domingo, 29 de outubro de 2017

QUAIS AVANÇOS NA EDUCAÇÃO? VISÃO DE PAI DE ALUNO.

Por Alcy Maihoni
Após Conferência Final do Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu, um advogado e uma professora de matemática, postaram na minha página Facebook, as seguintes perguntas:
a) Quais os avanços que conquistamos para nossa educação?
b) Quais os avanços trazidos pela Conferência?
c) Qual será os avanços para uma educação no município com qualidade?
VEJAM BEM! Minha resposta a estas indagações é de forma imparcial (politicamente falando), onde saliento que a partir de 2013 até presente data, representando Pais de Alunos de nossa cidade, dentro do Conselho Municipal de Educação, o fato é:
> Houve 14 novas escolas entregues a população;
> Conselho de Educação ativo, criou Deliberações com novos direitos aos alunados, além de manter os existentes;
> Conferências nos trouxe o PME (2008/2018) e suas recentes adequações PME (2015/2025), documento norteador com suas metas e diretrizes.
Entretanto, apesar de possuírmos um forte PME e Deliberações, as escolas continuam com muitos desafios travados que perduram a décadas e que consequentemente sabemos o mal que é para alunos e escola. Agora temos que ver também que o Sistema Municipal de Educação, não é algo rígido e que a cada ano letivo as realidades das escolas vão se alterando, por isso o propósito da BNCC. Outro, importantíssimo documento que todos nós temos que ficar de olho.
Finalizo que nossa cidade deve urgentemente estruturar o existente FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, aí sim, será um "divisor de águas", onde os avanços serão mais visíveis à curto e médio prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário