sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

COMBATE AS ENCHENTES EM NOVA IGUAÇU-RJ

PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU REALIZA OBRA DE DRENAGEM, LIMPEZA DE VALÕES E RESERVATÓRIO DE RETARDO.
Por Alcy Maihoní

Visualizei no início desta semana uma equipe de operários com uniformes do Estado do Rio de Janeiro/Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro - DER-RJ, na Av. Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), bairro Alvorada, trabalhando e mais a frente, na altura do numero 3719 (antigo 219) da respectiva Avenida (RJ-105), avistei também esta placa (foto). pensei que havia uma relação com o PROJETO IGUAÇU/INEA, ledo engano. Conversando com um dos operários (tive que verificar), o mesmo informou-me que estão realizando serviços de recuperação das calçadas, meio-fio, limpeza de bueiros e ampliação de alguns trechos da avenida. Enfim, o DER-RJ deu o ar da graça executando "servicinho paliativo" (ideal que fosse serviço Padrão Via-Light), afinal sabemos que esta estrada, assim como a via citada é de competência estadual. 
Quanto a PLACA colocada pela prefeitura e não pelo INEA/Estado, como podem ver, nada diz detalhadamente (valor orçado, empreiteira responsável, data estimada para término, etc), apenas sinaliza alguns bairros a serem contemplados. Política Pública é transparência, por favor!!!
Muitas reuniões em que participei ativamente, foram feitas muitas discussões e propostas, para serem inseridos no projeto base, e me recordo  que houve entre as ideias a implementação destes reservatórios, como medida de conter a força das águas. A Prefeitura executando sozinha, não existe nenhuma chance de dar conta e a referida obra citada nesta placa é a meu ver algo também paliativo. Mas afinal onde será instalado esse reservatório? É a pergunta que não quer calar...Gostaria de saber, pois a placa não nos informa.
Ocorre que desde antes das últimas eleições as reuniões inexplicavelmente e sem prévio aviso  cessaram e até presente data não mais há reuniões. A Comissão Executiva do Fórum Regional do Projeto Iguaçu e membros dos Comitês Locais de Acompanhamento - CLAs, não estão sendo acionados para dar continuidade aos trabalhos de fiscalização e controle social, como a lei determina. Culpo o INEA/Estado por este deslize.  
Não vou ficar novamente me repetindo, mas tenho que bater na mesma tecla dizendo que toda obra realizada com objetivo de minimizar os efeitos nocivos das fortes chuvas (enchentes), em nossa região deve o Estado, Prefeitura e União trabalhar conjuntamente e inicialmente as intervenções na parte alta da Serra de Madureira, isto é, OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTA E O REFLORESTAMENTO, É PRIORIDADE EMERGENCIAL, nas áreas críticas, já alertadas aqui na rede social, que abarca os bairros DANON, NOVA ERA, ALVORADA E MARCO II, caso contrário é erário público, indo bueiro a baixo e o que é pior, VIDAS HUMANAS EM ALTO RISCO DE VIR A ÓBITOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário