segunda-feira, 30 de setembro de 2013

OUVIDORIA GERAL DE NOVA IGUAÇU

Controle de qualidade do serviço público.
Por Alcy Maihoní
A Ouvidoria funciona como um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura. Não faz juízo de valor, apenas encaminha os atendimentos para as secretarias competentes solucionarem os problemas. Mas, atenção!!! não confundir com setor de protocolo.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: No principio anos atrais pensava que era assim, um setor de protocolo, mais com a experiência percebemos que uma Ouvidoria é mais que isto.  Ela registra pontos positivos e negativos apontados pelos cidadãos. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na administração pública.
Cobra soluções e informa ao cidadão sobre os encaminhamentos referentes à sua demanda.
Ouvidor: Almeida
Em fevereiro/2013, o prefeito nomeou o diretor da ouvidoria geral, Sr. Luiz Claudio Almeida dos Santos (o Almeida), jornalista da cidade que administra seu conhecido e importante blog: Blog do Almeida.

Vem realizando BOM trabalho tomando providências importantes e mais recentemente instaurou uma sindicância em razão de possível extravio de um processo. Coisa absurda que ocorre dentro de um órgão público. Tenho certeza na solução deste e de outros problemas que por ventura irá surgir ao longo de seu trabalho. 
A frente desta Ouvidoria a cultura de “ouvir” e compreender o cidadão esta fortalecida.

domingo, 29 de setembro de 2013

Ações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), podem deixar dezenas de bairros de Nova Iguaçu sem água.

RISCO É REAL!!! A causa é o Projeto Iguaçu – PAC 23 Valões – Programa Rio Limpo.
Intervenções no Rio Botas e seus afluentes feitos de forma amadora, paliativa não é solução.
Por Alcy Maihoní
 
Membros da Comissão Executiva Projeto Iguaçu
Eu com Adriano Naval



Indo direto ao ponto. Na reunião de sexta-feira (27/09), pela manhã, no novo prédio da Codeni, entre membros representantes de Nova Iguaçu da Comissão Executiva do Projeto Iguaçu, Prefeito Nelson Bornier, Secretário da SEMUHAM, Engenheiros do Inea e equipe técnica, após saída do Prefeito e indagado por mim, sobre tais intervenções em Nova Iguaçu, o Engenheiro Coordenador Geral do Projeto Iguaçu, Irinaldo Cabral deixou escapar na presença do Secretário e dos demais presentes que no momento que as máquinas (tratores e pás mecânicas), estiverem executando o desassoreamento (retirada de lama, lixo e entulho) do rio e valões, vão ser arrancados todas as ligações clandestinas de água que lá estiverem. Observem a gravidade dos fatos...

Indignado em ouvir tamanho descalabro e indiferença com o povo iguaçuano, fui interrompendo sua fala informando que 80% dos bairros periféricos de Nova Iguaçu justificavelmente possuem ligações clandestinas, uma vez que a CEDAE nunca atuou na cidade como deveria. Sugeri que além da presença obrigatória da Presidente do Inea, Marilene Ramos, que se faça o convite para o Presidente da CEDAE, Vagner Victer ou seu representante direto para solução deste grande problema. O que não pode é o povo ficar sem água.
Todo o município e estado há décadas possui conhecimento das inúmeras ligações clandestinas e nunca fizeram nada para solucionar esta questão e muito me espanta agora tamanho absurdo e cinismo , pois o próprio Coordenador Geral do Projeto Iguaçu possui este saber, pois tempo atrais (final de 2012), junto com a Comissão Executiva havia percorrido em visita técnica os seguintes bairros:
Bairro Botafogo, Bandeirantes, Caioaba, Cerâmica II, Comendador Soares, Corumbá, Danon, Esplanada, Gerard Danon, Jardim da Viga, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Miguel Couto, Nova Aurora, Ouro Preto Posse e
Vila de Cava,
E havia dito com todas as letras que as obras iriam começar em Nova Iguaçu dentro de seis meses sem problema algum. Concordo com o Prefeito quando diz que Nova Iguaçu não pode esperar mais. Este grande atraso e ainda mais essa de o povo vir a ficar sem água é algo GRAVÍSSIMO QUE DEVE SER EVITADO.
Enfim o assunto merece ser discutido sem perda de tempo com pessoas que tem competência e poder de tomar decisões. Projeto Iguaçu em Nova Iguaçu e seus Subprogramas (PAC 23 valões + Rio Limpo), abarca 23 bairros Iguaçuanos no entorno do Rio Botas, Sub-bacias e seus valões afluentes.  

Desnecessário dizer, mas é sempre bom lembrar que desde 2007 eu e outro membro da executiva Adriano Naval até presente data vimos arduamente lutando, se indignando de como as coisas vem caminhando a passos de tartaruga por parte do Estado/Inea, com relação a Nova Iguaçu no que diz respeito ao controle de inundações e cheias do referido Projeto Iguaçu. Houve a 1ª fase/pac 1, município levou fumo, estamos na 2ª fase/pac 2 e até agora o combate as ENCHENTES e suas consequências não estão sendo executadas e priorizadas a contento e ainda mais essa da população vir ficar sem água, devido a não planejamento e discussão com a população. É dose!! Apelamos para que a prefeitura e câmara municipal façam a sua parte. A natureza é instável.  

sábado, 28 de setembro de 2013

Presidente do INEA esnoba o povo iguaçuano, dá bolo não comparecendo a reunião pré-agendada.

Talveis não tenha conseguido um helicóptero, pois da sede do Inea (Av. Venezuela, 110 – Praça Mauá  Rio de Janeiro ,RJ) para Nova Iguaçu o percurso é longo.
Por Alcy Maihoní

Inea e Prefeitura de Nova Iguaçu se reúnem para debater intervenções no município.
O coordenador do Projeto Iguaçu, Irinaldo Cabral, reuniu-se com o prefeito Nelson Bornier nesta sexta-feira (27/09), em Nova Iguaçu. Na pauta do encontro as intervenções do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no município. Estavam presentes os membros da Comissão Executiva do projeto, Adriano Naval e Alcy Maihoní, a coordenadora Socioambiental da ONG Casa da Cultura, Letícia Oliveira, e o secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone.
Além da equipe técnica do Projeto Iguaçu.
Presidente do Inea - Marilene Ramos
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Encontro foi previamente agendado na noite do dia 28/09, quando o prefeito esteve no bairro Cerâmica. Nada justifica a falta da presidente do Inea que havia confirmado presença, a não ser se fosse por motivo de força maior. A indignação e a ausência de tomada de decisões aumentou o constrangimento a nós pertencentes da Comissão Executiva do projeto e até o prefeito esboçou sua impaciência. Ficamos de agendar outro encontro e espero que a madame Marilene Ramos (presidente do Inea), possa desta vez estar presente. Sugeri que ampliasse o convite ao Presidente da CEDAE, Wagner Victer. Uma vez que os tratores estiverem desassoreando o Rio Botas e seus valões afluentes e que todavia as redes e mais redes de canalizações de águas que abastecem inúmeros moradores dos bairros periféricos e famílias das áreas ribeirinhas da cidade que estão submersos nas águas pútridas e altamente contaminantes, não pode de maneira nenhuma, o povo ficar sem água. A CEDAE tem obrigação de fornecer água para a população, o que infelizmente nunca ocorreu por estas bandas. Mesmo com a ausência da esnobe presidente do Inea, de minha parte lí diante dos presentes minhas indagações que foram escritas numa folha de papel almaço pautado, direcionadas ao INEA e a PREFEITURA. Não é pouca coisa e o teor é de cunho emergencial e prioritário e que visa o devido controle de Inundações e Recuperação Ambiental do Rio Botas que refletirá beneficamente no Rio Iguaçu e Baía de Guanabara. 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Amanhã uma reunião importante para os habitantes de Nova Iguaçu-RJ

PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU + INEA + REPRESENTANTES DE NOVA IGUAÇU QUE FAZ PARTE DA COMISSÃO EXECUTIVA DO PROJETO IGUAÇU = SOLUÇÕES NA PREVENÇÃO CONTRA ENCHENTES DO RIO BOTAS. PAC 2 - PAC 23 VALÕES - RIO LIMPO.
23 BAIRROS DE NOVA IGUAÇU - BAIRRO DANON ESTA INSERIDO.



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BAIRRO DANON >>> BAIRRO NOVO – VIDA NOVA

BAIRRO DANON É SÓ ALEGRIA AO OUVIR PACOTES DE OBRAS QUE CHEGARÁ A PARTIR DO DIA 30 DE SETEMBRO.
LONGA REIVINDICAÇÃO, EXPECTATIVAS, ESPERA E MUITA ANGUSTIA DOS MORADORES E DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES QUE ULTRAPASSOU DÉCADAS E MAIS DÉCADAS, ENFIM ESTA PRESTES A TERMINAR. 
Abaixo, folheto distribuído aos moradores no sábado, tendo comparecido Vice-Governador, Prefeito e Cia.



Faixa colocada na Rua Cecília Freire, onde outrora,
 funcionava a Assoc. de Moradores do Bairro Danon
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Muito bom quando percebemos e constatamos que as obrigações de nossos representantes são cumpridas, o povo agradece em peso, como não agradecer, muitos moradores morreram de idade avançada ao longo de décadas e não conseguiram usufruir de um de seus direitos mais básicos que é um simples saneamento básico diante de suas portas. Sem controvérsias da oposição. Valeu Prefeito Nelson Bornier!!!

CARTA DE DESAGRADO CONTRA ATITUDE HOSTIL DO INSTITUTO CHICO MENDES SOBRE UM CIDADÃO IGUAÇUANO

Helder Ferreira - Ambientalista - Membro do Movimento Popular Iguaçuano - MPI
Sofreu embargo e não pode tirar e filmar a Reserva Biológica de Tínguá - Nova Iguaçu
MPI pergunta: _Afinal quem é dono desta reserva? É área particular?... 
Ao
Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiente – Ministério do Meio Ambiente
Reserva Biológica do Tínguá – Nova Iguaçu – RJ
At: Gestores.

CARTA DE DESAGRADO

Exmo. Senhores,

Vimos por este meio mostrar a esta Instituição o nosso profundo DESAGRADO quando, a partir da emissão e entrega de multa e embargo das ações praticadas por um de nossos membros, o Sr. Helder Ferreira. Tendo em vista que seu trabalho na Rede Tinguá e fora dela visa em defender a sustentabilidade e a busca do desenvolvimento socioeconômico de maneira voluntária sobre todas as questões do que se refere ao nosso meio ambiente de nossa cidade. É de fato um caso raro, talveis único em todo território nacional tal posicionamento e medidas punidoras desta conceituada instituição. Onde já se viu proibir um indivíduo tirar fotos e realizar filmagens da Rebio Tinguá? Nós cidadãos podemos sim mostrar nossas riquezas naturais, assim como mostrar certos erros cometidos por quem não tem nenhum comprometimento com o meio ambiente. A questão que alegam do acusado estar usando indevidamente a imagem do Patrimônio Público, que é a Reserva Biológica, foge a qualquer compreensão plausível e com certeza um bom advogado será acionado, caso não recuem nesta medida totalmente incoerente, arbitrária, em resumo sem sentido a nosso ver.
Nós membros e amigos do MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO - MPI estamos solidários ao amigo Helder Ferreira. Salientamos ainda, que o mesmo não esta sozinho nesta peleja. Se precisar for iremos ao bom combate.

Atenciosamente,

Movimento Popular Iguaçuano – MPI
Grupo da Primavera Iguaçuana.

NOTA: As pessoas amigas e simpatizantes das nossas ações, favor curta, compartilham e se desejarem deixem seus comentários. Na verdade não foi um cidadão que foi tolhido de seus direitos, mas toda uma população que deseja o melhor para sua cidade.
Alcy Maihoní
Grupo de Apoio de Bairros – GAB / Membro do MPI / Primavera Iguaçuana

domingo, 22 de setembro de 2013

FÓRUM ELOS DA CIDADANIA II: Momentos

Programa desenvolve Agenda 21 escolar, debatendo temática socioambiental e estimulando o diálogo de colégios com comunidades vizinhas.

Alguns momentos do evento, ocorrido no dia 13 de setembro na UERJ:
Lara Moutinho da Costa de EA da SEA

A direita: Profº Jose´Silva Quintas - Educador e ex-Coordenador do CGEAM/IBAMA
Profº Fhilippe Pomier Layrargues - UnB
Profº Carlos Frederico  B. Loureiro - FE/UFRJ
Profº Rodrigo Lamosa - FE-UFRJ - e Profº Municipal de Duque de Caxias
Alcy Maihoní - na plenária em franca aprendizagem


Considerando que a Lei nº 3325 de 17 de dezembro de 1999, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro, incumbe ao poder público “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, a conscientização pública e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente”.

sábado, 21 de setembro de 2013

PEZÃO HOJE E AMANHÃ EM NOVA IGUAÇU


LUIZ Fernando Pezão, vice-governador Rio, acompanhado do prefeito Nelson Bornier, vai passar o final de semana visitando bairros e anunciando obras de infraestrutura em Nova Iguaçu. A visita começa hoje, às 9h30, no bairro Danon, e encerra domingo, meio-dia, em Vila de Cava.
fonte: Jornal de Hoje.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Pela primeira vez desde que iniciou seu mandato, o Vice-governador do Rio PEZÃO, colocará seus pés nas ruas de terra batida e recheadas de valas negras do Bairro Danon. Bornier cumprirá sua palavra retornando ao bairro, caso fosse eleito. Um pacote de obras sempre é bem vindo, tendo em vista anos de abandono. Muito bom quando as obrigações do poder público são cumpridas Não poderei estar presente, pois estarei na manifestação da PRIMAVERA IGUAÇUANA, mas tem amigos e amigas que passara todos os informes desta visita e na medida do possível socializarei aqui os benefícios prometidos.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PREFEITO BORNIER NESTE SÁBADO AQUI NO DANON

PREFEITO, E AUTORIDADES DO ESTADO, AMANHÃ APRESENTARÁ PACOTE DE OBRAS NO BAIRRO DANON, A PARTIR DAS 9H - LOCAL IGREJA QUADRANGULAR.

HOJE EM TINGUÁ: APA ALTO IGUAÇU

Entidade Ambientalista Onde Verde abre suas portas para ambientalistas formar conselho consultivo da APA ALTO IGUAÇU
INEA trabalhando a formação do conselho da APA ALTO IGUAÇU.
COMENTÁRIO  DO MAIHONÍ: Fui lá conferir e aproveitei para cobrar do INEA que não abandone a APA-Gericinó Mendanha, que se tornou PARQUE ESTADUAL e que até o momento o conselho esta inoperante, necessitando ser reativado.
A Responsável Chefe do Serviço de Diálogo Social da Gerência de Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Inea, Engª Márcia Barroso,  informou que irá realizar um evento semelhante a este para nova formação do conselho do PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA – PEM.   Abaixo algumas fotos do evento: 


Márcia Barroso - INEA
  
Alcy maihoní com: Márcelo Soares - Chefe da Apa Alto Iguaçu (esquerda)
e Vereador de Nova Iguaçu Marcelo Nozinho (direita)

Chefe da APA ALTO IGUAÇU - MARCELO SOARES -INEA
Flavio - Chefe da Rebio Tínguá

Gilvoneick José - Ambientalista Iguaçuano
Vereador de Nova Iguaçu  Marcelo Nozinho
Quadro: Diagnóstico Rápido Participativo Apa Alto Iguaçu

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU/RJ: CACS/FUNDEB

CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO – CME, INTEGRAM NO CACS/FUNDEB

ONTEM (18), NOVOS CONSELHEIROS CUMPRINDO EXIGÊNCIAS LEGAIS ASSINAM LIVRO DE POSSE. 
COLEGIADO ATUAL É ATINGIDO POR GRANDE BOLA DE NEVE (SEQUENCIA DE ERROS).
FNDE EMITE NOTIFICAÇÃO DE OMISSÃO AO PREFEITO.
Por Alcy Maihoní
 
Alcy Maihoní - Vice-Presidente do CME e
Conselheiro do CACS/FUNDEB
Assinando livro de posse e ata de reunião
Decreto nº 10.013 de 17/09/13, assinado pelo próprio Prefeito Nelson Bornier designou os seguintes membros do CME para integrarem o CACS/FUNDEB – NI (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação), a saber:
SHEILA SILVA DE LIMA COSTA
ALCY MAIHONÍ RODRIGUES
A escolha e indicação dos conselheiros acima foram deliberadas na reunião ordinária do CME (12/09/13).
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Momento atual é delicado, devido do CACS/FUNDEB de nossa cidade permanecer até presente data IRREGULARMENTE junto ao FNDE desde 2009, no que tange a situação cadastral – Programa PNATE – Fundamental.
Por conta disto, prefeito recebeu notificação por omissão. Torna-se imperioso que a prestação de contas seja regularizada ou os recursos já repassados (cifra é de R$ 218.586,29) serão integralmente devolvidos aos cofres da União.
Resumindo os fatos geradores, onde o atual colegiado (CACS/FUNDEB) e Governo (SEMED) deverá AGORA resolver:
1º) Nociva rotatividade de Secretários (ras) de Educação (abaixo relacionados), cuja responsabilidades de alimentar e atualizar o Cadastro Eletrônico, não foi executado dentro de seus mandatos, onde a bola de neve começou a crescer.

Marli Silva Câmara de Freitas: 01/2005 à 03/2008;
Mário Medeiros: 04/2008 à 09/2008;
Jaílson de Souza e Silva: 10/2008 à 05/2010;
Dilcéia de Rocha Quintela: 04/2010 à 11/2011;
Sandra Maria Rodrigues Gusmão: 11/2011 à 12/2012.

2º) Nas substituições dos Ordenadores de Despesas e sem o hábito da transição, resultou na perda e extravio de documentos do referido conselho.
NOTA EXPLICATIVA: A prestação de contas referentes aos pareceres conclusivos exercícios 2011 e 2012 somente poderá dar por concluído após o cumprimento da regularização e atualização cadastral, junto ao FNDE, por parte da SEMED.
CONSIDERAÇÃO FINAL E PESSOAL: O FNDE possui parte de culpabilidade, uma vez que além de seu sistema operacional ser falho, permitiu a situação torna-se CRÔNICA. Assim como os Gestores anteriores e da mesma forma TODO o Colegiado (CACS/FUNDEB), apesar de reconhecer certo empenho destes últimos, na vã tentativa de solucionar os problemas ora existentes.
DOS ENCAMINHAMENTOS: O colegiado, sem a responsabilidade dos membros novatos, apresentará um relatório circunstanciado dos exercícios anteriores e apresentará na próxima reunião, para posterior envio ao FNDE. E a SEMED, por sua vez fará sua parte.

Existe a possibilidade de uma comissão ir até Brasília/DF.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

FÓRUM ELOS DE CIDADANIA

A ESCOLA NA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA E INTEGRADA DE ÁGUAS E FLORESTAS DA MATA ATLÂNTICA

Por Alcy Maihoní
Evento ocorrido no dia 13 de setembro das 8h30min às 19h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 
Mesa de abertura: 
Lara Moutinho da Costa (Superintendente de EA da SEA); Fábio Leite (Coordenador do Eixo Formal da Seam/SEA) e Marilene de Sá Cadei (Coord. Pedagógica do Elos de Cidadania).
Mesa 1 – debate/Educação na Gestão Ambiental Pública: Águas, Florestas e Resíduos Sólidos. Com o Prof. José Silva Quintas (Educador e ex-Coordenador da CGEAM/IBAMA) e Prof. Philippe Pomier Layrargues (UnB).
Mesa 2 – debate/A Escola na Gestão ambiental pública: Limites e possibilidades.
Com o Prof. Carlos Frederico B. Loureiro (FE – UFRJ) e Prof Rodrigo Lamosa (FE – UFRJ e Prof. Municipal de Duque de Caxias).
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Na verdade por descuido próprio errei de evento, saí de Nova Iguaçu de manhã visando participar da IV Conferencia Estadual de Meio Ambiente, uma vez que estava na programação da realização no mesmo dia e local, porem somente no outro dia, verifiquei o engano referente ao horário e resultado: entrei no referido Fórum achando inicialmente estar na Conferencia, que coisa!!! 
Mas nada é por acaso e neste evento aprendi preciosas lições com as falas dos palestrantes e educadores que tiveram oportunidade de se expressar. Valeu a viagem até o bairro Maracanã.
A tônica do fórum foi os questionamentos de como a escola pode atuar em defesa da qualidade ambiental do território em que está inserida?
“A escola pode e deve ser protagonista no controle social, mas é preciso que sejam definidas as bases para isso”. Fabio Leite.
A tarde foram tirados Grupos de Trabalho para discussão do texto base “Carta do Rio de Janeiro: A Escola Pública na Gestão Ambiental.” Manifesto coletivo de educadoras e educadores pelo fortalecimento da instituição escolar enquanto sujeito ativo na Gestão ambiental pública.
GT Águas – Abordaram os problemas e conflitos socioambientais relacionados à gestão de recursos hídricos (incluindo as questões de saneamento e resíduos sólidos).
GT Florestas – Problemas e conflitos socioambientais relacionados aos usos de áreas de Mata Atlântica (incluindo as questões de saneamento e resíduos sólidos).
Enfim os problemas e conflitos apresentados tecnicamente, porem de forma simples, didática por sinal, na prática ocorre com frequência em Nova Iguaçu, uma vez que não existe uma política pública seria de alto nível sobre meio ambiente. Agora é acompanhar o desenrolar desta carta manifesto, que posteriormente vou com prazer compartilhar.
Nota: Por outro lado fiquei desmotivado em participar da etapa estadual da Conferencia, quem sabe na próxima eu esteja presente, mas apenas como observador.

domingo, 15 de setembro de 2013

Ainda que eu ande no vale das sombras...resistirei!!!

PRIMAVERA IGUAÇUANA - 2013
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Ontem (14), na parte da manhã na Av. Tancredo Neves - Bairro Chacrinha - Nova Iguaçu/RJ.
A luta não para. Meio ambiente, Saúde, Educação, Segurança, etc
DESEJAMOS O MELHOR PARA NOSSA CIDADE.
SOMOS AGULHAS ENVIADAS NA BOCA DO DRAGÃO!!!
 



AS INDÚSTRIAS DE TABACO ENGANAM MINISTÉRIO DA SAÚDE

VICIADOS ENGANAM A SI PRÓPRIOS.
RESULTADO: VIDAS SÃO CEIFADAS ANTES MESMO DE VIREM AO MUNDO
Comentário do Maihoní: As indústrias do tabaco burlam as restrições à publicidade mediante variadas estratégias veja (fotos abaixo) o pacote jogado na rua (outro crime: o ambiental), onde revela o selo que vem colado na embalagem ocultando os males que a nicotina faz aos conscientes viciados. 

PRIMAVERA IGUAÇUANA 2013

Em atendimento e determinação do Art. 225 da Constituição Federal - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

LOGO A DEFESA DA QUALIDADE AMBIENTAL COMO UM VALOR INSEPARÁVEL DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

Movimento Popular Iguaçuano + Primavera Iguaçuana = campo estratégico de ações 


transformadoras, apartidária, laica é território fiscalizador, reivindicatório enfim de 

atitude. Junte-se a nós, mas não demore o meio ambiente iguaçuano e vidas humanas esta 

em franco perigo. Basta de oratórias, Sustentabilidade ambiental é ação.

ATO PÚBLICO


DIA: 21/09/2013  Concentração: 9 (nove) horas.
Local: Viaduto Supermercado Extra - Nova Iguaçu Av. Tancredo Neves, 3424 (antiga Av. Guadalajara).

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estamos e continuaremos juntos construindo estratégias de participação em que sejam discutidas muitas questões ambientais, ampliar a compreensão é nosso papel como cidadãos. Meio Ambiente é ação diária.

sábado, 14 de setembro de 2013

VEM AÍ!!! ESTAÇÃO PRIMAVERA IGUAÇUANA, JUNTA-SE A NÓS.

BOM DIA!!! É HOJE...
RETORNO DA PRIMAVERA IGUAÇUANA
HORÁRIO: 10h
Local: ONDE HOUVE UM CRIME AMBIENTAL (DEBAIXO DO VIADUTO DO SUPERMERCADO EXTRA)
VAMOS INCOMODAR, SEM PARTIDARISMOS!!!
Alcy Maihoní - MPI

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ÁGUA EM NOVA IGUAÇU PROBLEMA QUE ULTRAPASSA DÉCADAS.


BAIRRO RODILÂNDIA, EM NOVA IGUAÇU SAIU NA FRENTE, SERÁ?
Programa de Aumento de Oferta d’Água na Baixada. Uma parceria com o Governo Estadual, que atrairá cerca de R$ 300 milhões em investimentos nos próximos três anos e permitirá que todos os municípios da região sejam contemplados com obras.
FONTE: http://arinoscorrea.blogspot.com.br/
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Bairros periféricos da cidade, onde moradores amanhecem com receio de abrir a torneira para lavar o rosto e em outro momento quando retornam do trabalho, novo receio o de abrir o chuveiro visando merecido banho, em muitos pontos a escassez é cruel. Poços e redes clandestinas, alternativas de sobrevivência justificável. CEDAE a grande vilã de Nova Iguaçu.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Uma favela dentro de um favelão

CASO JUAN volta a mídia com o julgamento dos acusados.
Rede Globo e outros meios de comunicação desclassifica o Bairro Danon, chamando de FAVELA. Na fatídica semana da morte do menino muitos moradores ficaram indignados, outros tantos faziam piadas, mas hoje a palavra FAVELA nos é indiferente, uma vez que TODA A CIDADE DE NOVA IGUAÇU transformou-se num grande FAVELÃO!!!
Nota: Nada contra o termo favela, mas bairro é bairro, favela é outra coisa. da mesma forma que rua é rua, avenida é avenida.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PROJETO IGUAÇU EM NOVA IGUAÇU CONTINUAMOS DE OLHO!!!

ENFIM PROJETO IGUAÇU (RIO LIMPO) EM NOVA IGUAÇU - VALÃO JARDIM PALMARES I E II.
Graças ao empenho dos pouquíssimos representantes de Nova Iguaçu que não são políticos (vereadores e deputados) e sim pessoas comuns que desejam o melhor para a cidade e se esforçam voluntariamente, desde a primeira fase em meados de 2007. Agora nesta segunda fase o RIO BOTAS será LIMPO como se deve.
INICIOU A PARTIR DE HOJE A DESOBSTRUÇÃO E LIMPEZA DO VALÃO JD. PALMARES Na foto, eu Alcy Maihoní Rodrigues com Adriano Naval FN na reunião do dia 03/09 na Associação de Moradores Jd. Nova Era.
QUINTA FEIRA AGENTES AMBIENTAIS ESTARÁ EM CAMPO


domingo, 8 de setembro de 2013

A estação esta chegando: PRIMAVERA IGUAÇUANA

ATENÇÃO MEMBROS DA MOBILIZAÇÃO POPULAR IGUAÇUANA -MPI 
ESTA CHEGANDO A HORA: 
DIA 23 DE SETEMBRO INICIA MAIS UMA PRIMAVERA e NADA MUDOU. TEMOS QUE RETOMAR O CAMINHO DE LUTAS POR UM MEIO AMBIENTE MELHOR, MAIS SUSTENTÁVEL, INSERIR SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA. Sem partidarismos, mais com muito grito!!!
PRIMAVERA IGUAÇUANA - VAMOS PRA RUA!!!



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

QUANDO O ASSUNTO È SEGURANÇA PÙBLICA EM NOVA IGUAÇU...

RAROS SÃO OS POLÍTICOS DA REGIÃO QUE SE MANIFESTAM PUBLICAMENTE,
MAIORIA SE MANTEM DENTRO DE SEUS GABINETES E DIRETÓRIOS PARTIDÁRIOS, NÃO PARTICIPANDO PUBLICAMENTE NOS DEBATES E DISCUSSÕES.
 

No Jornal Correio da Lavoura, fora publicado pequena matéria do Deputado Xandrinho (foto), onde o mesmo teve a iniciativa de protocolar 6 (seis) ofícios ao Governo do Estado, Secretaria de Segurança do Estado e Comando do 20º BPM, cobrando uma solução para a situação da insegurança total que vive hoje a população de Nova Iguaçu.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Os altos índices estatísticos da criminalidade da Baixada Fluminense vem deixando a população mui apreensiva. Muitas propostas vem sendo divulgadas, porem não são implementadas por falta de um política pública efetiva agregada a falta de coragem, comprometimento e ousadia. O povo anseia por PAZ.
Recentemente foi sugerido Exercito nas ruas, Guarda Municipal e politicas sociais integradas. Caminhos corretos existem.

Outrora, muitos ofícios e abaixo assinados foram emitidos sem sucesso onde denota Dr. Xandrinho que os mesmos métodos não terá efeito desejado. Nova Iguaçu não pode permanecer no mesmo caminho que antes onde sabemos que leva irremediavelmente ao abismo. 

NOVA IGUAÇU NÃO POSSUI QUALIDADE DE VIDA

GOVERNO E SOCIEDADE SÃO RESPONSÁVEIS. HÁ PEQUENA CONTROVÉRSIA NISSO.


Jornal Correio da Lavoura, exemplar nº 4.908, na coluna A Cidade, escrito por Thiago Rachid, o autor sinaliza que o governo e sociedade são responsáveis por Nova Iguaçu não possuir qualidade de vida. Se expressa dizendo que “ É óbvio que as coisas estão erradas e é impossível crer que a causa é apenas a omissão do poder público”. Todo o conjunto da sociedade iguaçuana colabora para esse quadro tenebroso. Mais adiante complementa: “Nova Iguaçu é uma cidade que sofre muda e calada, incapaz de gritar por ajuda”...
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ:  Como assim não grita? Há controvérsias quanto a atuação e participação da sociedade, na luta por melhorias, incontestavelmente a presença da sociedade não pode ser desprezada, pelo menos nos últimos anos.
Foi colocado pelo autor da matéria o período que compreende 2003 a 2012, como tenebroso e de engessamento das atividades da prefeitura em paralelo a inercia da sociedade. Devo discordar desta limitação de tempo, pois o POVO vem duramente sofrendo décadas após décadas, não é de agora. Limitar esse tempo é politicamente incorreto.
Concordo que a sociedade possui sua parcela de culpa, claro que tem, mas dizer que somos sofredores e incapazes de gritar por ajuda não bate com a realidade.
Citarei alguns atos por exemplo dentro do período citado pelo autor: Ato pró-saúde; Primavera Iguaçuana; Fórum Grita Baixada; Movimento Popular Iguaçuano. Para somar o que dizer dos nossos gritos em outras frentes de luta... vamos rever os últimos 20 (vinte) anos até presente data, onde nossas vozes dentro das Conferencias municipais, estaduais e lá em Brasília ecoam com as criações a aprovações de inúmeras propostas e moções em prol da coletividade. 
Quando levantamos o crachá estamos categoricamente gritando por melhorias em nossa região, a questão é que infelizmente o governo não deseja ouvir, se faz de surdo.
Se não temos qualidade de vida HOJE, encerro dizendo que a conta maior é do governo e não por falta de grito da sociedade. Diariamente pedimos S.O.S.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

VICE-GOVERNADOR CAMINHANDO EM NOVA IGUAÇU-RJ

Comunidades receberam Vice-Governador PEZÃO:

KM 32, Prados Verdes, Pera Flor, Sta. clara do Guandu, Lagoinha e T. os Santos.
UNIDOS POR UM IDEAL >>> SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO
Fonte: http://blogdonasckm32.blogspot.com.br/
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Bom saber que as comunidades do Eixo da Estrada de Madureira estão em união por melhorias.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sem Conselho Parque terá problemas jurídicos.

Estado cria parque para proteger as florestas do Mendanha
NOVA IGUAÇU - Com uma área de 4.398 hectares, abrigando florestas exuberantes, cachoeiras e uma grande variedade de pássaros e mamíferos, o Parque Estadual do Mendanha foi criado, na última sexta-feira, pelo governo do estado. Além da capital, a unidade de conservação abrange os municípios de Nova Iguaçu e Mesquita. O Mendanha tem remanescentes florestais com alto índice de biodiversidade.

Duas audiências públicas precederam a criação do novo parque. A região já era protegida por uma Área de Proteção Ambiental (APA), categoria mais flexível do ponto de vista ambiental.

De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, o maciço do Gericinó-Mendanha vem sofrendo com mineração clandestina, extração ilegal de recursos naturais e atividades desordenadas de lazer e turismo.

— Não sei se dará tempo de fazer isso até dezembro, mas vamos colocar na previsão de 2014 a instalação de uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) no local. Um parque é uma unidade mais restritiva, que garante a conservação dessa joia da floresta atlântica do Rio. E podemos aplicar mais recursos diretos na unidade. A biodiversidade ali é maior inclusive que a da Floresta da Tijuca e a da Pedra Branca — diz o secretário.

A fauna do Mendanha conta com a presença de jaguarundi (Puma yagouaroundi), paca (Agouti paca) e uma população reduzida de macacos-prego (Cebus apela). Na flora, destaque para o jequitibá-rosa (Cariniana legalis) e o cedro-rosa (Cedrela fissilis).

O Mendanha é o 19º parque estadual do Rio. O gestor da unidade será o geógrafo Dario Moreira, formado pela UFRJ. Os recursos para a instalação da unidade e do posto policial virão do Fundo da Mata Atlântica, abastecido por compensações ambientais de empreendimentos licenciados. A cachoeira onde seis jovens foram torturados e mortos por traficantes, em setembro do ano passado, está dentro dos limites do novo parque.
FONTE: noticiasdenovaiguacu.com
A LEI EXIGE A ATUAÇÃO DE UM CONSELHO.
CASO CONTRÁRIO HAVERÁ CONFLITO JURÍDICO. AVISEM A MARILENE RAMOS E CARLOS MINC...
Alcy Maihoní
Ex-conselheiro da APA Gericinó Mendanha