sexta-feira, 23 de maio de 2014

Meus direitos, estilo Constitucional

ENEM: com greve de vigias no Rio, inscritos não conseguem pagar taxa em bancos. 
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Minha opinião sobre as greves do Rio é de que não dá para aguentar. É greve aqui e acolá, garis, ônibus, professores... Eles têm seus direitos, mas quem paga somos todos nós e o preço é alto demais.
Como cidadão pagador de impostos, quero também meus direitos, não no estilo Fifa, mas estilo Constitucional, pelo menos.

NA ARENA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Brasília/DF - 23/05/14 - LANÇAMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DO COMPROMISSO NACIONAL.
CHEFE DE ESTADO, DILMA DIZ: " Sem Participação Social não é possível realizar uma reforma política".
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Deve ter sido frustrante para muitos terem tido o trabalho e esforço para viajar e estar neste evento em Brasília e escutar tal declaração inserido no discurso da Chefe de Estado de nossa Nação. Para mim, reforma política tem um único caminho possível, que é a transformação radical dos pensamentos e ações dos dirigentes de cada partido existente. Isto é a transformação moral, ética e de conduta dos cabeças que administram estas organizações políticas, hoje algumas delas fora do senso comum e em rota de colisão com seus próprios princípios, seja a nível nacional, estadual e municipal (principalmente). Fora isto é falar cuspindo. Quanto a Participação Social, esta primeiramente tem que aprender o compromisso básico que é controle social e fiscalização somente e não ficar em situação de subserviência pulando de governo a, b ou c. Não pode haver confusão entre compromisso com o coletivo, com a fome de vantagens pessoais. 
E os filiados partidários devem se empenhar mais e não ser marionetes de marmanjos psicopatas do poder, nas convenções e reuniões devem ficar atentos as figurinhas que aparecem e seus inflamados e pomposos discursos que muitas das vezes foge por completo do que está estabelecido nos próprios estatutos e programas.  

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Lambe-lambes entram na era digital e aposentam os ‘caixotes’

Fotógrafos das antigas usam agora o equipamento somente para chamar a atenção dos clientes.

Rio - Os lambe-lambes se renderam à modernidade. Os poucos profissionais que ainda trabalham nas praças da Baixada Fluminense trocaram o tradicional equipamento fotográfico pelas digitais. Alguns ainda exibem as máquinas-caixote — geralmente revestidas com couro cru, madeira ou metal — para chamar a atenção dos clientes. As fotografias convencionais, no entanto, quase não são mais tiradas.
O fotógrafo Altair Inácio trabalha há quadro décadas na Praça João Padre Musch e vai se aposentar no fim do ano
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia
Em Nova Iguaçu, apenas na Praça Chopin, no Centro, o equipamento ainda é usado. De acordo com as irmãs Vauleide, 42, e Rosângela Rodrigues, 48, que trabalham juntas há 30 anos, dos 20 clientes que atendem por dia, pelo menos cinco ainda pedem para serem fotografados com a máquina-caixote.
Elas acreditam que esses clientes ainda preferem o lambe-lambe por causa da tradição e do charme de ser fotografado pela máquina antiga numa praça. “A procura foi caindo nos últimos anos, pois a maioria prefere as fotos digitais impressas em cinco minutos. Com a outra, demora em torno de 15”, conta Vauleide. O preço é o mesmo, em torno de R$ 6 a R$ 10, dependendo da quantidade.
Já o fotógrafo Altair Inácio, 63, que trabalha há quadro décadas na Praça João Padre Musch, também no Centro de Nova Iguaçu, deixou de usar a máquina há cinco anos. “Tive que me adaptar à modernidade. Lembro que as três principais praças de Nova Iguaçu viviam lotadas de fotógrafos e hoje estou solitário”, conta, com lágrimas nos olhos, Altair, que tira em média 30 fotos por dia.
Segundo ele, nas três praças na Avenida Marechal Floriano Peixoto — Liberdade, Chopin e Padre João Musch — havia pelo menos 20 lambe-lambes há 10 anos. Hoje, nos três locais, apenas quatro profissionais ainda sobrevivem do ramo. Dois deles aposentaram de vez sua máquina e usa apenas as digitais.
Altair, que aprendeu a técnica com seu pai, será o próximo a abandonar a carreira. Ele deve se aposentar no fim do ano por problemas de saúde. “Por respirar aquela química do revelador e fixador dentro tive problemas respiratórios. É uma pena, mas uma hora teria que encerrar a carreira”, disse, conformado.
Para que a tradição da família continue, Altair ensinou a arte ao sobrinho Walter Inácio, 52, que ficará em seu lugar na praça. “Vou passar o bastão e lembrar da profissão com amor”, conta.
Fã dos lambes-lambes, o autônomo Alcy Maihoni, 51, leva o filho Gabriel Gomes, 8, para tirar fotos na praça. “Meu pai fazia isso comigo. A foto na praça tem charme”, lembra.
FONTE: Íntegra da matéria do Jornal ODia de 17/05/2014

Novas escolas inauguradas em Nova Iguaçu

PREFEITO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU-RJ inaugurou, no dia 17/05/14, mais 2 (duas) escolas:
E.M. Professor Franklin Bolívar Fernandes em Rodilândia (fotos);
E.M. Ivani Vigni Babo em Cabuçu
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Excelente fato!!! Bom saber que as obrigações de um gestor estão sendo cumpridas na área da educação. Estive para ir a estas inaugurações, mas sabendo que iria mais de 150 pessoas e que os legisladores (vereadores) estariam em peso, ví que minha presença na qualidade de conselheiro não era tão significante. E acertei tendo em vista as fotos dos espaços físicos do imóvel, com ótima qualidade de construção. A presença dos conselheiros se faz mais necessária nas demais escolas existentes da rede, pois muitas delas estão em termos de estrutura física deixando algum tempo muito a desejar. É nelas a preocupação e que temos que fazer visitas técnicas periódicas e cobrar providências imediatas de reformas. (6 fotos)

domingo, 18 de maio de 2014

Audiência Pública na Câmara de vereadores de Nova Iguaçu do dia 15/05/14

Temática: "Nova Iguaçu unida contra Tráfico humano, Abuso sexual e Trabalho infantil".
Abaixo integra do meu discurso proferido na tribuna:
Por Alcy Maihoní

Boa tarde a todos! 
Parabenizo a mesa pela iniciativa da realização desta audiência,  serei breve. Sou Alcy Maihoní, Vice-presidente do conselho municipal de educação de Nova Iguaçu, Secretário Executivo do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e morador do bairro Danon. Tenho uma estatística da década passada que na certa os numeros hoje são bem maiores. Quase um bilhão de pessoas no mundo todo vivem em favelas e cerca de 500 milhões não tem onde morar. Qual fututo terá aquelas crianças que estavam no antigo prédio da Telerj, no Engenho Novo? Qual futuro terá as crianças que hoje vivem idênticas condições ou piores em que viveu o falecido menino Juan de Moraes? Não duvidem, Nova Iguaçu tornou-se um grande favelão, após a retomada de território das UPPs.
Mas, o que é favela? Para a ONU "São produtos de políticas falidas, maus gestores, corrupção, sistemas financeiros irresponsáveis e falta de vontade politica". Vou falar de um assunto que não foi falado na mesa e na plenária que é sobre a ODM.
Os 8 (oito) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, lançado em 2000 durante a cúpula do milênio com metas 2000 à 2015, a serem cumpridas, não vingou em território iguaçuano, apesar naquela época as 2 (duas) cidades de todo o Brasil serem honradas em ser pólo inicial de divulgação e de ações. A relembrar: Nova Iguaçu e Belo Horizonte.
Em 17/07/13, eu Alcy Maihoní e uma companheira de lutas, não posso de deixar de citar o nome, Helida Mascarenhas, estivemos no gabinete do Secretário Municipal de Governo, Sr. Thiago Portela e entregamos ao mesmo, a Agenda de Compromissos do Governo Federal e Municípios referente a fase II de metas 2013 à 2016. A Agenda mostra os projetos e programas do Governo Federal que devem ser implantados e que utiliza a informação como principal base de apoio à decisão estratégica do prefeito e trabalha com indicadores oficiais que facilitam o planejamento e monitoramento de ações.
Os 8 (oito) Objetivos do Desenvolvimento do Milênio são:
1- Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2- Atingir o ensino básico universal;
3- Promover a igualdade de gênero e a autonomia da mulher;
4- Reduzir a mortalidade infantil;
5- Melhorar a saúde materna;
6- Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7- Garantir a sustentabilidade ambiental;
8- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Outras doenças, podemos incluir as oriundas de consumo de drogas, que tanto as crianças como adolescentes absorvem. Sobre desenvolvimento, para mim significa abrir frentes de obras, trabalho para os cidadãos que residem nas proprias comunidades.
O executivo como o legislativo e os movimentos sociais e populares comeram moscas, pois não discutiram e deixaram passar os Objetivos do Milênio.
Esta Agenda de Compromissos tambem esta inserida em paralelo a Agenda 21.
Existe projeto, recursos carimbados, para os municípios que aderirem, basta apenas o prefeito aderir, assinar e montar sua equipe. Era o que eu tinha a dizer...
Obrigado.
Com Dra. Helida Mascarenhas Ferreira e Thiago Portela em 17/07/13
Quando da entrega da Agenda de Compromissos da ODM


quarta-feira, 14 de maio de 2014

AS VOÇOROCAS DA SERRA DE MADUREIRA

DESLIZAMENTO DE ENCOSTA SE RESOLVE COM OBRAS ESTRUTURANTES, PRIORITÁRIAS E EMERGENCIAIS.
Por Alcy Maihoní
Um pouco de Geografia: As chuvas fortes podem originar sulcos no terreno. Se não forem controlados, esses sulcos se aprofundam a cada nova chuva e podem, com o escoamento que ocorre no subsolo, resultar em sulcos de enormes dimensões, chamados voçorocas (ou boçorocas), que podem atingir dezenas de metros de largura e profundidade, além de  centenas de metros de comprimento.
Para impedir as voçorocas: Desviar o fluxo de água. Se a topografia do relevo não permitir este desvio, deve-se controlar a velocidade e o volume da água que escoa sobre o sulco, isso deve ser feito com plantio de gramas [Reflorestamento] ou construção de taludes (degraus responsáveis pela diminuição da velocidade de escoamento da água. Outra solução é a construção de uma barragem e o consequente represamento da água. Esse represamento faz com que a voçoroca fique submersa e receba água e sedimentos, que a estabilizam.
Fonte: Livro Geografia - volume único (João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene) 
Editora Scipione S.A.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Passaram-se muitos anos por parte de servidores públicos estaduais (INEA) a prática de empurrar com a barriga e enganar o povo por meio de promessas vazias. O não cumprimento de intervenções (obras) do PROJETO IGUAÇU EM NOVA IGUAÇU e ao longo do período de tempo (2007 - 2014), pessoas vieram a óbito, Muitas famílias desabrigadas e destruições generalizadas por causa dos impactos das fortes chuvas em nossa região. Sequer existe plano de contigência. Se implementarmos tais obras do referido projeto de prevenção de enchentes na sua fase 3 - PAC 2 e obras estruturantes de contenção de encosta da Serra de Madureira nos trechos já apresentados (a meu pedido) a nova presidente do INEA, que compreende os bairros Danon (Mangueira), Nova Era, Alvorada e Marco II, assim estaremos evitando a cidade de retornar ou melhor dizendo sair da situação de calamidade pública. Cadê os recursos destinados a Nova Iguaçu? A nível de município, todo iguaçuano tem conhecimento da prática comum das ocupações irregulares na encosta desta serra visando moradias, contínuo desmatamentos aqui e acolá, acumulo de lixo e pedreira, tudo isso é associado a deslizamentos, onde os mais prejudicados são a população de baixa renda que vivem nestas áreas de risco.
Estive ontem mais uma vez na prefeitura, no gabinete do secretário municipal de Meio Ambiente (SEMUHAM), Giovane Guidone, buscando informações atualizadas sobre a última conversa com os gestores do INEA. a verdade é que estava a procura do prefeito Nelson Bornier, mas segundo informações o mesmo encontrava-se em Brasília. O secretário, pacientemente esclareceu-me que a obra de contenção deve passar por um estudo mais profundo e ainda mais que foram incorporados mais novos pontos de intervenções, haverá necessidade de buscar recursos adicionais ao projeto. Ficou para semana que vem passar maiores informes. De minha parte não me atenho de que forma técnica e financeira se dará solução, finalizo por enquanto advertindo que se faça algo imediato (prioritário + emergencial) em benefício da população, antes que mais tragédias venham a ocorrer em nossa região. Alô deputados e vereadores iguaçuanos em seus discursos nas tribunas é recomendável adicionar esta demanda. Vidas humanas continuam em constante perigo!   

sexta-feira, 9 de maio de 2014

NOVA IGUAÇU - RJ, NÃO É DE HOJE, TORNOU-SE UM FAVELÃO

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Logo, logo estarei retornando com mais frequência as atividades de postagens, (estou com problemas técnicos no PC, já em vias de reparação) nesta rede social. Tenho muitos comentários a socializar. Este final de semana estarei rascunhando algumas reflexões pessoais a respeito do grande FAVELÃO em que se transformou nossa querida Nova Iguaçu. Hoje, mais do que nunca, sabemos que as políticas públicas neste período pós-moderno; nas entranhas das diversas áreas setoriais do município (Saúde, educação, meio ambiente, segurança, etc) por meio de pessoas públicas não muito confiáveis em termos de princípios, valores morais e éticos vem causando enormes estragos, e angústias das mais diversas a sociedade. A fonte disto, também sabemos é devido a vândalos civis, verdadeiros estimuladores de ações escrotas e de pensamentos retrógrados. Tais figurinhas não compreendem ainda o grande mal que causa ao coletivo (povo) e paralelamente a isto, ainda não enxergaram a existência do quarto poder, este o real dínamo das mudanças que tanto ansiamos e desejamos em direção ao desenvolvimento do progresso.