sábado, 21 de outubro de 2017

E. M. Profa. Leopoldina Machado Barbosa de Barros e o polêmico Projeto Música nas Escolas.

Por Alcy Maihoní *
Uma denúncia que surgiu no dia 17/10 e viralizou nas redes sociais da internet e que chegou ao conhecimento no Conselho de Educação deu conta de que a Secretaria de Cultura (SEMCULT) junto com a Secretaria de Educação (SEMED), ambas as secretarias da cidade de Nova Iguaçu realizaram no dia 17/10/17, nesta escola situada no bairro Jd. Nova Era, uma apresentação da cantora Mica Condé (nome artistico) que cantou musicas de cantores e cantoras tais como: Nego do Borel, Anitta, Pabllo Vittar e outros.
O assunto foi ventilado ontem na reunião do conselho e hoje (20), pela manhã, estive na escola e conversei com o Diretor Prof. Maximiliano. Que o mesmo declarou não ter visto nada demais na apresentação e que os alunados gostaram muito da "surpresa" que ocorreu na hora do RECREIO. Vídeos deste show após denúncia foram removidos pela cantora e organizadores.
Minha análise sobre o episódio:
Pesquisei as letras de algumas musicas dos compositores cujo teor fazem apologia a traições e sexo. Sem dúvidas tem certos refrões que para crianças da faixa etária da Educação Infantil não convém. Vejo neste fato três fatos agravantes:
a) Não houve conhecimento e aprovação dos pais e responsáveis dos alunados,(pais não participaram);
b) Existe Lei Municipal em vigor que proíbe eventos, contendo qualquer tipo de apelo e conotações sobre sexo;
c) Projeto não passou pelo crivo do CME - Conselho Municipal de Educação.
* Representante de Pais de Alunos de Nova Iguaçu /Vice-presidente CME NI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário