quinta-feira, 30 de julho de 2015

Fórum Brasileiro de Segurança Pública X Carta da Baixada


Por:Jayme SoaresBaixada gritou, provocou ... A Baixada tá ai !

Único representante da região na sala "Política de Pacificação do Rio de Janeiro", falei da Carta da Baixada e do quanto desigual é a oferta de equipamento e políticas públicas na nossa região. Falei do quanto preocupante é a situação dos policiais, em especial dos praças, diante desta política que recruta, treina mal, remunera mal e enlata o policial nas bases de UPP ... Orgulhoso de ter a minha fala elogiada pela mesa e por parte da poliçada presente.
Vai ter desdobramento ...
Na mesa, Eduarda Lá Roque, do Instituto Pereira Passos/RJ; Miguel Mesquita, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos/RJ; Cel. Ubiratan Angelo, do VivaRio/RJ e Pehkx Jones da Secretaria de Segurança Pública do Rio.

Segurança Pública em N.Iguaçu: Problemas e Soluções


Reunião do Conselho Comunitário Segurança NI realizado no SINCOVANI com a presença de autoridades e representante da comunidade Iguaçuana, nela foram discutidos os problemas que nossa sociedade vem enfrentando, bem como as soluções que já estão sendo apresentadas pelo governo de nossa cidade.
 

SEGURANÇA PÚBLICA, UM DEBATE ACALORADO, POREM PERMANENTE EM NOVA IGUAÇU-RJ

TRÊS INDAGAÇÕES APRESENTADAS
Por Alcy Maihoní
 
Na terça-feira (28), houve reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Iguaçu - CCS/NI, no espaço do SINCOVANI - Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu, visando ações estratégicas relacionadas à segurança pública no município, a partir da percepção de diferentes atores sociais, a saber: Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Executivo, Poder Legislativo (ausente), Poder Judiciário (ausente), sociedade civil. Tive honra e oportunidade de fala e que reproduzo abaixo minhas indagações:

1º) O CCS/NI, sabemos que possui autonomia para caso queira, captar recursos, visando suas tarefas e ainda, com estes recursos contribuir com materiais para as novas DPOs. Penso que as DPOs devem estar bem apadrinhadas. Gostaria de saber, se esta possibilidade ao longo deste mandato foi pensada?O que acham desta medida?
2º) Não podemos deixar que os problemas das drogas cresçam dentro e no entorno das escolas, uma vez por todas, temos que ter um Plano Municipal de Segurança em nossa Cidade. O que o CCS/NI tem a dizer sobre isto? Existe um Plano de Metas? Que se crie Núcleos de Ações! Seminário...mas algo tem que ser feito!
3º) De acordo com o Conselho Nacional de Segurança Pública, sobre o papel dos municípios, deve ser inserido no Currículo, no Calendário Escolar e em todo o Sistema de Ensino:
Semana de prevenção a sinistro;
Aulas de primeiros socorros;
Temas sobre Defesa Civil;
Educação para o trânsito;
Educação ambiental;
Segurança pública.
Se Nova Iguaçu não aderiu, a culpa é de todos nós aqui presentes. Pergunto: Não poderíamos, aqui criar uma comissão para tratar deste assunto?
Intervi com alguns apartes, sendo que o principal deles reproduzo aqui, onde penso que a questão do baixo efetivo de policiais e de viaturas, à sociedade civil não pode nunca se contentar com pouco. 
A executiva informou que não cabe este conselho a captação de recursos. Não tive tempo de retrucar, mas se todos que lá estiveram presentes tivessem o cuidado de pesquisar, veria que em outros estados e municípios existe este trabalho visando a sustentabilidade e estrutura deste tipo de colegiado. Posso aqui citar apenas dois exemplos um no município de Quixabeira - BA, e outro de São Jose do Campos - SP, que buscam captação de recursos na realização de suas tarefas, de acordo com sua legislações em vigor. A participação da comunidade é essencial na captação e operação destes recursos. É fato que quanto maior a estruturação do CCS, melhor o êxito. As doações podem ser realizadas por qualquer pessoa ou empresa.  Esta ideia não é para pagar salário a conselheiros, uma vez que não é permitido, mas fortalecer somente as atividades. Lamentável o fato de saber como foi falado até uma caneta as vezes é difícil de conseguir. Finalizo aqui, dizendo que muitas das perguntas acima não foram respondidas. Na próxima postagem, farei minha análise crítica sobre esta reunião.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cabeças pensantes por uma segurança pública melhor


SEGURANÇA PÚBLICA DE NOVA IGUAÇU-RJ
Somos poucos, queremos ajudar. Viver bem é o que almejamos para todos nós. Minha presença nestas reuniões de segurança pública visa principalmente o bem estar dos estudantes iguaçuanos. Espaços educacionais é lugar sagrado e temos o dever de proteger.

Soluções existem. Basta apenas o governador, prefeito e secretários serem um pouco menos políticos e agirem conforme a realidade que a cidade ora vem passando. Urge um grande seminário de segurança, para pautarmos o Plano Municipal de Segurança do jeito que desejamos, elaborado por pessoas que reside e conhece bem a cidade.
Reunião no SINCOVANI -Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu, realizada na terça-feira (28).
Meus respeitos ao Dr. Uéliton Pessanha - Presidente do Sincovani e CCS-NI (foto), que presidiu e coordenou de forma serena, o encontro que por vezes, teve minutos de exaltações (o que é comum, e ainda mais com esta matéria tão complexa). Estendo minha admiração e respeitos a todos que lá estiveram, ofertando suas contribuições em prol da cidade. Uma pequena análise e trechos de minha fala, acessem:
uniaodanon.blogspot.com.br

Alcy Maihoní Rodrigues
Representante de Pais de Alunos -NI.
O Coletivo Popular é o Alvo.

Polícia poderá ter noções de Primeiros Socorros

A Câmara dos Deputados analisa proposta que pretende incluir a disciplina de primeiros socorros na grade curricular dos cursos de formação de soldados das polícias militares. A medida consta do Projeto de Lei 8248/14, da deputada Flávia Morais (PDT-GO).
Fonte: http://www2.camara.leg.br/
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: UÉ!!! Sempre pensei que os policiais tinham essa noção desde seus primeiros meses na corporação. Pois alguns até partos realizam.

RJ-105 terá Companhia Destacada da PM, Batalhão ficará na Dutra


Políticos mudaram de ideia, hábitos inusitados que vem desde o tempo do Brasil império:
BPM de Nova Iguaçu será construído em Cdor. Soares na Dutra. Em Marapicu (URG Cabuçu) será uma Companhia Destacada. 
Fonte: Prefeitura N.Iguaçu/CCS-NI. 28/07/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A justificativa foi simplesmente que o trânsito pesado da RJ -105 (Estrada de Madureira) torna-se inviável a instalação. Sem dúvida não tem o questionar, a não ser que a duplicação da estrada, também prometida pelo governo, estivesse concluída. Estarei postando minha fala e análise no blog: uniaodanon.blogspot.com.br 
Foto: Reunião realizada ontem (28) do CCS

Vem aí... cinema na praça!!!

Nova Iguaçu: Praça Rui Barbosa vai se tornar um cinema de 3 a 5 de agosto.

Cine em Cena Brasil realizará sessões no Centro de Nova Iguaçu
Caminhão percorre o Brasil com exibições gratuitas de filmes. Foto: Divulgação.
Caminhão percorre o Brasil com exibições gratuitas de filmes. Foto: Divulgação.
Uma sala de cinema em praça pública no calçadão de Nova Iguaçu – a ideia pode parecer surreal, mas o Cine em Cena Brasil mostrará que isso é possível. A sala de cinema itinerante vai desembarcar na Praça Rui Barbosa entre os dias 3 e 5 de agosto com 4 sessões diárias. Fonte: http://guia.sitedabaixada.com.br/

Herança maldita de Nova Iguaçu: Outras figurinhas vão só copiando. Não é mole não!!!


