sexta-feira, 28 de março de 2014

HOJE FOI PROVADO POR A+B QUE O MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO - MPI NÃO É CORROMPIDO.

MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁGUA, AINDA IREMOS TOCAR MUITO NESTE ASSUNTO.
Por Alcy Maihoní
Foto: MPI
Pelo que venho percebendo a privatização da Nova Cedae é algo inevitável. Opositores, assim como eu irão engolir mais este sapo. É pura questão de tempo.
O momento é Nova Iguaçu tomar uma firme e rápida posição, antes que seja tarde demais.
Na campanha eleitoral de 2012, então os quatro candidatos a prefeitura de Nova Iguaçu tinham suas posições definidas sobre o grave problema da água. Vamos relembrar:

1) Proposta de Sheila Gama: Obras e investimentos em parceria com a Cedae. 
2) Proposta de Rogério Lisboa: Criação de uma empresa municipal e comprar água da Cedae. 
3) Proposta de Waguinho: Municipalizar a água. 
4) Proposta de Bornier, "o eleito": Captação da água de Ribeirão das Lajes e criação do PAC do Saneamento.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: a) Sheila Gama: O conflito é que faltou apresentação de um projeto para que pelo menos fosse avaliado por nós populares, tais investimentos, como se daria... sem falar que durante seu mandato faltou ainda a conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico, fator este obrigatório em qualquer prefeitura.
b) Rogério Lisboa: Seria um tiro no pé, uma vez que a situação da cedae é algo deprimente. Além disto faltou conteúdo de informações.
c) Waguinho: Excelente proposta, porem assim como o anterior, faltou maiores informações e amadurecimento da idéia.
d) Nelson Bornier: Assim como ocorre no Guandu, Ribeirão das Lajes desde 1974 a cada 3 meses o nível de água e principalmente nos últimos anos é fato constatado que há uma significativa diminuição da água para captação. Não vejo como solução a curto e médio prazo.
UMA ESTRANHA ALTERNATIVA: Existem umas pessoas, além de militantes políticos que não chega a ser uma minoria que deseja manter as coisas do jeito que estão, pois sendo mãos fechadas não desejam pagar taxa de água, mesmo sabendo da eterna "aporrinhação" e transtorno que é viver alguns dias ou semanas sem água. A quem irá reclamar, uma vez que não paga água? e quando o precioso líquido vier ficar gravemente escasso... que irão propor?
A PROPOSTA DO MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO - MPI: É simplesmente pela luta da municipalização da água, com a criação de uma Companhia independente, tendo a participação popular, no formato de um comitê gestor paritário, a exemplo dos comitês de bacias.
Finalizando temos que ouvir a população e esta precisa ser esclarecida sobre o assunto, para em união decidirmos o melhor caminho. Fato é que não podemos mais tolerar a falta d'água em nossa região. Temos presa e o executivo e legislativo, urge realizar uma consulta pública sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário