEM: OS BLOGS E CONHEÇA NOSSAS DIRETRIZES 

Estamos recebendo assinaturas: lista de APOIAMENTOS. VENHA PARA O PDVS.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

UM DOMINGO DE SONHOS: 5ª CONFERENCIA DAS CIDADES

Realizada ontem (19) durante todo o domingo, no auditório da Universidade Iguaçu – UNIG a, 
5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES – ETAPA MUNICIPAL NOVA IGUAÇU
Reforma Urbana Já!
Com sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade.
Reuniram-se Gestores, Administradores públicos e Legislativos, Movimentos Sociais e Populares, Trabalhadores por suas entidades sindicais, Empresários, ONGs, Estudantes, entre outros.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Resumindo em poucas palavras esta conferencia como eu previa foi frustrante e inusitadamente deprimente. Que grande falta fez a não realização dos Pré-debates e discussões dos falecidos abaixo:
a)      Fórum Popular Permanente de Políticas Urbanas, Rural e Ambiental;
b)      Conselho Municipal de Políticas Urbanas e Gestão Territorial – COMPURB, pequeno detalhe: por obra do Gestor Municipal, fora suprimido a palavra Territorial e imposta na nomenclatura à palavra ambiental. Sociedade Civil ficou ciente após Diário Oficial.
c)       Pré-conferencias;
Foi de doer participar e observar o BALAIO DE GATO em que ficaram os Grupos de Trabalho espalhados em salas separadas da Universidade, onde se observava muitas pessoas lado a lado sem saber o que fazer  (que rebuliço...) não se iludam com as fotos postadas na rede que aparentemente mostra certa organização.  Lastimável.
Organizadores não apresentaram quadro avaliativo das últimas conferencias, ficaria deveras satisfeito, se pelo menos mostrassem algo (positivo ou negativo) sobre a 4ª (quarta) Conferência, mas nem isso. Ademais nos últimos 20 (vinte), anos o que de fato mudou em Nova Iguaçu? Nada!

Uma de minhas propostas que sucumbiu no meio de tantas outras que era “Garantir a implementação do Plano Diretor Participativo em curto prazo (6 meses)”, foi  posta de lado, tendo em vista que lá atrais muito se discutiu, passou por revisões e aprovação da Câmara este importante Plano Diretor, não foi bem discutido ontem e  segundo o presidente da conferencia é inviável fixar metas para este plano e não formatou tal destaque de seis meses. E todos os Conferencistas e futuros delegados presentes com direito a voto silenciaram. Entretanto muita coisa caiu no esquecimento, diga-se de passagem. 

Mas vejamos um fato sobre a questão de se colocar metas em propostas a serviço do coletivo:
a) Fixar metas em um projeto, plano, programa ou propostas fins é otimizar e fixar o tempo, qualquer estudante de administração por exemplo sabe do que estou falando, mas parece que este GOVERNO MUNICIPAL não. Tem que haver inicio, meio e fim.
b) No Regulamento desta 5ª Conferencia, capitulo II – Dos Objetivos e finalidades em seu Art. 2º  Inciso II diz: Sensibilizar e mobilizar a sociedade iguaçuana para o estabelecimento de agendas, METAS e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos e rurais existentes no município.

Em outras palavras tem que ser bem explicado a esses gestores que objetivo e metas há diferenças:
OBJETIVO é O QUE queremos o que vamos fazer.
META Senhores e Senhoras Conferencistas e Prefeitura é QUANDO queremos, COMO E QUANTO, ou seja, se mensura, se estabelece parâmetros. Objetivo sem meta é só um sonho, dificilmente se alcança. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

AMANHÃ TEM ASSEMBLEIA DO FÓRUM POPULAR DE DEFESA DA EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU - IMPERDÍVEL!!!

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA PARA APROVAÇÃO
OBJETIVANDO ATUALIZAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DO
FÓRUM POPULAR PERMANENTE DE DEFESA DA EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU

AUTOR: Alcy Maihoní Rodrigues
SEGMENTO: Pais e responsáveis de alunos – E.M. Newton Gonçalves de Barros (Jd. Nova Era)
Secretário Geral do F.P.P.D.E.


CAPÍTULO I
DA NATUREZA E DA CONSTITUIÇÃO

ART. 3º - O F.P.P.D.E. Tem caráter deliberativo, PROPOSITIVO, CONTROLE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO.

ART. 4º - O F.P.P.D.E. É constituído pela representação formal de Entidades Não Governamentais, com personalidade jurídica ou não jurídica, REPRESENTANTES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOS PAIS E DOS ESTUDANTES, formalizando-se em assembleias gerais ordinárias e extraordinárias.

ART. 5º - A organização e funcionamento administrativo do F.P.P.D.E., são exercidos por uma Secretaria Executiva, sob forma de colegiado, composta por organizações, entidades credenciadas, representantes de pais e de estudantes, eleitas em assembleias gerais ordinárias.
ü  ADICIONAR: § 3º - PARA COMPOSIÇÃO NO CME, AS ENTIDADES DEVEM ATUAR NA ÁREA EDUCACIONAL E ESTAR INSCRITA NO C.M.A.S. OU CMDCA.

ART. 8º - O mandato das Entidades da Secretaria Executiva terá duração de 02 (dois) anos, permitindo-se reeleição. ALTERAR PARA 03 (TRÊS) ANOS.

CAPÍTULO II
DAS ATRIBUIÇÕES


ART. 9º - Mobilizar e articular o conjunto da sociedade civil a partir da representação de entidades não governamentais, na elaboração da política do município de Nova Iguaçu, referente à defesa da educação.

ü  ADICIONAR § ÚNICO: Atuar em articulação com o CME no acompanhamento, avaliação e execução do Plano Municipal de Educação, propondo revisões quando julgar necessário.

ART. 12º - Apoiar, acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações dos conselhos CME, CAE E CACS/FUNDEB do município.

ART. 17º - Eleger sua Secretaria Executiva dentre as Entidades Não Governamentais que participam POR PELO MENOS 70% (setenta por cento) ANO, NAS ASSEMBLEIAS GERAIS do F.P.P.D.E.

ADIÇÃO DE 02 (dois) NOVOS ARTIGOS:

v  Participar conjuntamente com o CME das discussões na elaboração da proposta orçamentaria anual, acompanhamento e execução.

v  Acompanhar discussões, elaboração, execução e atualizações do Plano Municipal Pela Primeira Infância do município.

BAIRRO DANON ESTÁ NESTE MOMENTO SUFOCADO PELA INTENSA FUMAÇA

MAIS UM DIA DE QUEIMADAS NA SERRA DE MADUREIRA, FUTURO PARQUE ESTADUAL . APAGM PADECE EM ALTAS CHAMAS - INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE INEA /ESTADO E PREFEITURA LOCAL, CIENTES DESTE SINISTRO,  NÃO TEM COMO NEGAR. 
CRIME AMBIENTAL NA APA GERICINÓ-MENDANHA, PELO LADO DE NOVA IGUAÇU/RJ É UMA CONSTANTE  QUE SE ARRASTA DÉCADAS E DÉCADAS.

Foto tirada as 13h20mim
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Moradores do bairro DANON, neste momento respiram pela boca e com muito sacrifico devido a intensa fumaça, causada pela SACANAGEM de ateadores de fogo que teimam em praticar este crime ambiental, visando pastagens de animais em plena Área de Proteção Ambiental. Inúmeras casas estão com suas portas e janelas fechadas. ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES? COM CERTEZA A FUMAÇA PODE SER VISTA ATÉ NA RODOVIA PRESIDENTE DUTRA. ATÉ QUANDO HAVERÁ TAMANHA OMISSÃO?

Foto tirada as 15h30min (não é nuvem é fumaça mesmo) 
Foto (15h30min), Não é neblina é fumaça mesmo.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Recebí e-mail é de suma importância, logo compartilho.

Alcy Maihoní >>> REMÉDIOS A PREÇOS POPULARES, Bom D+
Já pesquisei no site indicado logo abaixo, para nós iguaçuanos, click no link,
"Encontre a farmácia mais próxima", onde aparece os bairros:
Austin, Cabuçu, Centro, Comendador Soares, Jardim Alvorada, Miguel Couto e Santa Rita.


Amigos,
Acho essa informação bem útil!!!
Um abraço,
Flórida Rodrigues
E possível se fazer cadastro em alguns fabricantes para se obter incríveis descontos em seus medicamentos. 

O http://www.receitadevida.com.br/ é um deles, atende pelo telefone 0800 770 2477 e aceita ligações de celulares (fato que não é normal). 

Fiz um cadastro por telefone celular onde informei apenas meu CPF, meu telefone, o CRM do médico e os remédios prescritos por ele. Me foi informado que determinado remédio tinha 40% de desconto, outros 50% e que se comprando mais um o desconto passaria para 60%, vale lembrar que não são todos os remédios que tem esses descontos, mas no meus caso a médica já prescreveu 80% dos remédios que fazem parte dessa "lista". 
Após, a atendente me informou para eu acessar o site http://www.receitadevida.com.br/ e verificar (de forma muito fácil) quais as farmácias que fazem parte do programa e me dirigir a qualquer uma delas com a receita médica e informar meu CPF que me seria concedido o desconto (fácil demais, não dá nem para acreditar). 
Verifiquei as farmácias e lá estão a Venâncio, Pacheco, Tamoio, Drogasmil, Raia, Droga News, Nações, Moderna, Wilson entre diversas outras....... No meu caso, fiquei restrito as de Búzios (Drogaria Geribá) e de Cabo Frio (Pacheco, Tamoio, Pague Menos e outras menores), liguei para verificar se tinham o medicamento e perguntei o preço, onde sempre me passaram o preço "cheio" com algum desconto de 5%, 10% ou 15%. Quando perguntei se eram associados do programa RECEITA DE VIDA, me informaram que SIM e o preço seria o preço do fabricante (que é o preço cheio que nos informam) com o desconto (40%, 50% ou 60%) do fabricante. 

Agora pergunto, porque esse serviço não é divulgado por ninguém ! ! 
  
Se acharem importante repassar aos amigos, fiquem à vontade.

Desqualificando nossos proficcionais

Alcy Maihoní >>> Lembram daquele comercial "Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros." SEMP TOSHIBA, pois é...

Estudantes de medicina usam faixa para protestar contra a contratação de médicos estrangeiros pelo governo brasileiro. A manifestação ocorreu no Parque Germânia e em frente ao shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, onde a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam de um evento


Nova Iguaçu/RJ Por uma educação pública sem politicagem

CONVOCAÇÃO

O Fórum Popular Permanente de Defesa da
Educação de Nova Iguaçu – F.P.P.D.E.
 Convoca: Organizações e Entidades civis não governamentais e Segmentos que atuam na área educacional, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.853 de 23 de outubro de 1997 e a Lei nº 3.881 de 05 de novembro de 2007, faz saber que, no dia 17 (sexta-feira) de maio de 2013, das 9:00 hs às 11:00 hs, na Sede da Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu - MAB, sito à Rua Athayde Pimenta de Moraes, 37 – Centro – Nova Iguaçu, ocorrerá Assembleia Geral Ordinária, tendo como pautas:
 a)   Apresentação de entidades/segmentos na composição no Conselho Municipal de Educação – CME;
 b)   Aprovação das propostas de atualização do Regimento Interno;
 c)    Assuntos Gerais.

Nova Iguaçu, 08 de maio de 2013

Alcy Maihoní Rodrigues
Secretário Geral 

terça-feira, 14 de maio de 2013

NOVA IGUAÇU: ATÉ O CEMITÉRIO É UMA LIXEIRA.

"SEM CONSERVAÇÃO O cemitério municipal de Nova Iguaçu está em péssimo estado de conservação. Obras inacabadas e lixo por todos os cantos."
Fonte: Jornal Extra
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Que o município ainda não normalizou por completo a questão da limpeza urbana em toda a região é vergonhoso mais não causa mais surpresa. Porem o cúmulo do absurdo é constatar somatório de lixo dentro do cemitério que por sua vez está  localizado ao lado da prefeitura, acredito que seja fato único em todo território nacional. A verdade é que até os mortos estão abandonados. Este abandono e falta de manutenção seria devido ainda problemas da troca de governo e da não transição? 
Daqui a pouco se nada for feito, este local será ponto de usuários de drogas, isto se já não estiver ocorrendo a solta. Obviamente esta havendo falta de equipamentos, funcionários e principalmente péssimas condições de trabalho, senão o local estaria um “brinco”.
A administração do cemitério é da concessionária São Salvador (há muito deveriam rever este contrato), mas com relação às obras inacabadas cabe a Secretaria de Obras e Serviços da prefeitura tal expediente. Em 28 de janeiro deste ano, corpo de uma criança de três anos desapareceu, no lugar havia outra criança. Enfim, desrespeito a coisa pública e as pessoas vivas ou enterradas está presente na vivência do nosso dia-a-dia. Tá difícil!!!

domingo, 12 de maio de 2013

FÓRUM GRITA BAIXADA

BAIXADA FLUMINENSE GRITA ALTO POR SEGURANÇA,
SOMENTE DIÁLOGO APESAR DE ÚTIL, NÃO RESOLVERÁ.
Por Alcy Maihoní *
Próximo mês fará um ano que começamos a gritar. As entidades civis de Nova Iguaçu iniciava uma série de reuniões e elaboração da carta aberta que foi posteriormente entregue as autoridades sobre violência e segurança pública.

Coordenado pela Diocese de Nova Iguaçu, Centro de Direitos Humanos, Fórum Pro-Sinase, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Comissão Pastoral da Terra, Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Nova Iguaçu , Lideranças populares e comunitárias conseguimos no final de 2012 trazermos para uma audiência pública em solo iguaçuano a cúpula de segurança do Estado do Rio de Janeiro, o Secretário Mariano Beltrame e a Chefe de Policia, Delegada Marta Rocha.

Nesta última sexta-feira (10), no auditório da Diocese de Nova Iguaçu realizou-se mais uma importante reunião, tendo como objetivo trazer a mesa todos os treze prefeitos da Baixada, porem o que se percebeu nesta reunião foi um grande desinteresse por parte das autoridades. Pouquíssimos representantes compareceram.


Minha avaliação devido a este escabroso esvaziamento na mesa dos trabalhos aponta a fraqueza do evento, da mesma forma a medíocre e desastrosa audiência com as ditas autoridades que na época não permitiram alguns políticos e lideranças populares e comunitárias abrirem suas bocas para fazer seus devidos questionamentos. A culpa, logicamente não cabe aos organizadores e sim o não comprometimento por parte dos representantes eleitos por nós – o povo.

Nesta reunião não fiquei até o término, devido a outro compromisso, mas assisti atentamente logo no inicio uma aula oficial do palestrante Coronel Paulo Teixeira mostrando em slide os indicadores estratégicos e eventos coordenados pela equipe do Instituto Segurança Pública/RJ. Mas em termos de ações concretas o que a sociedade pode esperar em curto prazo?
Se forem palavras, somente palavras isso não dá o vento leva.

*Alcy Maihoní Rodrigues – Vice-presidente do Grupo de Apoio aos Bairros – GAB 
e Secretário do Fórum Popular Perm.de Educação de Nova Iguaçu

COLETA DE LIXO IRREGULARIDADE PERMANECE EM NOVA IGUAÇU/RJ

Nova Iguaçu/RJ – Bairros periféricos é uma imundície de dar vergonha.
Bairro DANON tem lixo em toda parte.
Por Alcy Maihoní
Esta semana caminhão de coleta do lixo passou uma vez, apenas no bairro. Resultando muito acumulo de lixo em todas as ruas e becos, enfim em toda a comunidade.

Nós DANONTENSES, vivemos tensos a cada dia, não somente por causa do lixo não coletado em nossos portões, mas também quanto a questões da saúde, educação, meio ambiente e demais políticas públicas não desenvolvidas em nosso território. Estamos esquecidos, largados ao abandono completamente.

Que ninguém venha nos dizer que por causa da “não transição” de governo e parcos recursos da prefeitura inviabiliza a vinda de obras e serviços. Já se passaram mais de 100 dias de governo, logo não cabem mais tais justificativas. Não desqualifiquem nossa inteligência.

Mas retornando a problemática do lixo...
Hoje de que adianta termos em Nova Iguaçu um importante, suntuoso e ilustre ATERRO SANITÁRIO, se o serviço de coleta anda a desejar? Serviços de capina e de gari então é raríssimo por estas bandas. É mais fácil o Papa aparecer do que estes servidores.

Abaixo fotos tiradas hoje de manhã de lixeiras deixadas por moradores em frente de seus portões e tombadas por animais e que servem de alimentos para cães, gatos, cabras, pombos, ratos, moscas, etc...
Rua Carmem Bittencurt - Danon - Nova Iguaçu/RJ - Brasil
Com a palavra Prefeitura e Vereadores (aqueles que estiveram caminhando por aqui, ano passado em busca de precioso voto)...

VERGONHA TEM CHEIRO...CHEIRO DE LIXO NÃO COLETADO.
ALÔ, MINISTÉRIO PÚBLICO DE SAÚDE VENHA VER ESSA SACANAGEM