Lindberg teve uma gestão marcada por escândalos e denúncias de irregularidades em Nova Iguaçu
Esquema de fraude em matrículas na rede ensino para aumentar repasse de verbas foi detectado na gestão de Lindberg Farias e agora em oito cidades matogrossenses
Um esquema de fraude com matrículas na rede pública de ensino foi constatado em oito cidades do Mato Grosso, tendo causado um prejuízo de R$ 2,5 milhões, segundo foi apurado pela Secretaria de Educação daquele estado. O esquema é semelhante ao implantado a partir de 2005 no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, quando estudantes matriculados em escolas particulares eram inseridos como alunos da rede municipal. Isso aconteceu no primeiro mandato do petista Lindberg Farias (PT) como prefeito. Ele governou a cidade até 31 de março de 2010, quando deixou a Prefeitura para disputar o mandato de senador. Ainda na gestão de Farias uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) comprovou uma nova fraude - essa contra o censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - para receber mais recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Fonte: Maiores informações no link: http://www.elizeupires.com/index.php/1958-nova-iguacu-exporta-malfeito-para-mato-grosso
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Ainda aguardo como representtante de Pais de Alunos desta cidade a decisão da justiça, com relação a CPI que está na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Hoje a cifra consta mais de 58 milhões a serem ressarcidos a conta especial do nosso FUNDEB. 

domingo, 26 de julho de 2015

NA LUTA POR SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA.

ASSEMBLEIA PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA DO FÓRUM GRITA BAIXADA - FGB
Por Alcy Maihoní
Mais uma vez, estive presente, nesta assembleia, realizada no dia 24/07, nas dependências da Diocese de Nova Iguaçu/RJ, promovida pela coordenação do Fórum Grita Baixada - FGB, tendo a parceria da Instituição MISEREOR - IHR HILFSWERK. 
Pauta: Apreciação e aprovação de novos membros do FGB. 
Houve uma identificação dos candidatos Institucionais habilitados a serem votados; procedimento da votação e aprovação nos novos membros da coordenação.
Outros assuntos abordados, foram a definição de divulgação e entrega da Carta da Baixada, Audiência Pública com o governador e o comando da Polícia Militar do estado.
Minha análise: Foi um encontro agradável, onde todos os presentes tiveram oportunidade de se expressar, antes  e após das votações, colocando assim seus pontos de vista. A democracia que entendo, reinou de forma harmoniosa. 
Antes das despedidas, o Bispo Dom Luciano Bergamin, nos convidou a rezar um Pai Nosso.
Me sentindo abençoado.

sábado, 25 de julho de 2015

Próxima quarta-feira, teremos a X Conferencia de Assistência Social da Cidade de Nova Iguaçu-RJ.


10 CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOVA IGUAÇU
Dia 29 de julho de 2015 de 09: ás 17: 00 horas na Faculdade UNIG, participe, vamos discutir as politicas da assistência em nova iguaçu,quais os projetos existentes em nosso município para os jovens,para as famílias e para os idosos, venha e aberto para todos.
Promoção SEMAS.

Duas frentes de trabalho para revitalizar a RJ-105 (Estrada de Madureira).



ESTRADA DE MADUREIRA:

Como já tinha prometido para alguns amigos e seguidores, fui apurar a quantas andam a restruturação da Estrada Abílio Augusto Távora, (Estrada de MADUREIRA), como só estarei na segunda ou terça com o Prefeito fui eu mesmo perguntar e ver junto com a secretaria e obras do Município e do Estado, conclusão fui até o bairro do Jardim Paraíso, e pude perceber um grande avanço das obras que em breve chegará a todos nós, pelo que pude apurar serão duas frentes uma vindo do km 32 que já esta bastante adiantada e outra do Centro de Nova Iguaçu que ainda não se iniciou, o importante é que em fim começou, afinal o transeunte desta via já estava sofrendo a muito tempo, nesta reitero meu total poio ao Prefeito e a seus secretário não só pelo desdobramento mais também por atender a um simples mortal como eu com informação e atenção devida... EM BREVE TRAREI MAIS NOTICIAS...
 
 
 

PREFEITURA ABRE AS TORNEIRAS PARA SEMED, SEMAS E FMS.

DINHEIRO TEM, SIM SENHOR!!!
Prefeito Nelson Bornier, decretou e abriu crédito adicional suplementar, beneficiando:
Secretaria Municipal de Educação - SEMED;
Secretaria municipal de Assistência Social - SEMAS;
Fundo Municipal de Saúde - FMS
Totalizando R$ 2.352.000,00 (Dois milhões e trezentos e cinquenta e dois mil reais).
Fonte: Jornal ZM Notícias - Atos Oficiais - 25/07/15
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Vou me ater somente a questão da educação. Onde para realização de um simples seminário do Conselho Municipal de Educação, proposta esta que foi descartada no final do ano passado, tendo como justificativa a falta de recursos e sabemos que o pequeno custeio é algo insignificante, diante dos benefícios da informação e transparência das ações dos membros conselheiros para a sociedade, chega ser um grande deboche, quando em seguida ficamos ciente desta soma, distribuída assim, sem ao menos trazer previamente para a mesa do colegiado para discussão. No fórum que aprovou recentemente o Plano Municipal de Educação, na qual foi bem aceita a criação do Fundo Municipal de Educação - FME, vamos monitorar e acompanhar tal documento e ver quando será sancionado o FME que visa atender a nossa educação pública. Pois esta cifra que está disponível para o caixa da SEMED, cabe o Conselho Municipal de Educação estar questionando o valor recebido, de que forma e em que circunstâncias prioritárias será gasto na educação. Espero, mais uma vez não estar sendo chato.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

ASSEMBLEIA DO FÓRUM POPULAR DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU - RJ.


DIA: Sábado, 8 de agosto
HORÁRIO: 09:00 às 12:00
LOCAL: CENFOR - Centro de Formação de Líderes - Rua Dom Adriano Hypólito, 08 -Moquetá Nova Iguaçu/RJ.
CONVOCATÓRIA (24/07/2025) em conformidade com o atual Regimento Interno em seu Art. 27º e pela Lei nº 3.881 de 05 de novembro de 2007 que instituiu o Sistema Municipal de Educação de nossa Cidade.
Alcy Maihoní Rodrigues
Secretário Geral.

ENFIM A TRANSPARÊNCIA.

ANTES TARDE DO QUE NUNCA. 
Prefeito Nelson Bornier decretou que no prazo de 15 (quinze dias) para que os órgãos da Administração Direta e Indireta concluam seus Regimentos Internos e Organogramas, disponibilizando assim o Portal da Transparência do Município, atendendo assim o Inquérito Civil Público nº 1195/08 que tramita na 3º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Nova Iguaçu.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Acho muito bom, mas penso que não havia necessidade da Justiça solicitar estas providências e o município ter que passar por este constrangimento (NÓS POPULAÇÃO PODERÍAMOS DORMIR SEM ESSA), se após os 90 dias de mandato, iniciado em 2013, esta prática estivesse sido efetivada. A Câmara, por sua vez ficou silenciosa todo esse tempo (estou assim sem entender...).  Afinal os políticos e seus respectivos partidos políticos, nunca ouviram falar sobre tal da Lei da Transparência?

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Nova Iguaçu possui seu Plano Municipal de Saneamento Básico -PMSB

PMSB - População pode e deve cobrar, documento existe.

Nova Iguaçu
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é o resultado de um conjunto de estudos que objetiva conhecer a situação atual do município e planejar as ações e alternativas para a universalização dos serviços públicos de saneamento, resultando na promoção do saneamento, da saúde pública e do meio ambiente. Trata-se de um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa, o qual visa atender ao que determina os preceitos da Lei 11.445/2007.
A sua elaboração contou com o apoio da SEA, firmado através de um Termo de Cooperação Técnica, e contou com 3 eventos de participação e controle social: oficina, seminário e audiência pública. O conteúdo de cada etapa pode ser acessado neste site.
Após a apresentação do PMSB, o mesmo ficou disponível para consulta pública por 21 dias para críticas e sugestões. Ao fim deste período, o PMSB revisado e finalizado foi entregue em cerimônia para o poder público municipal.
O PMSB elaborado para cada município permanece disponível para consulta. Acesse o link abaixo para obter o documento.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estive presente nesta Audiência Pública, realizada em junho de 2013, no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas de Nova Iguaçu. População ainda aguarda as execuções das deliberações deste Termo de Cooperação Técnica. O atraso em que se encontra muitos bairros periféricos da cidade, na qual inúmeras famílias residem em um cenário atipico, idêncico a de dois séculos atrais, é algo altamente  vergonhoso e desumano. Está na hora da cidade desenvolver-se. Basta!!!
Dignidade e Respeito é o que o povo clama.

A PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU TEIMA EM ASSINAR CONVÊNIOS SEM A APROVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CME, COMO SE O CONSELHO NÃO EXISTISSE.

UMA PRÁTICA DANOSA, REPUGNANTE QUE SE ARRASTA DE GESTÕES PARA GESTÕES.
O que diz a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: 
O CME compete assistir e orientar os poderes públicos na condução dos assuntos educacionais do Município; aprovar convênios de ação interadministrativa que envolvam o Poder Público Municipal e as demais esferas do Poder Público ou do setor privado, propor normas para a aplicação de recursos públicos em educação, no seu Município.
Esse hábito danoso, praticado com consciência a quem de fato interessa? É a pergunta, que deixo aqui no ar. 
Próxima reunião do conselho estarei ventilando este assunto para demais conselheiros e conselheiras.
Alcy Maihoní
Representante de Pais de alunos

terça-feira, 21 de julho de 2015

Núcleo do Corpo de Bombeiros na RJ-105 tem que ser criado com urgência. Não dá mais para esperar.

Povão tem que chegar junto, sair do campo virtual da crítica e cobrar soluções, cara a cara. Pelos olhos se conhece quem tem lombrigas. Políticos da nossa região comeram moscas, por isso ainda não possuímos um núcleo do Corpo de Bombeiros na Estrada de Madureira.

TOQUE DE RECOLHER poderia ser implementado na área do 20º BPM.

Manhã no Café do 20º Batalhão de Polícia em Mesquita
Por Alcy Maihoní
Ten Cel. Dantas
Atual Comandante do 20ºBPM
Compareceram representantes do poder público e pessoas ligadas a entidades sociais e movimentos comunitários.
Em minha fala, representando Pais e responsáveis de alunos da rede municipal de Nova Iguaçu, trouxe do fundo do baú, algo que é considerado um tabu em nossa região que é a proposta de implementação do TOQUE DE RECOLHER.  Existe a necessidade de programas de Políticas Públicas prevencionistas que venha surtir maior impacto, no que tange a inibir a onda crescente da violência que abarca os municípios de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu.
Repensar a estratégia e ações do Toque de Recolher em defesa da Criança e do Adolescente, vejo como uma das únicas formas de disciplinar o tempo de permanência de crianças e adolescentes desacompanhados nas ruas, após o anoitecer.
É um assunto relevante, urgente e que dispensa discussões e polêmicas. O caminho é por em prática e ponto final. Fiz um apelo a plenária para que venha levantar essa bandeira. Não dá mais para ficarmos pensando assuntos miúdos ou paliativos e que sabemos não surtam efeito desejado.
Deixei claro, meu ponto de vista de que o Direito à Vida das crianças e dos adolescentes é mais importante, do que o ir e vir.
A ideia é menores de 13 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis na rua termine as 20h:30min; 13 e 15 anos até 22h:00; 15 e 17 anos, o limite de tempo venha expirar as 23h:00 
Esta medida é possível, não visualizo barreiras, basta que o município e o estado em união ponham em prática. Muitos municípios de nossa nação se utilizam deste expediente e diminuíram sistematicamente seus índices de criminalidade. Não fere a Constituição. Abala o ECA, porem o ECA pode e deve por bem sofrer adequações neste sentido em prol da vida.
A Guarda Municipal de Nova Iguaçu está prestes a tornar-se uma realidade e sugeri que agora devemos pensar na criação da Guarda Municipal Mirim. Onde 50% do efetivo possa ser de adolescentes que vivem nas ruas. 
Para finalizar tomei conhecimento oficial do Ten.Cel Dantas de que a Estrada de Madureira (bairro Marapicu - URG Cabuçu), não será sede do Batalhão PM, no local será beneficiado com uma Companhia Destacada. O futuro Batalhão de Nova Iguaçu será construído na Dutra, próximo a área de Comendador Soares.
Alcy Maihoní
Representante de Pais e responsáveis de alunos de N.Iguaçu
O Coletivo Popular é o Alvo.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Temos que poupar consumo de água.


Bairros do Rio ficarão sem fornecimento de água a partir de segunda de manhã
Interrupção no abastecimento durará 15 horas
O DIA
Rio - A Cedae vai interromper o fornecimento de água em diversos bairros do Rio a partir das 9h de segunda-feira para uma manutenção da Light no sistema de geração de energia de Fontes Novas, na Usina de Fontes, em Piraí. O fornecimento será interrompido durante 15 horas e só será retomado a partir de meia-noite.
Neste período, ficarão sem água parte do centro da Cidade e os bairros de Guadalupe, Marechal Hermes, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Rocha, Olaria, Ramos, Engenho da Rainha, Del Castilho, Higienópolis, Benfica, Riachuelo, Bonsucesso, Ilha do Governador, Caju, Sampaio Correa, São Francisco Xavier, Triagem, Manguinhos, Glória, Botafogo, Flamengo e Catete, além de parte de Seropédica, Paracambi e Engenheiro Pedreira, em Japeri.
#NãoCEDAEMunicipalizaçãoSIM

domingo, 19 de julho de 2015

Matéria que não se vê em televisão

Asas de frango – Isso é perigoso Evite comer asas de frango com muita frequência – as mulheres; especialmente: uma história verdadeira…! Uma amiga minha recentemente teve um inchaço no útero e foi submetida a uma operação para remover o quisto. O quisto removido estava cheio de sangue de coloração escura. Ela pensou que ficaria curada após a cirurgia mas estava redondamente enganada. 


Uma piora ocorreu poucos meses depois. Assustada, ela procurou seu ginecologista para uma consulta. Durante a consulta, seu médico lhe fez uma pergunta que a deixou perplexa. Ele perguntou se ela era uma consumidora frequente de asas de frango e ela respondeu que sim, se perguntando como ele conhecia o seu hábito alimentar. Veja bem, a verdade está nessa era moderna; os frangos são injectados de esteróides para acelerar seu crescimento para que possam suprir a necessidade da demanda da sociedade. 

Esta necessidade nada mais é do que a necessidade de alimentação. Os frangos que são injectados de esteróides são geralmente espetados no pescoço ou nas asas.Por essa razão, são nesses lugares que existe a maior concentração de esteróides. Estes esteróides tem efeitos terríveis no corpo já que aceleram o crescimento.Isso produz um efeito ainda muito mais perigoso na presença de hormónios femininos, ele deixa as mulheres ainda mais vulneráveis ao crescimento de quisto no ovário. Por isso, eu aconselho as pessoas lá fora a controlarem suas dietas e diminuírem a frequência do consumo de asas de frango! As pessoas que receberam este e-mail, por favor, repasse-o para seus amigos e para os entes queridos. Tenho certeza que ninguém quer vê-lo(la) sofrer! Nos homens: impotência sexual, câncer de próstata, de testículos e de mama!
http://www.baixadavivanoticias.com.br/


OS CONSELHOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS

TEM GENTE QUE NÃO DÁ A MÍNIMA PARA ESTES CONSELHOS, NÃO IMPORTA, TAMBÉM SERÃO BENEFICIADOS COM AS BOAS DELIBERAÇÕES QUE VIEREM.
Por Alcy Maihoní
Muitas figurinhas tapadas, sem visão alguma, criticam os conselhos, membros conselheiros e as pessoas que participam das importantes reuniões ordinárias e as extraordinárias.
Em nossa cidade Iguaçuana, são mais de trinta conselhos existentes dos mais variados setores de políticas públicas: Educação, saúde, meio ambiente, segurança, assistência social, etc...
Sabemos que alguns não fracos em termos de constante falta de quorum e infraestrutura, pois existem conselheiros (as) que ainda não evoluíram, não há a vitamina do comprometimento pelo coletivo. Amam seus umbigos, outros estão por obrigação legal e ainda existem aqueles que participam somente para tentar alimentar discórdias e observar brechas para se dar bem politicamente. Enfim, nem por isso devemos menosprezar estes espaços democráticos de participação social e fiscalização.
O QUE SÃO OS CONSELHOS?
São órgãos permanentes, deliberativos ou consultivos, com a finalidade de propor, acompanhar e fiscalizar a implantação de políticas públicas nas diferentes áreas. A representação nos Conselhos compreende o poder público (gestores) e sociedade organizada (trabalhadores e usuários).
As principais atribuições básicas de um conselho: Cristalizar diretrizes para a organização do Sistema de suas competências; colaborar com o Poder Público Municipal ou Estadual na formulação da política e no planejamento, adequação e acompanhamento da execução dos Planos Existentes e elaboração daqueles que ainda serão criados e sancionados pelo prefeito. Eu, poderia escrever mais situações destacando a grande importância que estes colegiados proporciona a cidade. Porem, melhor seria se as pessoas tivesssem atitude e vir conhecer a dinâmica, indo pessoalmente, mesmo que de forma esporádica as assembleias. Falar mal dos conselhos e conselheiros diante de um computador é fácil, quero ver assistir uma sessão e tendo a oportunidade de fala, expor suas inquietações e propostas.
O Coletivo Popular é o Alvo.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

PRAÇA DE CABUÇU É PORTAL DO INFERNO via ESTRADA DE MADUREIRA


A Praça de Cabuçu, ainda vive esse tormento, por causa do ponto final da Empresa BLANCO E TINGUÁ. Torna a Rua Severino Pereira da Silva, um inferno. Principalmente os domingos. Prejudica, os comerciantes, pedestres e o próprio motorista, atrapalhando o acesso a Estrada de Madureira. Já encaminhei ofício, postei no face, qual, tenho vários conhecidos que trabalham na prefeitura, e nada.
Será, que a população vai ter que radicalizar. BRINCADEIRA!!!
Alô, prefeitura de Nova Iguaçu.
Alô Secretario de Transporte e Transito, SR. BORBOREMA.
VAMOS TRABALHAR!!!
#SOSRJ105 

EDUCAÇÃO PÚBLICA DE NOVA IGUAÇU, MAS UMA BOMBA PRESTES A EXPLODIR

CADA DIA É MAIS COMPLICADO...
O Prefeito de Nova Iguaçu abriu os trabalhos para apurar possíveis Desvio de Finalidade ou Dano ao Erário no Plano de Ações Articuladas PAR Plano de Metas assinado entre o Governo Federal (FNDE) e a Prefeitura., destinados a execução do Convênio nº 806095/2007-PAR gerando os processos anos: 2007, 2008, 2009 e um outro de 20011
Fonte: Diário Oficial - Portaria nº 004/CPTCE/DE 15.07.2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: O que é o PAR - Plano de Ações Articuladas, é o conjunto de ações, apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa ao cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC e o ente apoiado. Baseado em um diagnóstico minucioso da realidade educacional que está estruturado em quatro grandes dimensões: 1. Gestão Educacional; 2. Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; 3. Práticas Pedagógicas e Avaliação e 4. Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Se de fato houve DESVIO DE FINALIDADE OU DANO AO ERÁRIO PÚBLICO, não se pode conceituar como simples falha humana e sim CRIME passível de punição. Em consonancia com os anos acima relacionados, visando reavivar a memória da população e dos Promotores do Ministério Público Federal, os nomes dos Ordenadores de Despesas destes períodos:
PREFEITOS: 
Lindeberg Farias (PT)- 2005 à 2010
Sheila Gama (PDT) - 2010  à 2012
SECRETÁRIOS (AS) DE EDUCAÇÃO:
Marli Silva - jan/2005 à mar/2008
Mário Medeiros - abr/2008 à set/2008
Jailson de Souza - out/2008 à mai/2010
Dilcéia da Rocha - abr/2010 à nov/2011
Sandra Gusmão - nov/2011 à dez/2012

terça-feira, 14 de julho de 2015

CMDCA/NI CONVOCA CONSELHEIROS EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, APÓS LAMBANÇA DO CDH.

Figura extraída da internet
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA/NI, cuja presidente atual, Sra. Zélia Veronezi Louredo, esta convocando seus Conselheiros para uma Reunião Extraordinária, à ser realizada no dia 16 de julho, às 14h, na sala de reunião da Subsecretaria dos Conselhos Municipais - Av. Nilo Peçanha, nº 476.
Pauta: Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Nova Iguaçu
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Objetivo principal é o agendamento de nova data para reaplicação dos exames de aferição de conhecimentos específicos, uma vez que o Ministério Público suspendeu no último domingo (12) as provas devido a constatação de algumas irregularidades. O Centro de Direitos Humanos que foi contratada pela Prefeitura para organizar este certame e que declarou-se culpada por esta "lambança", que repercutiu por toda cidade, sou de opinião que deveria ser banida, uma vez que provou e comprovou que é altamente incompetente neste setor de atividade.   A prefeitura e o CMDCA/NI em respeito aos candidatos (as) deve por bem romper o contrato com esta instituição, considerando que reconhecem que as falhas foram graves.

Mandados expedidos pelo STF são cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina

PF faz buscas na casa de Collor e do presidente do PP na Operação Lava-Jato.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: É por essas e outras que sou 100% contrário a estúpida ideia do Impeachment. Bom mesmo seria a Intervenção Constitucional. Assim maus políticos sairiam de circulação por um prazo indeterminado.