sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Debate: Adolescentes e Jovens do MJPOP – Nova Iguaçu entre os Prefeitáveis.

Minha pequena análise do encontro ocorrido na noite de terça-feira (13), nas dependências da Catedral Santo Antônio de Jacutinga, centro de Nova Iguaçu.
Após as apresentações dos Prefeitáveis presentes, o mediador Prof Luciano Feitosa, fez leitura da Carta Compromisso contendo as metas para a melhoria das políticas voltadas para a infância e adolescência.
Estiveram na mesa em ordem alfabética:
Abílio Maciel – PRB (Representando Rosangela Gomes)
Adriano Dias – REDE;
Delegado Carlos Augusto – PSDB;
Fernandinho Muguet – PT do B;
Professora Leci – PSOL
Rogério Lisboa - PR
Foram 3 (três) rodadas de perguntas, feitas pela plenária, cujas perguntas foram sorteadas e respondidas pelos candidatos também indicados por sorteio.
Análise que faço é de que todas as perguntas formuladas pela plenária foram de nível fácil de serem respondidas e todos os Prefeitáveis não tiveram nenhuma dificuldade de responder. Organização esta de parabéns pelo excelente evento.
Mediador soube conduzir os trabalhos com eficácia.
Houve umas espetadas pela ausência do atual prefeito, que vem concorrendo à reeleição. Além do tema mais debatido que foi a educação e segurança pública, foram respondidos assuntos sobre saúde, saneamento, mobilidade urbana, cultura, esporte, lazer e reforma administrativa. Muitos temas de grande relevância para a cidade, não foram ventilados, ou melhor, dizendo não sorteados. Faltou perguntas de nível médio ou desafiador.
Houve alguns aplausos e vaias em um assunto por demais saturado e polemico que era sobre a questão de diversidade e gênero nas escolas. O candidato Fernandinho Muguet, teve sua fala prejudicada por pequeno grupo, quando se manifestou contrário a entrada de cartilha orientadora de educação sexual. Conforme o mediador destacou mais de uma vez, o evento permitia as manifestações fruto do Estado democrático de direito. Mas, a meu ver foi um desrespeito a pessoa e demais ouvintes do auditório, as vaias durante a tentativa do autor se justificar sobre seu ponto de vista. Que esperassem o término do direito de fala.  

Debate teve apoio da Visão Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário