quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ESPECIAL FIM DE ANO: Retrospectiva do Maihoní 2014

Confira alguns marcos mais importantes para o Blog no ano de 2014.
Por: Alcy Maihoní

Retrospectiva 2014: selecionei o que de melhor rolou no nosso Blog e no nosso Facebook durante o ano, fruto das caminhadas, reuniões e lutas, tendo sempre em mente que : O Coletivo Popular é o Alvo!
Agradeço aos fiéis leitores e seguidores o acesso e participação.
Eis agora o nosso Top de janeiro a dezembro:

janeiro

No dia 14 de janeiro ocorreu Audiência Pública sobre a discussão e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

fevereiro

07/02 - Encontro informal com lideranças e políticos, abordando os problemas da cidade, conjuntura política e as eleições para deputado estadual e federal, em prol de Nova Iguaçu com: Sávio Neves; Vereador Carlinhos Presidente; Adriano Naval (Jd. Pernambuco); Andrea Mendonça, Nilo Santana e Zéze Reis (Jornal Okei-Okei) 

21/02 Foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu - SEMUS e pela Subsecretaria dos Conselhos Municipais a realização da IX Conferência Municipal de Saúde a ser realizada:
Dia: 14 de março de 2014 - Horário: 9h às 17hs 
Local: UNIG - Universidade Iguaçu
Av. Abílio Augusto Távora, 2134 - Centro - NI.

Evento cancelado até presente data sem previsão

março

OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTA EM NOVA IGUAÇU INJUSTIFICAVELMENTE ESTÁ FORA DO PROJETO IGUAÇU.
Créditos das fotos: Adriano - Comitê Botas/Nova Iguaçu


28/03 Protesto na Praça Rui Barbosa, tendo como tema a proposta de MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁGUA EM NOVA IGUAÇU -RJ, organizado pelos Coordenadores do Movimento Popular Iguaçuano -MPI (Alcy Maihoní, Adriano Naval e Helder Ferreira) com a presença da amiga e Jornalista Jeania Maria Souza Silva

abril

26/04 RECEBÍ HONROSO CONVITE E SOCIALIZO AQUI, DIZENDO QUE HOUVE UMA PEQUENA ALTERAÇÃO,  NA COMPOSIÇÃO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS NESTE CONSELHO. O BLOG PARABENIZA OS NOVOS CONSELHEIROS (AS). 
TENHAM ÓTIMO MANDATO.



maio



07/05 Reunião com a atual Presidente do INEA,  Sra. Isaura Fraga e o Prefeito de Nova Iguaçu, Sr. Nelson Bornier, com presença do Coordenador da Comissão Executiva do PROJETO IGUAÇU, Sr. Adriano Naval. Assunto: Projeto Iguaçu - fase 3 em Nova Iguaçu. Neste dia conseguimos trazer de volta ao projeto a Obra de Contenção da Encosta na Serra de Madureira, beneficiando as áreas dos bairros Marco II, Jd. Alvorada, Jd. Nova Era e Danon.


15/05 Audiência Pública, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, tendo como tema "Combate e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes" Na foto com Vereador Henrique Neves; Subsecretário Assist. Social  Valnei Costa; Vice-Presidente do CONSEG-NI - Adriano Naval e Sra. Vera (Lider Comunitária do Bairro da Viga).

junho

04/06 Vereador Jorge Marotte indicou MOÇÃO DE AGRADECIMENTO por serviços prestados a Cidade de Nova Iguaçu e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores em sessão pública, na foto recebendo a moção das mãos de seu assessor, Sr. Irinaldo Costa. 
Com o Vereador Jorge Marotte, quando da visita do
Governador
Pezão ao Bairro Danon.

05/06 Estive em Rio das Ostras-RJ representando o Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ.





12/06 NA DEFESA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CME
Por Alcy Maihoní
Foto extraída da internet

Atraso dos recursos financeiros oriundo de convênios com a Prefeitura, a culpa não é do Conselho. Entretanto, na reunião do dia 10/06/2014, o colegiado chegou por unanimidade em um consenso para que as instituições tenham mais tempo para se adequarem e cumprir com suas obrigações legais.

RÁPIDOS ESCLARECIMENTOS: A aprovação para funcionamento da Educação Infantil (creches), para quem desconhece, é aprovada pelo CME e concedida pela SEMED, consiste na comprovação de que a instituição de Educação Infantil reúne condições de infraestrutura, administrativa e pedagógica estabelecidas em Deliberação. Este ato autorizativo de funcionamento é ato de competência do CME e as exigências legais devem ser cumpridas e o CME esta para assegurar e zelar que as instituições façam corretamente seus deveres de casa.

julho

22/07 2ª Reunião do Diagnóstico Rápido Participativo - DRP. DO OBJETIVO: O Instituto Estadual do Ambiente - INEA, visa a formação de um único Conselho Consultivo que responderá simultaneamente pelas duas Unidades de Conservação: APA GERICINÓ MENDANHA E PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA. Local: Diocese de Nova Iguaçu - Cenfor

agosto

08/08  Foi realizado o encontro organizado pelo MPRJ, UNDIME-RJ E UNCME, no auditório do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, com a participação da Promotora Dra. Bianca Mota de Moraes. Resultado deste encontro: Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) vai alterar Lei que rege idade mínima para ensino fundamental. Na foto da esquerda para direita: Sheila Silva (Secretária Geral do CME-NI) ; Dra. Bianca (Promotora) Alcy Maihoní (Vice-presidente do CME-NI) e Henrique Diniz (Conselheiro de Educação), Esteve também presente conosco, Profº Romário Silveira (SEPE-NI).


setembro

16/09 AGORA É OFICIAL: VEM AÍ A CPI DO FUNDEB DE NOVA IGUAÇU-RJ
Autor da abertura da CPI - Vereador Carlos Chambarelli

GESTOR RESPONSÁVEL DA ÉPOCA: LUIZ LINDBERG FARIAS FILHO (Ex-prefeito de N.Iguaçu– PT)


Sessão pública da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu - RJ, desta terça-feira (16) aprovou pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o FUNDEB, de autoria do Vereador Carlão Chambarelli (PSDB).


Motivo: Dados da Fiscalização n 718/2013, no relatório de auditoria governamental – TCE-RJ.


Objetivo: Apurar potencial desequilíbrio nas fontes de financiamento da educação básica (FUNDEB), nos exercícios de 2007 a 2009; apurar responsabilidades e obtenção do respectivo ressarcimento.

24/09 Estive entre os Coordenadores da Campanha eleitoral, do então candidato a Deputado Estadual Luciano Gomes (foto).


25/09 Na inauguração do Núcleo de Atendimento do Cidadão - NAC - Com Prefeito Nelson Bornier, Vereadora Giane Jura e Secretária de Assistência Social Cristina Quaresma.
 

27/09 Inauguração da UPA- Comendador Soares - Nova Iguaçu - RJ
Com casal de amigos: Eduardo Luiz Gomes e Patrícia Gonzaga Alves
outubro

03/10 Reunião do Grupo de Trabalho na elaboração e finalização do Diagnóstico (Mapa) dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu - RJ


18/10 COMISSÃO DE PLANEJAMENTO, LEGISLAÇÃO E NORMAS DO CME-NI COM REPRESENTANTES DA SEMED: REUNIÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS
Reunião de trabalho: ocorrida no dia 16/10 na sala de reuniões da Subsecretaria Municipais de Conselhos, tendo o objetivo de análise e aprimoramento da minuta da Deliberação da Educação Inclusiva apresentada pela SEMED- Nova Iguaçu-RJ
ESTE ENCONTRO REPRESENTA UM DIVISOR DE ÁGUAS,NO QUE SE REFERE A DEFESA DE DIREITOS E A LUTA POR IGUALDADE E QUALIDADE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ALUNADOS (AS) ESPECIAIS DENTRO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU.

28/10 EXTRAÍDO DO FACEBOOK DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA IGUAÇU-RJ:
"Boa noite a todos. Acabamos de aprovar a redução do número de vereadores para 21 em nova iguaçu a partir da próxima legislatura." - Presidente Vereador Maurício Morais.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: ÓTIMO!!! É um grande ganho para o município esta redução.

Centro: Presidente da Câmara, vereador Mauricio Morais
novembro

15/11 NOTIFICAÇÃO DETERMINA QUE VIAÇÃO SÃO JOSÉ E LINAVE DEIXEM DE CIRCULAR A PARTIR DE HOJE
As empresas de ônibus Viação São José e Linave, sediadas em Nova Iguaçu, foram notificadas hoje (14/11) pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e devem suspender imediatamente os serviços de transporte público prestados na cidade. 
Foto de Alcy Maihoní Rodrigues.

dezembro

12/12 Presidi a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ, na qual foi aprovada por unanimidade a Deliberação da Educação Especial.

Até o ano que vem!

Em breve um papo reto com o Governador do Rio de Janeiro,assunto: a falta d'água no município de Nova Iguaçu

LUIZ FERNANDO PEZÃO ATUAL GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO
Comentário do Maihoní: Em 2015, estarei frente a frente com o governador (foto), por ora não sei onde ou quando, mas indagarei ao mesmo sobre o gravíssimo problema da FALTA D'ÁGUA EM NOVA IGUAÇU, considerada a Capital da Baixada Fluminense. Não estarei representando ninguém, nenhum partido político ou entidade civil. Será uma breve e séria conversa de cidadão para cidadão.

VEM AÍ RÉVEILLON SEM ÁGUA EM ALGUNS BAIRROS DE NOVA IGUAÇU-RJ

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Mas CULPADOS são a grande maioria do povo que não sai as ruas para reivindicar a MUNICIPALIZAÇÃO E GESTÃO DA ÁGUA, mandando assim pastar NOVA CEDAE que para nós iguaçuanos de nada vale. CPI da CEDAE está tramitando na Câmara de Vereadores, devido as irregularidades encontradas no contrato para com o município. Espero que no primeiro semestre de 2015 esta CPI surta efeito desejado. E que o Prefeito cumpra o que foi falado em 2012, durante sua campanha eleitoral.

O ASSUNTO: NOVA IGUAÇU/RIO BOTAS II

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Amigo Jayme Gomes Lima é salutar e bem vinda a multiplicação de mais "atores sociais", senti muita falta de mais pessoas lutando por nossa cidade durante os últimos sete anos. O Projeto Iguaçu (Rio Botas) abarca 23 bairros iguaçuanos, sem contar os sub-bairros. E somente eu e o amigo Adriano Naval FN é que ficamos e ainda estamos a até Deus permitir, no front desta batalha. Teve momentos que pensava em desistir, pois me via pregando no deserto... Estimulo e sou defensor desta ampla discussão, porem temos que ficar atentos sobre a presença negativa de APROVEITADORES e de AMEBAS que surgem, para destruir trabalho alheio, objetivando agradar seus dirigentes de partidos. A história de nossa cidade e o que já passamos durante estes anos, nos orienta sobre este fato e já estamos bem escaldados.
Jayme Gomes Lima adicionou 15 novas fotos.
DAS POR RIBEIRINHOS QUE FECHAM AS PASSAGENS E NÃO DEIXAM ACESSOS PARA AS PESSOAS. ORA VOCÊ SOBE E DESCE UMA RUA E CHEGA A MARGEM DO RIO NÃO TEM COMO PASSAR. AS BARRANCAS ESTÃO CHEIAS DE MATO, LIXO E MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. OS RIBEIRINHOS ESTÃO ATERRANDO O RIO. É UMA LÁSTIMA. E O GOVERNO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU COLOCA UMA VENDA SOBRE OS OLHOS E NADA ENXERGA. A MAIORIA DOS MORADORES JOGAM O LIXO DENTRO DO RIO. SERÁ? QUE A COLETA DO LIXO É
IRREGULAR NESSAS COMUNIDADES NAS MARGENS DO RIO. A POPULAÇÃO É CONSTITUÍDA DE IDOSOS, JOVENS. AS MULHERES SÃO MAIORIA. MUITOS SE SENTAM EM PRACINHAS IMPROVISADAS. CONVERSAM O DIA DIA DA VIA. NÃO BIROSCAS NAS MARGENS DO RIO BOTAS. É UMA POPULAÇÃO ORDEIRA. AOS AMIGOS DO PROJETO IGUAÇU ,COMISSÃO EXECUTIVA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM NI - NÃO ESTAMOS AQUI CRITICANDO OS TRABALHOS E NEM A NENHUM MEMBROS. PARABÉNS PELOS SETES ANOS DE LUTAS. MAS, OUTROS ATORES SOCIAIS E VETORES COMUNITÁRIOS TEM O DIREITO DE FALAR SOBRE O RIO BOTA E O ABANDONO DE SUAS COMUNIDADES PELA ADMINISTRAÇÃO NELSON BORNIER. A CAMINHADA DE OITO QUILÔMETROS ME MOSTROU ISSO. CHEGUEI AO QUARTEL DO CORPO DE BOMBEIROS DOS ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA AVENIDA GOVERNADOR ROBERTO DA SILVEIRA.

O ASSUNTO: NOVA IGUAÇU/RIO BOTAS

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Amigo Jayme Gomes Lima o problema do RIO BOTAS não é difícil de resolver. É trabalhoso, mas não impossível, basta simplesmente vontade política do Estado. O Projeto Iguaçu é um ótimo projeto, recursos não faltaram na 1ª e 2ª fases. A 3ª fase é a que nos interessa de fato e devemos saber cobrar para o bem de Nova Iguaçu. A contrapartida da Prefeitura, entra após intervenções do Estado. Por outro prisma, sabemos que a cidade há muito já virou grande FAVELÃO, e que infelizmente certo numero de moradores (não podemos isentar), são culpados desta situação caótica que se apresenta nestas fotos.
Jayme Gomes Lima adicionou 16 novas fotos.
 RIO E EDIFICANDO ESTABELECIMENTOS COMERCIAS COMO DEPOSITO DE BEBIDAS E SERRALHERIA. INICIAMOS NOSSAS BUSCAS A PARTIDA DA AVENIDA TANCREDO NEVES. INICIAMOS NOSSAS BUSCAS A PARTIDA DA AVENIDA TANCREDO NEVES. FOI MUITO TRISTE OBSERVAR COM O O POVO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU - ESTAR SENDO TRATADO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.
VAMOS AOS FATOS.
NESSA MATÉRIA TEMOS IMAGENS DO SEGUNDO VÍDEO GRAVADO POR GIAMONAMI PARA O BLOG DO JAYME LIMA, A TV IGUAÇU E O MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO. ESTAMOS NA AVENIDA TANCREDO NEVES. A ANTIGA AVENIDA GUADALAJARA. O QUE PODEMOS DIZER. AS CASAS FORAM EDIFICADAS NAS DUAS MARGENS DIFICULTANDO A SUA LIMPEZA. MAS, É POSSÍVEL LIMPAR ESSE RIO BASTA TER VONTADE POLITICA E PARTI PARA PROJETOS SÉRIOS. QUERO FALAR AOS NOSSOS AMIGOS DO PROJETO IGUAÇU ,COMISSÃO EXECUTIVA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM NI. NÃO ESTOU AQUI PARA USUFRUIR DOS TRABALHOS DO GRUPO. QUE DURANTE SETE LONGOS ANOS. VEM ACOMPANHANDO JUNTO AO INEA AS REUNIÕES E DISCUSSÕES PARA TRAZEREM UMA SOLUÇÃO PARA A POPULAÇÃO. SEI DAS DIFICULDADES QUE SE APRESENTAM - PROJETOS E SOLUÇÕES FORAM APRESENTADOS AOS RIBEIRINHOS. MAS EU OS CONHEÇO MUITO BEM. SÃO DISSIMULADOS E MUITOS QUEREM TER GANHOS PARA CAUSAS PRÓPRIAS. ESSAS PESSOAS TEM OPINIÃO FORMADA. MUITOS NÃO QUEREM SAIR PREFEREM FICAR MORANDO NESSAS ÁREAS DE RISCO. ALGUNS NEM PROPRIETÁRIOS SÃO DOS IMOVEIS. NESSE MEIO EXISTE OS ESPERTALHÕES QUE CONSTROEM DUAS, TRÊS, QUATRO CASAS E AS ALUGAS. VIVEM DA MISÉRIA DE TERCEIROS. HÁ TAMBÉM OS NECESSITADOS QUE REALMENTE NÃO TEM PARA ONDE IR. SÃO PELOS IDOSAS - MUITAS DAS VEZES SEM PARENTE. E MUITAS DAS VEZES QUANDO SE TEM PARENTES QUEREM VIVER AFASTADOS DO AMBIENTE FAMILIAR. QUEREM INDEPENDÊNCIA. SEJA IDOSOS OU JOVENS. É MUITO DIFÍCIL ATENDER A DEMANDA. SEJA NO JARDIM PERNAMBUCO, NO JARDIM BANDEIRANTE, NO CORUMBA, EM SANTA RITA E OUTRAS COMUNIDADES QUE SE INSTALARAM AO LOGO DOS QUILÔMETROS DO RIO. AS IMAGENS VÃO FALAR POR SI. BASTA A AUTORIDADE INTERPRETA-LAS E TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS. EM TODOS OS BAIRROS A CIDADE ESTA SENDO FAVELIZADAS. E AS AUTORIDADES NÃO TOMAM NENHUMA PROVIDÊNCIAS. NOS PARECE QUE QUEREM QUE ISSO ACONTEÇA PARA QUE MAIS TARDE POSSAM TIRAR DIVIDENDOS ELEITORAIS. SOBRE AS CALÇADAS SE CONSTROEM DE TUDO. OS MAIS OUSADOS MODIFICA, ATÉ AS DIMENSÕES DAS RUAS. E AUMENTAM A ALTURA DAS CALÇADAS PARA MAIS DE OITENTA CENTÍMETROS ACIMA DAS SARJETAS.

NOVA IGUAÇU/RIO BOTAS EM DISCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: 2015 iremos com toda pressão pra cima do INEA/ESTADO. Obras do PROJETO IGUAÇU em Nova Iguaçu irá sair do papel, tenho convicção disto. Vamos pra luta, para o bom combate em defesa de nossa região.
em acessibilidade como a passarela em cima do Rio Botas que ligam as ruas São João a rua Felipe Pereira ,que se encontra destruída e que ali não pode ser mais só uma passarela e sim uma ponte ligando os dois lados das ruas o morador Eduardo Luiz Gomes que nas ultimas enchentes junto com sua esposa perderam tudo que tinham e que tem sua familia que moram ao lado da ponte na rua Felipe Pereira deu o recado de desagravo ,,,já estaremos entrando em contato com o INEA para que as obras aconteçam o mais rapído possivel e que a caixa Econômica Federal libere de imediato as verbas para as obras já descritas e mapeadas pela comissão executiva do Projeto Iguaçu e já descritas nas visitas técnicas da comissão ,engenheiros do INEA e ´prefeitura de Nova Iguaçu ,

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Fora aproveitadores das desgraças alheias


APROVEITADORES EM NOVA IGUAÇU - RJ, COMO ELIMINÁ-LOS?
Alcy Maihoní Rodrigues >>> Estes oportunistas aproveitadores da ignorância de boa parte das pessoas que compõe a nossa sociedade, precisam ser desmascarados, e o mais urgente possível. As comunidades carentes não suportam mais certos políticos, quanto mais certas figurinhas anonimas, surgindo do nada, com palavras salvadoras, já prometendo mundos e fundos. Povão 2016 fiquem antenados, pois é ano de eleições e muitos já estão como aves de rapina sobrevoando a cidade, principalmente as áreas com grande vazios urbanos. Vamos primeiro conhecer o histórico social-comunitário destas pessoas, antes do aperto de mão. Desconfiem do fácil sorriso e das doces palavras. Nada é de graça!